Pesquisa do governo mostra quantos moradores de rua existem no Japão


Moradores de rua no Japão

Já se perguntou quantos moradores de rua vivem no Japão? Uma pesquisa recente realizada pelo governo japonês levantou uma luz sobre essa questão.

De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pelo governo sobre moradores de rua no país, o número de pessoas sem-teto no Japão caiu para seu nível mais baixo desde 2003, resultando no número de 3.448. Nesta conta não estão incluídos que vivem em Internet ou cafés de mangá, indicando que podem haver muito mais pessoas que ainda precisam de apoio.

Apesar de não incluir algumas categorias de pessoas sem residência fixa, a pesquisa mostrou que os resultados de projetos de apoio à autossuficiência que estão sendo executados por autoridades locais e NPOs ao longo dos últimos anos, são positivos.

Quantos sem tetos há no JapãoImagem: nippon.com

De acordo com a pesquisa do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar realizada em janeiro de 2022, o número total de pessoas sem-teto no Japão caiu 376 (9,8%) ano a ano, para 3.448.

Isso o torna o número mais baixo registrado desde o início da pesquisa em 2003. Os homens constituíram a maioria com 3.187, enquanto as mulheres representaram 162. O sexo de outras 99 pessoas não pôde ser determinado visualmente porque estavam vestindo roupas de inverno.

A pesquisa concluiu que a cidade japonesa com maior número de moradores de rua foi Osaka, com 923, sendo superior inclusive ao centro de Tóquio, com 703. Em seguida, temos Yokohama com 285, Fukuoka com 182 e Kawasaki com 161. O número sem-tetos no centro de Tóquio e outras grandes cidades combinadas foi de 2.737, contabilizando 80% no total.

Quantos sem tetos há no JapãoImagem: nippon.com

Em relação às províncias, a pesquisa mostrou que Osaka também detém o maior número de moradores de rua, com 966, seguido por Tóquio com 770 e Kanagawa com 536.

Doze províncias não relataram moradores de rua: Aomori, Iwate, Akita, Yamagata, Fukui, Nagano, Shiga, Nara, Tottori, Shimane, Yamaguchi e Nagasaki. As áreas que tiveram as quedas mais significativas em relação ao ano anterior incluíram Kanagawa (-151) e Tóquio (-92).

A maioria dos sem tetos estava em parques públicos (849), seguidos de ribeirinhos (828), beira de estradas (735), prédios de estações (197) e outros tipos de instalações (839).

No vídeo abaixo do canal Baka Gaijin, você terá a oportunidade de conhecer um bairro em Yokohama onde vivem alguns moradores de rua.

Fonte: nippon.com
Imagem do topo: Depositphotos

2 Comentários

  1. H.Saito

    A questão é se essas pessoas foram recuperadas e recolocadas na sociedade produtiva ou se suicidaram.
    Digo isso porque a taxa de suicídio no Japão é bem alta, por vezes ultrapassando 20.000 suicídios por ano, cerca de 70 por dia.

  2. Pingback: Os Distritos da Luz Vermelha de Tóquio | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *