Um castelo entre as nuvens em Ono City, Fukui


Um castelo entre as nuvens em Ono City, Fukui

Em uma pequena cidade no Japão, em uma manhã fria e sem vento entre outubro e abril, você pode experimentar uma visão incrível se as condições climáticas estiverem favoráveis, é claro. Ao amanhecer, o contorno de um castelo flutuando na neblina da manhã é visível no vale, quase dando a impressão de um nostálgico castelo entre as nuvens.

Este cenário de sonho é excepcionalmente raro e ocorre apenas 10 vezes por ano. O local para essa ocorrência é Ono City na Província de Fukui, na região central do Japão. É uma pequena cidade do interior cercada por montanhas. A população é de pouco mais de 33.000 pessoas.

Um castelo entre as nuvens em Ono City, Fukui

À medida que o nevoeiro se dispersa, os edifícios da cidade começam a aparecer no orvalho. Você verá o contorno de uma cidade ao pé de um castelo com mais de 400 anos de história, que nos remete ao período Sengoku, entre metade do século XV e o final do século XVI.

As origens da cidade estão no próprio castelo. A cidade foi construída em torno de Hida Takayama pelo famoso samurai Kanamori Nagachika. Devido à sua longa história, a cidade preservou até hoje a longa estrutura da cidade, assim como Kyoto, a antiga capital do Japão.

Os moradores locais que vivem na cidade de Ono levam um estilo de vida que até certo ponto continua mesma há 400 anos, incluindo um mercado matinal que acontece de março a janeiro, onde mulheres e anciãs compartilham sua colheita de legumes sazonais.

Um castelo entre as nuvens em Ono City, Fukui

Geograficamente isolada, com uma incrível história e práticas que continuam por séculos, esta cidade mostra a natureza intocada do Japão e transmite uma sensação de paz e tranquilidade, além de uma sensação que nos remete a algo nostálgico.

Ono também é famosa por suas nascentes de águas cristalinas, responsável por 70% da água utilizada nas casas dos moradores locais. A neve e a chuva que caem nas montanhas são absorvidas pelo solo e depois transformadas em água potável para a população.

Se você andar pela cidade, você encontrará o Shozu, uma fonte de água bem no meio da cidade. Além de fornecer água para os moradores, dizem que essa fonte influencia a vida cotidiana e o bem estar das pessoas, tornando-as mais simples, humildes e calmas.

Se alguém tivesse que resumir o espírito dessa pequena e nostálgica a cidade, seria com uma palavra importante: yui, o caractere japonês que significa “conexão”. As pessoas que nascem e crescem aqui se ajudam, se animam e se cooperam mutuamente.

Se alguma coisa acontecer, as pessoas se reúnem – porque mesmo que as coisas fiquem difíceis, as coisas não são tão difíceis quando você as enfrenta juntas. Durante séculos, esta tem sido a filosofia dos moradores nessa pacata cidade perdida no meio das montanhas.

Se você visitar Ono, as crianças da escola primária o receberão alegremente nas ruas. A “conexão” entre os membros da cidade une as pessoas e faz de todos uma grande família. Isto pode ser notado nos mercados pelas manhãs, onde podemos ver anciãos conversando através do dialeto de Ono, rodeados por um cenário intocado que remonta a 400 anos.

É uma maravilha o quanto o conceito de yui se espalha: conexão entre as pessoas, a conexão com a natureza, a conexão com a história. Seria uma grande oportunidade as pessoas visitarem esta cidade e tentarem vislumbrar a rara visão do Castelo nas Nuvens.

Os moradores locais podem parecer um pouco tímidos. Mas eles vão recebê-lo de braços abertos, dando-lhe uma verdadeira sensação da palavra “conexão”, como costumava ser em todo o Japão. Confira o vídeo abaixo para conhecer um pouco mais sobre Ono City.


Link do vídeo (YouTube)

Fonte: japan-forward.com

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *