Escrita japonesa – Tategaki e Yokogaki


Tategaki e Yokogaki

Escrita japonesa – Tategaki e Yokogaki

Enquanto os ocidentais estão acostumados a escrever e a ler apenas da esquerda para a direita, o sistema de escrita japonesa é muito mais versátil pois permite uma combinação de estilos de escrita tanto oriental, como ocidental.

O sistema de escrita japonesa foi introduzido no século 4, quando a língua escrita chinesa foi introduzida no Japão. Tradicionalmente, os japoneses usam um estilo chamado tategaki (escrita vertical), com caracteres escritos de cima para baixo e da direita para a esquerda. Nem é preciso mencionar que este estilo pode parecer um tanto confuso para os estrangeiros que acabam de chegar ao Japão.

Yogaki e Tategaki

O estilo tategaki 「 縦書き 」 muitas vezes confunde pessoas estrangeiras que acabam de chegar ao Japão: Um romance em estilo tategaki vai começar à partir do que suponhamos ser a última página do livro e terminar no primeiro, onde se supõe ser a capa. Parece bem complicado não é mesmo?! (>_<)

No entanto os japoneses atualmente também usam o outro formato chamado Yokogaki 「 横書き 」 (escrita horizontal), lendo-se da esquerda para direita – na forma ocidental.

Este estilo é frequentemente usado em propagandas nas ruas, anúncios em veículos, software e mensagens de telefone celular.

Hoje em dia, os dois estilos são muito bem aceitos no Japão. O jornal Yomiuri, por exemplo, que é um dos jornais com maior circulação do Japão, escreve no estilo yokogaki ( esquerda para a direita). O concorrente jornal Asahi, no entanto, continua a imprimir no estilo tategaki tradicional.

Combinação tategaki X yokogaki

A combinação de ambos, tategaki e yokogaki é algo muito comum também. Essa combinação pode ser vista em diversos locais, como em mangás ou outdoors.
Isso cria uma grande versatilidade para a escrita e leitura japonesa.
Dê uma olhada na propaganda abaixo para ver o exemplo:

Outro exemplo comum de combinação yokogaki e tategaki (mangás):
No primeiro quadrinho observamos que a escrita está na horizontal e a forma de ler é da esquerda para a direita, ou seja no estilo yokogaki.
No segundo e terceiro quadrinho a escrita está na vertical, lendo-se da direita para a esquerda, de cima para baixo, ou seja, no estilo tategaki.

* Texto originalmente escrito em 29 de junho de 2011

Quer Aprender Japonês?

8 Comentários

  1. Douglas Lima

    Achei bem interessante. Não acho que o estilo Tategaki deveria ser difícil para os ocidentais. Agora se a escrita fosse na horizontal da direita pra esquerda seria mais complicado. Com a popularização dos mangás esses estilos de escrita vão acabar sendo melhor incorporados.

  2. Douglas Bezerra

    Quando eu li um mangá em japonês pela primeiria vez achei estranho lê na vertical, porém me acostumei agora.
    Abraços!

  3. Japão em Foco

    Oi Douglas 1 e Douglas 2! rs
    Então, o Tategaki confunde justamente porque deve ser lido de cima para baixo e da direita para a esquerda! Agora o Yokogaki é mais fácil de entender pois segue o padrão ocidental que é horizontal da esquerda para a direita! Abraços! 🙂

  4. Paulo Emmer

    Olá! Os caracteres para CIDADE e ESTADO são esses abaixo?
    Neste caso, a escrita クラト市(Cidade de Crato) e セアラ州 (Estado do Ceará) estão corretos? Desde já agradeço!

  5. Japão em Foco

    Oi Paulo!
    Esses kanjis são usados para designar cidades e províncias japonesas. Não sei se servem para designar cidades e estados brasileiros ou estrangeiros. Teoricamente está correto, mas na realidade não sei se podemos usa-los assim. Abraços!

  6. Olá Silvia!

    Obrigado por compartilhar! Eu realmente não sabia o nome desse modo de escrita/leitura agora já memorizei rs.

    Agora só preciso colocar em pratica, até porque manga já comprei em japonês 🙂

    Abraço!

  7. Monica Tiemi Yonamine

    Adorei a explicação, mas estou com uma dúvida: se eu for escrever meu nome e sobrenome em Kanji na horizontal devo escrever da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita? Obrigada.

  8. IGOR MENDES

    Olá! Achei interessante a matéria e primeiramente quero agradecê-lo por dispor desta informação. E segundo…eu gostaria de saber onde posso achar textos estilo Tategaki para aprender a ler e escrever. A escrita em Tategaki seria um grande diferencial pra mim já que em sua maioria os Japoneses usam bastante desse formato para redigir livros, jornais e revistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *