Templo Shorinzan: O icônico templo dos bonecos darumas de Takasaki


Templo Shorinzan O icônico templo dos darumas de Takasaki

A cidade de Takasaki, em Gunma, é conhecida como o berço do daruma, por acreditar-se que o boneco tenha se originado na região há centenas de anos.

O Templo Shorinzan Daruma-ji (少林山達磨寺) está localizado na cidade de Takasaki, província de Gunma. Este icônico templo foi construído em 1697 e orginalmente pertencia à escola Soto do Zen Budismo, no entanto, foi convertido à seita Obaku no Período Meiji.

Embora seja visitado durante todo o ano, os dias mais populares de visitação neste templo acontecem nos dias 6 e 7 de janeiro com o maior e mais famoso mercado de Daruma do Japão (Daruma Ichi), onde cerca de 300.000 pessoas visitam durante o período de dois dias.

O templo está repleto de daruma de vários tamanhos e cores, cada um com significado específico, embora o vermelho seja o mais comum. Em um museu, adjacente ao templo, você poderá ver também vários exemplos de daruma com formas diferentes dos tradicionais.

O Daruma de papel machê é um amuleto de boa sorte e representa um famoso monge Zen. Tradicionalmente, você faz um desejo e preenche um dos olhos e, quando se concretiza, preenche o outro olho. No início do ano, você traz o boneco de volta ao santuário para queimá-lo.

Templo Shorinzan O icônico templo dos darumas de Takasaki Imagem: photo AC

A Lenda sobre o Templo Shorinzan

Uma antiga lenda afirma que em algum momento entre 1673 e 1681, caiu uma forte chuva e inundou o rio Usui. Depois, os aldeões encontraram uma árvore brilhante e perfumada perto do leito do rio. Acreditando ser sagrada, a colocaram dentro de uma velha cabana que abrigava uma estátua Kannon. Ao fazerem isso, uma névoa roxa começou a girar ao redor deles.

Na época do dilúvio, Bodhidharma Daishi apareceu em sonho diante de um monge viajante chamado Ichiryo Koji. Supostamente, ele ordenou que Ichiryo Koji esculpisse sua imagem em uma árvore que tivesse exatamente a altura de seu nariz.

Em 1680, Ichiryo Koji começou sua busca por aquela árvore, finalmente encontrando-a quando visitou a aldeia que havia sido inundada. Ichiryo Koji esculpiu a imagem do Bodhidharma Daishi com grande devoção e cuidado; foi oficialmente colocado ao lado da estátua de Kannon.

A devoção de Ichiryo Koji inspirou os moradores locais, e depois disso a área ficou conhecida como “Shorinzan”, o local sagrado onde o Daruma apareceu.

O senhor governante da época fundou o Templo Shorinzan Daruma em 1697 para proteger seu castelo (historicamente, Castelo Maebashi, mas na época conhecido por outro nome).

Alguns fatos sobre o templo Shorinzan

De 1783 a 1787, a 9ª geração do Mestre Zen do templo ajudou os habitantes locais durante a Grande fome de Tenmei. Ele os ensinou a fazer bonecos de papel machê inspirados no daruma, para serem vendidos no templo, dando início ao que hoje é conhecido como Shorinzan Nanakusa Taisai Daruma Market Festival, que acontece anualmente nos dias 6 e 7 de janeiro.

Em 14 de junho de 1881, o templo Shorinzan pegou fogo, perdendo importantes documentos históricos como os detalhes de sua construção. Costumava haver um sino que foi doado durante a Segunda Guerra Mundial e que supostamente tinha uma inscrição datando de 1712.

Outra curiosidade é que em 1934, o arquiteto alemão Bruno Taut fugiu da Alemanha nazista com sua esposa. Ele foi convidado para ir ao Japão e eventualmente para Takasaki.

Havia um pequeno prédio vazio nos arredores de Shorinzan, onde viveram durante os dois anos que passaram em Takasaki. Em sua festa de despedida realizada em 10 de outubro de 1936, Taut expressou seu desejo de ter seus ossos enterrados no templo após sua morte.

Enquanto ainda trabalhava como assistente de direção, Akira Kurosawa escreveu um roteiro sobre essa história chamado Daruma-dera no Doitsujin (Um alemão no Templo Daruma), que usava Shorinzan como cenário. Foi escrito entre as décadas de 1930 e 1940, mas nunca foi filmado.

Em 1947, foi criado o Jomo Karuta (上毛かるた) é uma variação de karuta (jogo de cartas japonês) que contém histórias e locais famosos na província de Gunma e apresenta Shorinzan como o cartão ‘e’. Uma versão em inglês foi produzida e é vendida nas livrarias de Gunma.

Shorinzan Nanakusa Taisai Daruma Market Festival

Templo Shorinzan O icônico templo dos darumas de Takasaki Imagem: photo-AC

Na entrada do festival há uma grande tenda onde os bonecos Daruma antigos são devolvidos para serem queimados posteriormente. Após subir as escadas de pedra iluminadas por lanternas, você chega ao templo principal, oferece uma moeda e faz um desejo para o próximo ano.

A partir daí você passa por centenas de vendedores onde poderá comprar seu novo boneco daruma. A descida pela estrada estreita fora do templo também é um espetáculo por si só, com centenas de barracas de comida para você desfrutar dos prazeres da gastronomia local.

Se você mora em Gunma e arredores, com certeza vale a pena conhecer o Templo Shorinzan. Durante o festival pode estar lotado, mas você pode visita-lo em qualquer outra data se quiser desfrutar de tranquilidade e se quiser tirar fotos instagramáveis com os bonecos daruma.

Informações sobre o Templo Shorinzan, em Takasaki


Endereço: 296 Hanadakamachi, Takasaki, Gunma 370-0868, Japão [Mapa]
Website: https://daruma.or.jp/eng/

Fontes: Wikipedia, https://daruma.or.jp/eng/
Imagem do topo: photo-AC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *