Sem surpresas: O Kanji do Ano de 2019 está relacionado com a nova Era Imperial Japonesa


Kanji do Ano 2019

Foi um assunto que dominou as conversas no Japão este ano e agora é oficialmente o kanji mais significativo dos últimos 12 meses.

Dezembro sempre traz algumas retrospectivas de final de ano, e uma das mais exclusivas é o Kanji do ano no Japão. Administrado pela Japan Kanji Aptitude Testing Foundation, sediada em Kyoto, o Kanji do Ano é um único ideograma japonês escolhido por votação aberta ao público que realmente incorpora um significado profundo para o ano que está no fim.

O anúncio final é sempre realizado no dia 12 de dezembro (Dia do Kanji), com Seihan Mori, o sacerdote-chefe do histórico Templo Kiyomizudera de Kyoto, escrevendo o kanji com um pincel gigante de caligrafia japonesa Shodo enquanto está na varanda icônica do templo.

Para 2019, 216.325 votos foram computados e o resultado final elegeu 令 (Rei) como o kanji do ano, com 30.427 votos. Na maioria dos casos, rei significa “ordem”, mas em contextos um tanto obscuros também pode significar “bonito”. O Kanji 令 também faz parte de Reiwa 令和, a nova Era Imperial do Japão, que iniciou-se este ano após 30 anos de Era Heisei (平成).

Entronização Naruhito

A ascensão do imperador Naruhito ao trono realizado no dia 1º de maio foi o grande acontecimento deste ano no Japão , e o governo japonês esclareceu que apesar de haver várias interpretações, o significado pretendido de Reiwa é “bela harmonia”.

O segundo lugar na votação foi 新 (shin), que significa “novo” e terceiro lugar 和 (wa), que significa “harmonia” e também integra Reiwa, ao lado de Rei. Como podemos perceber, a disputa ficou realmente entre os kanjis relacionados a Nova Era Imperial Japonesa.

A escolha realmente não surpreendeu a todos e felizmente o kanji do Ano de 2019 reflete um sentimento mais feiiz e esperançoso quando comparado ao Kanji escolhido em 2018, 災, que significa “desastre” em virtude das catástrofes naturais acontecidas neste ano e também de 2017, 北, que significa “norte”, em referência aos lançamentos de mísseis norte-coreanos).

Como 2020 será realizado as Olimpíadas de Tóquio, é bem provável que o kanji do Ano de 2020 também seja positivo. Afinal, Tóquio sediará os jogos após 56 anos desde os Jogos Olímpicos de Tóquio, realizado em 1964. E aí? Gostou da escolha deste ano? Deixe sua opinião!

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *