Eclipse Solar no Japão 2012

Belo eclipse Solar no Japão
Na manhã de 21 de maio de 2012, um belo eclipse solar parcial aconteceu no Japão, às 7h30 no horário local (19h30 do domingo em Brasília). O Japão foi um dos poucos países capazes de ver o “Ring of Fire” (Anel de Fogo), que é quando a lua desliza pelo sol e em determinado momento o cobre todo, exceto por um halo resplandecente de luz, semelhante a um anel.

O “eclipse solar anular” pode ser observado nitidamente no sul de Kyushu, de Shikoku, de Kinki, Chubu e Kanto. A lua cobriu o sol até tapar cerca de 94% de sua superfície e desenhar o “anel de fogo“. Milhões de pessoas em diversos países na Ásia, pararam sua rotina para ver o espetáculo, utilizando óculos especiais com filtros raios ultra-violetas para proteger os olhos.

E não é pra menos, já que esse evento só ocorrerá novamente em 2312. Outros países da Ásia como Filipinas, China, Taiwan e Rússia, além da América do Norte também puderam assistir ao eclipse. O processo de transição da lua sobre o sol, dura duas horas, embora a fase anular dure apenas 5 minutos.

Como foi na segunda feira, muitas pessoas não puderam apreciar por muito tempo, devido ao trabalho.

Algumas joalherias de Tóquio aproveitaram para promover a venda de anéis comemorativos em homenagem ao eclipse ao mesmo tempo em que vários estabelecimentos colocaram em suas vitrines uma infinidade de óculos, binóculos e telescópios.

Também foram distribuídos folhetos com recomendações que lembram que não se deve olhar diretamente para o sol sem a proteção adequada.

Porém, apesar dos avisos, houve relatos de algumas pessoas que tiveram problemas de visão após olhar diretamente para o eclipse.

A última vez que um fenômeno deste tipo pôde ser visto na capital japonesa foi há 173 anos, em setembro de 1839. Realmente um espetáculo muito belo e agora só vai acontecer no Japão novamente daqui 3 séculos.

Assista aos vídeos sobre o Eclipse Solar

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Foi lindo ver! Moro na província de Nagano e o céu estava limpo, pena não ter sido assim em todo Japão e muitos só viram o sol por detrás das nuvens. Mas foi bonito ver o anel de fogo no céu.

  2. Pingback: 100 mil lâmpadas flutuando pelo Rio Sumida | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *