Dia dos Professores no Japão

Que dia se comemora o Dia dos Professores no Japão?

Dia 15 de Outubro é comemorado no Brasil, o “Dia dos Professores”. Mas que dia é comemorado o 先生の日 (Sensei no Hi) na Terra do sol Nascente? Bem, o Japão assim como outros países celebram essa data tão importante no dia 5 de Outubro.

O dia 5 de outubro foi proclamado pela UNESCO em 1994 como “Dia Mundial dos Professores”, sendo então adotado em muitos países, dentre eles o Japão. Embora não seja um feriado nacional, diversos eventos são realizados em torno desse dia, como o “Japan Teachers Week”, que acontece anualmente em todo o país entre os dias 1 e 5 de Outubro.

A “Japan Teachers Week” tem o objetivo de homenagear e valorizar essa profissão que tem como missão preparar as crianças para o futuro, que por sua vez, ao chegarem à idade adulta, influenciarão o futuro do país. No entanto, a extensa jornada de trabalho tem se tornado algo recorrente no país, desestimulando aqueles que optaram exercer essa profissão.


Link do vídeo (YouTube)

De acordo com relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), os professores japoneses são os que mais trabalham entre os países desenvolvidos, chegando a 1.883 horas por ano, contra a média mundial de 1.640.

No entanto, o tempo que passam efetivamente dando aulas é menor do que em outros países industrializados: 610 horas nos seis primeiros anos do Ensino Fundamental, quando a média da OCDE é de 701, e 511 horas anuais nos últimos três anos, contra 655 na OCDE.

Mas na contra-mão das estatísticas citadas acima, a carreira docente no Japão tem o mérito de ser bastante admirada e respeitada, apesar de ser mito a história de que estes profissionais sejam os únicos a não precisarem se curvar diante do Imperador. Esta é uma regra básica que deve ser exercida por todos os cidadãos independente da profissão que exercem.

Enfim, não importa em qual país seja, o Dia dos Professores é a maneira encontrada de mostrarmos o reconhecimento aos nossos mestres e expressarmos toda a gratidão que sentimos. Todo educador tem uma missão e deve sentir orgulho por ter escolhido a carreira docente, pois apesar do árduo trabalho, quando feito com amor, trás excelentes frutos.

Dia do Professor no Brasil e outros países

Cada país estabeleceu seu próprio “dia do professor”. No Brasil por exemplo, a data 15 de Outubro foi escolhida por causa de um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil no dia 15 de outubro de 1827. O decreto promulgado pelo Imperador Dom Pedro I, instituía que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

Esse decreto abordava a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor. Um dos professores responsáveis por este reconhecimento foi Salomão Becker que ficou famoso pelas frases: “Professor é profissão. Educador é missão” e “Em Educação, não avançar já é retroceder”.

A celebração foi oficializada como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O decreto instituía que como forma de “comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino promoveriam solenidades, onde a função do mestre pudesse ser enaltecida na sociedade, com participação de alunos e suas famílias”.

Assim como acontece no Brasil, outros países resolveram comemorar o Dia do Professor em datas diferentes, influenciados por aspectos culturais ou acontecimentos importantes do próprio país. Na Índia por exemplo, a data é comemorada no dia 5 de setembro por ser o dia de nascimento do ex-presidente e professor indiano Dr. Sarvapalli Radhakrishnan.

Já na China, o Dia do Professor era antigamente comemorado no dia 28 de setembro, data de aniversário do filósofo Confúcio. Mas desde 1985 a data tem sido comemorada no dia 10 de setembro. No entanto em Taiwan, a comemoração continua sendo em 28 de setembro.

Enfim, essas foram algumas curiosidades que resolvi trazer a respeito do Dia dos Professores no Japão, no Brasil e em outros países! Esperam que tenham gostado! 🙂 Não deixe de valorizar seus mestres, pois sem essa profissão, as demais não existiriam!


先生、ありがとう。

Sensei, arigatou.

Obrigado Professor.


Fontes: japan-teachers-week.jp, resemom.jp, wikipedia.org, g1.globo.com

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Yuji

    Atualmente o Brasil está se encaminhando para era Meiji porque olha, sinceramente, não vejo um bom futuro para a educação nesse país, especialmente com esse despresidente atual.
    É muito paradoxo os brasileiros admirarem tanto o Japão e sua cultura, mas ao invés de tentar incorporar aquilo que é bom, se afastam cada vez mais!

    triste e trágico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *