Crescidinhos: Popular programa da tv japonesa chega ao Netflix


Crescidinhos da Netflix

Hajimete no Otsukai, que faz sucesso há décadas no Japão, celebra a independência das crianças mostrando filhos descobrindo como fazer tarefas cotidianas.

Já comentamos por aqui sobre uma característica importante da cultura japonesa sobre a maneira como estimulam a independência das crianças japonesas desde a mais tenra idade. Algumas das abordagens por exemplo, implica em irem para a escola, mesmo desacompanhadas dos pais.

Existe, inclusive, um provérbio chamado “Kawaii ko ni wa tabi o saseyo”, que significa “Enviar a criança amada em uma jornada”. Essa característica marcante da sociedade japonesa fez surgir em 1991 um programa na Nippon TV intitulado Hajimete no Otsukai (はじめてのおつかい).

Esse programa, exibido há mais de 30 anos, foi inspirado em Miki’s First Errand (A primeira missão de Miki, em tradução livre), livro infantil de 1977 de Yoriko Tsutsui que conta a história de uma mãe que pede à filha de cinco anos ir comprar leite para o irmão mais novo.

Com o passar do tempo, o programa foi se popularizando em outros países, onde estrangeiros ficavam intrigados com a maneira de se criar filhos no Japão. Claro, que isso só é possível devido ao alto nível de segurança pública do país e também pela maneira como a cultura vê a independência das crianças como um indicador importante do desenvolvimento delas.

Agora os fãs do programa terão oportunidade de assistir o programa em forma de série na Netflix. Old Enough! (em inglês) ou Crescidinhos (em português) chegou no streaming com episódios curtinhos de 10 a 20 minutos, resumidos e com foco apenas nas tarefas das crianças.

As crianças, com 2 anos ou um pouco mais, são encarregadas de cumprir missões sozinhas pela primeira vez. Elas transitam por faixas de pedestres e lugares públicos movimentados, enquanto são acompanhadas por cinegrafistas e tem suas ações narradas com entusiasmo.

Se você ficou preocupado com a segurança das crianças, fique tranquilo. Elas são escolhidas após um processo de seleção e antes das filmagens, a equipe do programa e os pais inspecionam os trajetos no intuito de evitar perigos e pessoas suspeitas, além de uma equipe de segurança acompanhá-las de perto. Além disso, a vizinhança é informadas com antecedência.

A série é muito fofinha e vale a pena conferir. Lembro até hoje de um programa que assisti sobre uma criança que participou do programa e que depois de se tornar pai, decidiu enviar seu filho em sua primeira missão. Ou seja, duas gerações foram documentadas em sua primeira missão.

Legal né? Como já comentei aqui, as crianças são estimuladas a serem autossuficientes desde cedo. Nas escolas japonesas, é comum as crianças limparem as salas de aula e distribuírem os lanches entre os colegas. Os pais dão mesada para os filhos pequenos pagarem por despesas e esperam que eles ajudem a preparar as refeições e a fazer outras tarefas do cotidiano.

Na cultura japonesa, independência não significa discutir com os outros ou se expressar. Significa adaptar-se ao grupo enquanto se dá conta de tarefas diárias, como cozinhar, resolver coisas e cumprimentar os outros“, explica Toshiyuki Shiomi, especialista em desenvolvimento infantil e professor emérito da Universidade Shiraume Gakuen, em Tóquio.

Fonte: Terra
Imagem do topo: Netflix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *