Ginzan Onsen: Uma charmosa cidade termal que nos faz voltar para a década de 20


Ginzan Onsen, Yamagata

Ginzan Onsen, na província de Yamagata, é um lugar que atrai visitantes por causa de suas ruas nostálgicas que remontam o cenário da era Taisho (1912 – 1926).

Ginzan Onsen (銀山 温泉) é uma área de águas termais situada nas montanhas da cidade de Obanazawa, na província de Yamagata. Ambos os lados do rio que atravessa a cidade são ladeados por ryokan de madeira (pousadas de estilo japonês) que foram construídas desde o final do período Taisho até os primeiros anos da era Showa (1926 – 1989).

Ginzan literalmente significa “Montanha de prata”, provavelmente porque a área se desenvolveu por causa da mina de prata Nobesawa, descoberta pela primeira vez durante o Período Muromachi (1336 – 1573), tornando-se uma das três principais de todo o Japão.

Logo surgiram pousadas e alojamentos para acomodar viajantes e trabalhadores e mais tarde, no início do Período Edo (1603 – 1868), fontes termais naturais foram descobertas e passaram a ser construídos ryokan em toda a área, transformando-se uma charmosa cidade onsen, hoje considerada a mais bonita da região de Tohoku e uma das melhores de todo o Japão.

A quantidade de prata produzida diminuiu ao longo do tempo e em 1689, a mina foi abandonada. Graças à abundância de onsen naturais, no entanto, o apelo da cidade perdurou e tornou-se um resort de águas termais, com a própria mina se tornando uma atração turística.

Inspiração para doramas de épica e Studio Ghibli

Suas pousadas tradicionais de madeira chamadas de ryokan são a inspiração para a casa de banhos que aparece no filme de animação dirigido por Hayao Miyazaki, A Viagem de Chihiro. Também foi usado como cenário no famoso drama japonês de época conhecido “Oshin”

Visitar essa cidade é como viajar para a década de 1920. À noite, a área é iluminada por lâmpadas a gás, criando uma atmosfera ainda mais nostálgica. É um local onde os visitantes poderão desfrutar de agradáveis ​​fontes termais e de belas paisagens em cada estação do ano.

Qual é a melhor época para visitar Ginzan Onsen?

Ginzan Onsen no inverno Imagem: Depositphotos

Além de ser definitivamente lindo durante a primavera e no verão, você também terá a oportunidade de assistir a apresentações locais da dança Hanagasa Odori nas pontes e ruas da cidade, que ocorrem nas noites de sábado, entre os meses de maio e outubro.

Entre o final de março e final de outubro, há lojas que alugam trajes tradicionais do Período Taisho. Assim, os visitantes tem a oportunidade de tirarem fotos enquanto passeiam pela cidade, criando memórias afetivas e inesquecíveis durante sua visita ao Ginzan Onsen.

Há trilhas de caminhada para apreciar as paisagens ou para ir na antiga mina de prata, que só é acessível durante a primavera e o verão. Há também uma bela cachoeira de 22 metros que está localizada na parte de trás da cidade, que vale a pena fazer uma visita.

No entanto, há quem prefira visita-lo no outono pois como está situado dentro de um vale montanhoso, é o momento ideal para apreciar as folhas vermelhas e douradas vibrantes.

Já no inverno, o cenário é de tirar o fôlego, já que é uma região que neva bastante. Muitos turistas preferem visita-lo nessa época, em busca do calor de suas águas termais fumegantes.

Como você viu, a cidade oferece cenários diferentes a cada estação do ano, portanto cabe a você escolher qual paisagem deseja encontrar ao visitar este belo e charmoso local.

Os Ryokan e Onsens de Ginzan Onsen

Ginzan OnsenImagem: photo-AC

A cidade de Ginzan Onsen é bem pequena e sendo possível percorrer toda a área em apenas cerca de 30 minutos. Possui vários ryokan de estrutura de madeira de três ou quatro andares, alinhados ao longo do rio, além algumas lojas de souvenirs e cafés e restaurantes.

Se você visitar Ginzan Onsen, é altamente recomendável passar a noite em um ryokan. Muitos deles oferecem onsen privado, o que é ótimo para quem deseja privacidade. É uma experiência única, onde você pode usar roupas tradicionais e comer um café da manhã tipicamente japonês.

Você poderá desfrutar da cozinha kaiseki (um prato japonês completo) no jantar, caso passe a noite em um ryokan. Após o jantar, você poderá desfrutar da bela vista noturna da cidade de Ginzan Onsen. A cidade fica muito mais bonita à noite, com as luzes refletindo o rio.

Muitas das pousadas estão equipadas com banheiras de estilo rotenburo ao ar livre que permitem que os hóspedes se banhem do lado de fora. Um banho quente ao ar livre em meio aos flocos de neve dançantes deve ser uma experiência verdadeiramente especial e única.

Mas se você quiser apenas passar o dia, saiba que muitas pousadas permitem aos visitantes usarem suas instalações de banho mesmo se não se hospedarem durante a noite. Você também pode optar por alugar um onsen familiar privado, chamado Omokage-yu (1.600 ienes).

Além disso, há dois onsen públicos, onde os visitantes podem se banhar em um ambiente descontraído juntamente com os banhistas locais. Um deles é o tradicional Kajika-yu (300 ienes) no centro da cidade, e o outro é Shirogane-yu (500 ienes) localizado na entrada da cidade, que se caracteriza pelo seu design moderno, criado pelo famoso arquiteto japonês Kengo Kuma.

Você também pode mergulhar seus pés nas fontes termais à beira do rio gratuitamente. Esses locais são chamados de Ashiyu (足湯), que significa literalmente ‘banho de pés’.

Ashiyu no Ginzan Onsen Imagem: photo-AC

A água termal que jorra ao longo do rio possui uma cor branca leitosa devido aos ricos minerais, com grande capacidade hidratante para a pele. Também tem um efeito de retenção de calor, fazendo com que seu corpo fique aquecido mesmo depois de sair do banho.

Em Ginzan Onsen, você também verá algumas lojas que vendem artesanato japonês como Hashis e bonecas kokeshi. Você também pode participar de uma oficina de pintura kokeshi. O preço é de ¥ 1.000 ~ dependendo do tamanho, e você precisará fazer uma reserva no site.

Caso queira se hospedar em Ginzan Onsen, lembre-se de reservar o ryokan com antecedência especialmente se for em fins de semana e feriados, pois costumam lotar bastante.

Informações sobre Ginzan Onsen


Endereço: Ginzan Onsen, Ginzanshinhata, Obanazawa, Yamagata 999-4333 Japão [Mapa]
Como chegar: De trem, pegue o JR Yamagata Shinkansen de Tóquio para a Estação Oishida. Se você for se hospedar em um ryokan, provavelmente ganhará uma carona até a acomodação. Caso vá apenas passar o dia, há ônibus partindo para Ginzan Onsen a cada 60-90 minutos. Se você for de carro, saiba que terá que estaciona-lo 5-10 minutos a pé fora do centro de Ginzan Onsen.
Website: https://www.ginzanonsen.jp/

Fontes: Tsunagu Japan
Imagem do topo: photo-AC

2 Comentários

  1. Natália

    Que lugar lindo! Mais um no Japão que entra na minha lista de visitas! Meu sonho é viajar para lá e levar a minha mãe pra conhecer esse país magnifico. Assim como eu, ela é fascinada pela cultura japonesa.

  2. Saulo Mathias

    Que lugar maravilhoso, anotado, obrigado pelo o conteúdo de raríssima qualidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *