Coração Dividido Entre Brasil e Japão


Brasil e Japão 2

Coração Dividido Entre Brasil e Japão

É possível amar dois países tão diferentes como o Brasil e Japão? Com certeza sim. Embora sejam dois países tão diferentes, Brasil e Japão dividem o coração de muitas pessoas. E são diferentes em muitas esferas: Geograficamente, culturalmente, economicamente, etc, sem contar a gastronomia e os costumes tão distintos.

A história entre Brasil e Japão começou há 108 anos com a vinda dos primeiros imigrantes japoneses ao país. A intenção inicial era retornar ao Japão em poucos anos, mas o sonho de fazer fortuna no Brasil foi ficando cada vez mais para trás e vencendo todas as dificuldades, os imigrantes acabaram fazendo suas vidas no Brasil.

Foram muitas dificuldades de adaptação em uma terra tão distante como o Brasil, mas acredito que uma das piores tenha sido sem dúvida nenhuma a grande barreira cultural entre os dois países. Para mim, os japoneses agiram verdadeiramente como um rio, contornando corajosamente os obstáculos até encontrar o oceano.

Além disso, contribuíram muito para o desenvolvimento econômico do Brasil. Casaram, tiveram filhos, netos, bisnetos. Atualmente já temos no Brasil a quinta geração de descendentes de japoneses e a influência nipônica é cada dia mais notada na vida dos brasileiros, como a culinária, a arquitetura e até a cultura pop.

Flag_of_japan

No Japão, também não é diferente. A influência brasileira também é notada de diversas maneiras como Inscrições em português (em locais onde se concentram mais brasileiros) e alimentos brasileiros em mercados japoneses.

Em lojas de CD, vemos muitos CDs de MPB (que os japoneses adoram). Sem contar, o famoso Carnaval de Asakusa, que une participantes dos dois países.

Na minha opinião, Brasil e Japão são duas culturas extremamente opostas mas que de certa forma se completam. Realmente não tem como comparar esses dois países pois as barreiras entre eles são muito grandes. Assim como não podemos mudar nossa nacionalidade, por mais que a gente admire o Japão e sua incrivel cultura.

Mas podemos absorver o que cada país tem de melhor a ensinar e aplicar em nossas vidas ;). Enfim, assistam a esse documentário interessante do programa Caminhos da Reportagem que mostra histórias de pessoas que vivem entre esses dois mundos: os japoneses que vieram para o Brasil e os brasileiros que vivem no Japão.

Entre dois mundos: Brasil e Japão


Link do vídeo (YouTube)

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Patrick Felix

    Muito legal a reportagem!!! Até animei de voltar a estudar nihongo. hahahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *