Kemari, o antigo futebol do Japão


Kemari, o futebol antigo do Japão

Engana-se quem pensa que é coisa recente o amor dos japoneses pela bola. Há mais de 1000 anos, um jogo chamado Kemari se popularizava no Japão. Saiba mais!

Se você acha que o amor dos japoneses pela bola é coisa recente, está completamente enganado. Existe um jogo que utiliza bola desenvolvido na China em 644 d.C chamado “Cuju” que influenciou a criação do Kemari (蹴鞠), cerca de mil anos atrás no Japão.

Apesar de ter sido criado muito tempo antes, o Kemari tornou-se muito popular principalmente durante o período Heian (794-1185), tornando-se um dos jogos favoritos da realeza. Alguns acreditam que este jogo pode ser um dos precursores primitivos do futebol de hoje.

Desenho “Kemari” de Akisato Ritoh (秋里籬島) 1799

Centenas de anos atrás, o Japão recebia muitas influências culturais e religiosas da China. Em meio a esse forte intercâmbio cultural, o “Cuju”, agora praticamente extinto, chegou ao Japão. Este esporte inspirou os japoneses da época a criarem seu próprio jogo de bola com regras próprias, que chamaram de “Kemari” (蹴鞠), cujos ideogramas significam “Chutar a bola”.

Kemari é um jogo não competitivo, de puro entretenimento onde não há necessariamente vencedores ou perdedores. No Japão do período Heian, esse jogo se tornou muito popular entre a nobreza, por isso rapidamente se tornou um tipo de entretenimento popular, mesmo em banquetes e celebrações da Corte Imperial. Até mesmo imperadores o jogaram!

Regras do Kemari

Evento de Kemari realiado no Santuário Shimogamo, em Kyoto (Foto: VCG)

O Kemari pode ser jogado com um mínimo de 4 pessoas, embora normalmente os times possam ter de 6 a 8 jogadores. O objetivo do jogo é manter a bola no ar chutando e passando entre os jogadores. Cada jogador pode chutar a bola quantas vezes quiser antes de passá-la para seu parceiro, mas não pode ser tocada com outras partes do corpo que não seja os pés.

Este jogo é geralmente feito em locais sagrados como santuários, em espaços de cerca de 15 metros que costumam ser marcados por quatro árvores (uma em cada canto) que representam as estações do ano. Essas árvores são: cerejeira, bordo, pinheiro e salgueiro.

Porém, em alguns casos, eram colocados quatro árvores de bambu. Durante o jogo, os participantes costumam vestir um “ Kariginu ” (狩衣), uma espécie de manto elegante usado pelos nobres do período Heian. A bola de Kemari é um pouco menor que a do futebol de hoje. Eles são tradicionalmente feitos com pele de veado e recheados com serragem.


Link do vídeo (YouTube)

O kemari hoje em dia

Atualmente, o Kemari vem sendo protegido e promovido por uma sociedade de preservação criada pela Casa Imperial em 1903. São vários os eventos que acontecem em importantes santuários, onde as pessoas podem ver de perto como o Kemari é jogado na prática.

Em particular, existem dois eventos realmente importantes. Um deles é o “Kemari hajime” que ocorre no Santuário Shimogamo (下鴨神社) em Kyoto. Este evento ocorre durante os primeiros dias de janeiro, sendo, portanto, considerado o primeiro jogo Kemari do ano.

Já o “Kemari Matsuri” é celebrado no Santuário Tanzan (談山神社) na cidade de Sakurai, Província de Nara e ocorre duas vezes por ano, na primavera (29 de abril) e no outono.

Como você pode ver, Kemari é um jogo divertido e com regras simples. Ele tornou-se um grande patrimônio cultural no país. Assistir aos eventos de Kemari é como fazer uma viagem ao período Hein e entender como a aristocracia japonesa se divertia nesta época.


Link do vídeo (YouTube)


Link do vídeo (YouTube)

2 Comentários

  1. Tiago Malta

    Na minha rua (quando eu era pequeno) agente chamava isso de altinho rsrsrsrs

  2. Pingback: Por que os jogadores da seleção japonesa de futebol veste uniforme azul? | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *