Internet Cafe + Moradia Temporária = Net Cafe Nanmin


Net Cafe Nanmin - Lan House para os sem teto japoneses 2

Net Cafe Nanmin – A opção preferida dos sem-teto no Japão

Devido à crise econômica que ocorreu recentemente, na qual muitas pessoas ficaram sem emprego e até sem moradia, um certo lugar foi muito procurado no Japão.

É o Net Cafe Nanmin, uma espécie de Lan House para Sem Teto. Aliás, “House” vem bem a calhar, já que nestes locais tem de tudo, inclusive chuveiros e cadeiras reclináveis para que os “refugiados” possam tirar um belo cochilo.

Passar a noite em um Net Cafe Nanmin é barato (100 ienes a hora, ou seja cerca de R$ 1,70) e as cabines são privativas e ainda ganham o direito a refrigerantes à vontade.

Além do computador (é claro), alguns desses Cyber Cafe tem televisão, saletas com tatame e futon (colchão tradicional japonês), além de máquinas que vendem itens de higiene como escovas de dente, xampu, sabonete, toalha, etc.

Net Cafe Nanmin - Lan House para os sem teto japoneses 2

Esses estabelecimentos ficam abertos 24 horas, 7 dias da semana e podemos dizer que eles são uma evolução digital do Manga Kissa, uma espécie de biblioteca de mangas que são muito populares no Japão.

O Net Cafe Nanmim acabou se tornando uma espécie de moradia temporária como alternativa às saunas (casas de massagem) ou aos Hotéis Cápsulas, que são 4 vezes mais caros.

Net Cafe Nanmin - Lan House para os sem teto japoneses 1
Para os desempregados japoneses que não tem condições de arcar com os caros alugueis, o Net Cafe Nanmin continua sendo a opção mais barata, com tudo que precisam à disposição, sem contar que podem estar conectados à internet 24 horas por dia. Pois é! Sem-Teto de Primeiro Mundo é outra coisa 🙂

net cafe nanmin 1
Embora a pior fase da recessão econômica japonesa tenha passado e muitos japoneses já estejam empregados novamente, o Net Cafe Nanmin continua sendo popular especialmente para os jovens entre 25 e 34 anos que ainda moram com os pais e necessitam de um momento de privacidade, tranquilidade e descontração.

É uma forma de estarem digitalmente conectados e ao mesmo tempo é um refúgio para aqueles que fogem da vida social como os Hikikomori por exemplo. Gostou do artigo? Então aproveite para me contar sobre o que achou do Net Cafe Nanmin 😉

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. 😆 muito bom estas reportagens, mas há também que mencionar que bem tudo e bom como muita gente pensa, nisso tudo inclui muitos japoneses, que já não encontram mais espaços dentro do lar e da própria família, e que preferem, dormir nestes locais ou mesmo dentro do carro, para não voltar para casa

  2. Japão em Foco

    Oi Koiti!
    Obrigada pela contribuição! Com certeza, esse também é um dos motivos que fazem muitos jovens japoneses a optarem por dormir nesses locais do que na própria casa… Abraços!

  3. Pingback: Soushoku Danshi - Os homens herbívoros japoneses | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *