Tóquio Hotaru Festival no Rio Sumida

Tokyo Hotaru Festival – Festival dos Vaga-lumes
Em 2012, no dia 5 de maio foi inaugurado mais um belo festival em Tóquio, o Tokyo Hotaru Festival 2012. Durante a inauguração foram lançados no Rio Sumida, 100 mil lâmpadas LED. Essa impressionante instalação foi feita para criar semelhanças entre as luzes e os vaga-lumes, que significa Hotaru.

Quando vistas de uma certa distância, as lâmpadas pareciam um borrão, devido aos seus reflexos deixados na água. Muito bonito o efeito das luzes na água não acha? Em 2013, o festival teve início no dia 25 de maio. Este ano ainda não divulgaram a data. mas creio que será no final do mês de maio, assim como no ano passado.

As esferas foram 100% alimentadas por energia solar e só se acenderam quando entraram em contato com a água. Depois que as lâmpadas LED flutuaram no centro de Tóquio, através do Rio Sumida, elas foram apanhadas por uma grande rede, antes de chegarem ao mar e serão reutilizadas. Esse evento foi assistido por milhares de pessoas que moram na capital japonesa.

O Tokyo Hotaru Festival começou oficialmente no dia 6 de maio e segundo conta a lenda, serve em partes para relembrar a época em que o rio Sumida era repleto desses insetos, conhecidos por emitir luz natural à noite.

Durante o período Edo, havia uma tradição de se pegar vaga-lumes na beira do rio. Com o aumento da poluição causada pelo povoamento da capital, os vaga-lumes acabaram se afastando da área, pois se reproduzem apenas em água limpa.

O Festival é uma forma de resgatar as origens e os antigo costumes do velho rio, uma espécie de “Renascimento do rio Sumida”.

A ideia das luzes foi chamada de “A sinfonia de luzes criada para o rio e as árvores”.

Outra grande razão para a inauguração desse novo Festival, seria por causa do Tokyo Sky Tree, inaugurado no dia 22 de maio de 2012.

É claro que sem patrocinadores, este evento seria inviável. A empresa Panasonic foi o principal patrocinador, por ter fornecido as bolas, que receberam o nome de “Oração de estrelas.” A data também coincidiu com o Golden Week (Semana Dourada) e também foi presenteada por uma bela Lua cheia que acrescentou ainda mais beleza ao cenário.

Tokyo Hotaru Festival Luzes no rio Sumida

Tokyo Hotaru Festival tokyo luzes led lua cheia
A região do rio Sumida é famoso por abrigar os maiores festivais de Tóquio, incluindo o Sanja Matsuri, o Samba Carnival Asakusa e os belos fogos de artifício do rio de Sumida. Quer ter uma ideia de como foi o Festival de Luzes no Rio sumida? Então acesse a página oficial do evento e assista aos vídeos abaixo.

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. Pingback: Ponte do Arco-íris em Tóquio (Rainbow Bridge) | Curiosidades do Japão

  2. eu gostei muito dessa materia

  3. rozinete

    Eu adorei muito o que é belo para se ver é admiravel estão de parabens!!

  4. Alcindo Ribeiro

    É realmente bonito, as bolas reluzindo no rio. Porém há um certo climade poluição, dado que as bolas são de plástico e não só. Como resolvem a reciclagem destas bolas? Gostaria de saber. Boa Tarde. Alcindo Ribeiro- cidade do Porto-Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *