O que é este incrível e raro fenômeno que ocorre sobre o Monte Fuji?


Monte Fuji e nuvens lenticulares

Nuvens Lenticulares: Conheça enigmático e indescritível fenômeno que ocorre raramente sobre o Monte Fuji, atraindo as lentes de muitos fotógrafos no Japão.

Não há montanha no Japão que mais as pessoas queiram ver do que o Monte Fuji , mas infelizmente é uma das montanhas mais difíceis de se ver. A geografia local e os padrões climáticos fazem com que, embora o Fuji seja o pico mais alto do país, é frequentemente envolto em névoa e obscurecido por nuvens, para desespero de viajantes e fotógrafos.

Além disso, um raro e enigmático fenômeno acomete o Monte Fuji e os fotógrafos que conseguem registrar essa imagem, podem se considerar felizardos, pois é realmente uma cena indescritível. É o caso do usuário do Twitter Taitan (@ taitan21) que certo dia apontou sua câmera para o Monte Fuji e conseguiu registrar enormes nuvens sobre ele.

O Mt. Fuji é considerado um símbolo do país, então é comum vermos inúmeras fotos da montanha em diferentes cenários e de todas as maneiras possíveis. Mas assim como vemos na foto, são poucos os que conseguem presenciar, levantando muitas teorias sobre isso.

Na publicação, podemos ver alguns comentários que diziam o seguinte: “Então isso é uma nave espacial, certo?“, “Eu acho que o Mt. Fuji pode estar em erupção. ”, “Sem dúvida, se você viajar para o centro daquela nuvem, encontrará Laputa (Se referindo ao famoso filme de animação “Laputa: O Castelo no Céu” do Studio Ghibli).”, “Esperando que Fujin e Raijin (deuses xintoístas do vento e do trovão) apareçam.”, “Os deuses estão fazendo algodão doce?


Link do vídeo (YouTube)

No entanto, existe uma explicação que não envolve extraterrestres, divindades ou qualquer outra coisa sobrenatural. Esse tipo de formação de nuvem considerada rara é chamado de “nuvens lenticulares”, que em japonês leva o nome de “Renzugumo” (レンズ雲), embora o termo mais comumente usado possa ser “Tsurushigumo” (吊るし雲), ou “nuvem suspensa”.

Imagem: aerotime.aero

Para explicar de uma maneira mais simples, esse tipo de nuvem se forma quando o ar úmido é soprado pelo vento sobre o topo de uma montanha alta. À medida que se move para o outro lado da montanha, o vento forma uma corrente semelhante a uma onda e o ar esfria.

Se esfriar o suficiente, o vapor de água em suspensão se condensa onde a onda de vento sobe e desce, formando a nuvem lenticular e a corrente lateral reduzida a manterá no lugar, formando uma nuvem cada vez maior com um formato de lente que “paira” no mesmo ponto do céu.

Taitan tirou a foto a partir da cidade de Fuji, província de Shizuoka. Na foto abaixo, você pode ver uma foto tirada no mesmo dia mas no lado oposto ao Monte Fuji, em Yamanashi.

Como havia chovido no dia anterior e uma temperatura amena durante a noite, as condições eram as ideais na hora em que a foto de Taitan foi tirada. Claro, como mora na cidade de Fuji, ele tem muitas oportunidades de tirar boas fotos da montanha mais famosa do Japão.

Em 2015, Taitan também tirou uma foto surpreendente das nuvens lenticulares envolvendo o Monte Fuji. As nuvens se formaram logo após a passagem de um tufão e o céu limpo fez com que as nuvens ficassem ainda mais visíveis para alegria dos fotógrafos de plantão.

Dizem que o inverno, a estação mais seca do Japão, é a melhor época para fotografar o Monte Fuji. Mas, como mostram os trabalhos de Taitan, ela tem uma beleza única em dias nublados também, então não há necessidade de adiar sua visita para a época mais fria do ano.

Fonte: soranews24.com

1 Comentário

  1. Pingback: Nuvem “milagrosa” sobre o Monte Fuji atordoa a Internet | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *