14 curiosidades sobre o Período Heian


Curiosidades sobre o Período Heian

Conheça algumas curiosidades sobre o Período Heian (794-1185), marcado não só pela arte, poesia e literatura, como também pela ascensão da classe samurai.

O período Heian (794-1185) foi uma era muito pacífica e significativa na história japonesa. Foi neste período, o apogeu da literatura, poesia e música japonesas, além da disseminação de diferentes seitas budistas, o que ocasionou um importante florescimento cultural.

Sendo uma época repleta de tantos acontecimentos interessantes e decisivos, hoje convido vocês a conhecerem 14 curiosidades sobre este período tão importante para o Japão.

14- Kyoto, a antiga capital

KyotoImagem Pakutaso

No início da era Heian, a capital do Japão, que até então era Nagaoka-Kyō (784 e 794), foi transferida para a cidade de Kyoto por ordem do imperador Kanmu, como parte de sua estratégia para fortalecer a jurisdição do governo. Esta foi a capital do Japão por um longo período, embora na época fosse chamada de “Heian Kyō” ou “A capital da tranquilidade”.

13- Kanmu Tennō, o imperador Heian

Imagem: ancient.eu

O imperador Kanmu (737-806) foi quem iniciou o período Heian movendo a antiga capital de Heijō-kyō (atual Nara) para Nagaoka-Kyō (Kyoto) e 10 anos depois para Heian-kyō (atual Kyoto). Foi o 50° imperador do Japão e é lembrado por ter sido muito diligente em seu governo, apoiando políticas que deram um importante desenvolvimento ao Japão daquela época.

Dizem que o Imperador Kammu teve 16 consortes, e com elas teve 32 filhos. Entre eles, três filhos acabariam por ascender ao trono imperial: os Imperadores Heizei, Saga e Junna. Alguns de seus descendentes (conhecidos como Kammu Taira ou Kammu Heishi) receberam o título hereditário de clã Taira e, em gerações posteriores, tornaram-se guerreiros proeminentes.

12- A influência das religiões

budismo no Japão Imagem: pikist.com

A história do budismo no Japão pode ser dividida em três períodos: o Período Nara (até o ano 784), o Período Heian (794–1185) e o Período Pós-Heian (de 1185 em diante). Cada período testemunhou a introdução de novas doutrinas e revoltas nas escolas já existentes.

Foi no período Heian que o budismo atingiu o seu ápice, com a evolução dos três ramos budistas mais relevantes da época: Shingon, Tendai e Nichiren. Outras doutrinas religiosas também foram introduzidas neste período tais como o taoísmo e o Confucionismo.

11- A construção do Templo Byōdō In

Templo Budista Byodo In, KyotoImagem: Pixabay

O Templo Budista Byōdō In (平等院), localizado na cidade de Uji, em Kyoto, foi originalmente construído em 998 como uma casa de campo para um membro importante do clã chamado Minamoto no Shigenobu. Após ele morrer, a propriedade foi vendida por sua esposa em 1053 para Fujiwara no Michinaga, um dos membros mais poderosos do clã Fujiwara.

A casa foi transformada em um templo budista. A estrutura mais importante do Byōdō In é o “ Hōō-dō ” ou “Salão da Fênix”, que é considerado um Tesouro Nacional e Patrimônio Mundial.

10- A criação dos Alfabetos Hiragana e Katakana

NihongôImagem: photo-ac.com

O período Heian foi um dos grandes períodos de desenvolvimento artístico e de escrita no Japão. Os contatos com a China foram interrompidos no final do século IX, e a civilização do Japão começou a assumir suas próprias características e formas especiais.

Este foi um processo de assimilação e adaptação pelo qual as coisas introduzidas de fora gradualmente assumiram um estilo essencialmente japonês. O exemplo mais típico desse processo foi o desenvolvimento durante o período Heian de uma escrita japonesa.

A escrita japonesa dependeu por muito tempo dos Kanji, mas a complexidade da escrita chinesa levou escritores e sacerdotes a desenvolver dois conjuntos de sistemas silábicos baseados nas formas chinesas: O Katakana, que utilizava parte dos ideogramas chineses e o Hiragana, um silabário cursivo com um distinto método de escrever que é unicamente japonês.

9- O Conto de Genji

Estátua de Murasaki Shikibu, próxima à Ponte Uji, em Kyoto Imagem photo-ac.comEstátua de murasaki shikibu na Ponte Uji, em Kyoto Imagem photo-ac.com

Perto do final dessa era interessante, um importante romance clássico da literatura dinástica japonesa foi escrito, considerado um dos mais antigos e valiosos. A obra se chama Genji Monogatari (源氏物語) e foi traduzida para o português como “O Conto de Genji”.

É considerado o primeiro romance literário do mundo e consiste em 54 capítulos. A história é sobre a vida amorosa de Genji, filho de um imperador, que foi banido da linha de herança familiar. A autora da obra, chamada Murasaki Shikibu, foi serva da Corte Imperial de Kyoto. Pouco se sabe sobre sua vida, mas a única certeza é que deixou uma obra de grande valor.

8- O Hino Nacional do Japão

Kimigayo Hino Nacional do Japão ameblo.jpImagem: ameblo.jp

A letra do hino nacional do Japão que conhecemos hoje como “ Kimigayo ” (君が代) é considerada a mais antiga do mundo e foi baseada em um poema japonês Waka, que foi escrito durante o período Heian. No entanto, a letra do hino foi concluída no final da era Meiji.

Desde o período Heian, a palavra “kimi” foi usada tanto como um nome para indicar um imperador ou o mestre de alguém, como um nome honorífico ou um sufixo para indicar uma pessoa ou, com mais frequência, como uma palavra informal e amistosa para “você”.

Por exemplo, o protagonista Hikaru Genji, de Genji Monogatari, é também chamado de “Hikaru no Kimi”. Mas antes do período Nara, o Imperador era geralmente chamado de “ōkimi” (grande lorde), então há controvérsias se a palavra “kimi” em “kimigayo” significa imperador ou não.

Apesar de não existir nenhuma tradução oficial do título ou da letra, o título do Hino Nacional Japonês “Kimigayo” costuma ser traduzido como “Reino de sua Majestade”.

7- Clã Fujiwara: o principal poder do período Heian

Período Heian - Clã FujiwaraImagem: Wikimedia Commons

Um dos grupos mais influentes da era Heian foi a família aristocrática Fujiwara. Os Fujiwaras conseguiram dominar a família real casando membros femininos do clã com imperadores e governando em nome dos descendentes dessas uniões quando assumiam o trono.

Os Fujiwaras não apenas controlavam a política dessa época, mas também dominavam o meio cultural. Os cortesãos de Fujiwara encorajavam uma aura de sofisticação e sensibilidade corteses em todas as suas atividades, incluindo as artes visuais e literárias e até mesmo a prática religiosa. Essa sensibilidade e interesse refinados pelas artes são claramente expressos no clássico literário O Conto de Genji, escrita por uma serva do clã Fujiwara.

6- As vestimentas do Período Heian

Imagem: mtfuji.keizai.biz

As pessoas do período Heian são lembradas por sua grande elegância em termos de vestuário. Por exemplo, as mulheres da corte usavam um tipo de quimono de seda colorida de várias camadas chamado Jūnihitoe (十二単衣), que no inverno chagava a pesar até 20 quilos.

As estampas dessas túnicas e suas cores diferenciavam as classes sociais de cada pessoa. Em outras palavras, apenas observando certos detalhes das roupas, você poderia ter uma ótima ideia sobre a hierarquia social a que as pessoas dessa época pertenciam.

Os homens comuns usavam mantos confortáveis ​​de cores mais discretas, enquanto os homens da corte usavam trajes mais complexos, como o Ikan ou Sokutai (束帯), que consistia em várias vestimentas, incluindo um quimono, uma capa e um cinto que unia tudo isso.

Também era costume usar uma coroa chamada “Kanmuri” (日本の冠) com este traje, muito comum em imperadores e samurais. O Jūnihitoe entre outras roupas da corte daquela época ainda é usado pela Corte Imperial Japonesa e também pode ser visto com frequência em festivais japoneses como o Jidai Matsuri, que ocorre anualmente em 22 de outubro em Kyoto.

5. As mulheres tinham cabelos muito longos

cabelos longos no Período Heian Imagem: photo-ac.com

Quanto mais comprido o cabelo, mais bonita é a mulher”, dizia um ditado do período Heian. Supostamente, os cabelos incrivelmente longos usados neste período surgiu em oposição aos estilos de cabelo chineses muito mais curtos que estavam na moda na época.

Fotos, romances e ensaios do período Heian mostram como quase todas as mulheres de linhagem aristocrática ostentavam cabelos extremamente longos, muitas vezes mais longos do que a própria altura. Diz-se que Yoshiko, uma mulher da nobreza, possuía o cabelo mais comprido de todo o período Heian. Tinha cerca de 7 metros de comprimento!

Elas usavam o ‘Junihitoe’ (um quimono formal usado por mulheres nobres da época) que foi projetado para ser longo o suficiente para proteger o cabelo de tocar o chão.

4- A moda dos dentes pretos

Imagem: blog.livedoor.jp

No período Heian, havia o costume de pintar os dentes de preto, pois era visto como um símbolo de beleza. Esse costume é conhecido como ” Ohaguro ” (お歯黒) e era muito comum especialmente entre as classes mais altas. Essa prática era popular principalmente entre as mulheres casadas , mas também entre alguns homens da aristocracia.

Para isso, misturavam limalha de ferro com vinagre e ervas e aplicavam nos dentes com uma escova de penas. Essa prática de tingir os dentes de preto continuou até a era Meiji.

Outro detalhe que era moda nesta época era a maquiagem branca usada pelas mulheres. Elas também costumavam remover as sobrancelhas naturais e as redesenhavas, ligeiramente maior e mais acima na testa. O batom vermelho coloria apenas a parte central da boca.

3- Ningyō, as tradicionais bonecas japonesas

Ningyō, as tradicionais bonecas japonesasImagem: photo-ac.com

Ningyō (人形) significa literalmente “forma humana” e se refere às tradicionais bonecas japonesas feitas de formas artesanais. Embora há registros de sua existência há mais de 2 mil anos, foi no Período Heian que a fabricação delas chegou ao seu auge.

Essas bonecas são mencionadas em O Conto de Genji, e eram utilizadas para diversos fins tais como cerimônias religiosas e como proteção para os filhos ou netos. Mais tarde os Ningyō deram origem ao popular festival de bonecas conhecido como Hinamatsuri.

2- A ascensão da classe samurai

Ukiyo-e de Yoshiki Utagawa retatando as Guerras Genpei

O Período Heian pode ser dividido em dois períodos: o Período Fujiwara (858-1160), com Fujiwara-no-Kiyomori assumindo o poder em 858, inaugurando um período de estabilidade; e o Período Taira (1160-1185), com Taira-no Kiyomori assumindo o controle em 1160.

O Período Taira foi marcado pela ascensão da classe samurai, na qual mais tarde tomou o poder, dando início ao período feudal no Japão. Esses guerreiros começaram a ser contratados por clãs governantes, inicialmente como proteção e, posteriormente, participaram das Guerras Genpei, entre outros eventos que os levaram a governar o Japão por centenas de anos.

1- As Guerras Genpei

Batalha de Dannoura em Shimonoseki, Yamaguchi Imagem: photo-ac.comBatalha de Dannoura em Shimonoseki, Yamaguchi Imagem: photo-ac.com

Embora o Período Heian tenha sido uma época verdadeiramente pacífica em comparação com outros períodos do antigo Japão, bem no finalzinho dela, entre 1180 e 1185, eclodiram extensas guerras civis que ficaram conhecidas como ” Genpei Gassen” ou “Guerras Genpei” (源平合戦).

Nesta guerra, os clãs Taira (Heike) e Minamoto (Genji) se enfrentaram, e foi um evento muito importante na história japonesa, já que o primeiro xogunato foi estabelecido como resultado da vitória do clã Minamoto, colocando os samurais no comando político e militar do Japão.

Gostou de conhecer essas curiosidades sobre o período Heian? Muito interessante não é mesmo? 🙂 Como vimos, este período foi muito importante na história japonesa, sendo palco de muitos eventos que ajudaram a moldar o Japão que conhecemos atualmente.

Fontes: mirandohaciajapon.com, Wikipedia, factsanddetails.com

5 Comentários

  1. Pingback: Kemari, o antigo futebol do Japão | Curiosidades do Japão

  2. Muito interessante! Obrigado pelas informações, me ajudaram muito.
    Estou criando um artbook sobre a história da Kaguya-Sama e essas informações serão preciosas.
    Caso queira ver o andamento meu ig é : brunoinxx

  3. Pingback: Tōrō: Curiosidades sobre as lanternas tradicionais japonesas | Curiosidades do Japão

  4. Pingback: Conheça 12 tipos diferentes de quimono femininos e em quais ocasiões usá-los | Curiosidades do Japão

  5. Jean

    Parabéns pelo material. Muito bom esse conteúdo histórico, eu gosto muito.

    Em relação as escolas budista, tenho uma dúvida. Nichiren Daishonin viveu de 1222 a 1282, seria correto classificar essa escola no período Heian?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *