Kirigami – Arte de Cortar Papel Dobrado

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

Kirigami

Kirigami (切り紙) – Arte de Cortar Papel Dobrado

O Origami é uma arte milenar conhecida no mundo todo. E o Kirigami (きりがみ)? Você conhece essa bela arte? 🙂 Kirigami vem das palavras japonesas “kiru”, que significa “cortar” e “gami” que significa “papel”. Ou seja, trata-se da arte de cortar papel dobrado, diferente do origami, em que dobra-se o papel sem cortá-lo.

É comum algumas pessoas confundirem os dois, mas existem diferenças entre eles, embora alguns tipos de papeis e técnicas de dobraduras sejam comumente utilizados em ambos. A principal diferença entre os dois é o fato de que, como dito anteriormente, não é permitido cortes ou colagens em projetos de Origami. Já no Kirigami, essas técnicas são aceitas e amplamente exploradas.

Kirigami World Wonders (Paper Craft Central)

Kirigami World Wonders (Paper Craft Central)

O conceito do Kirigami é baseado na simetria. Com algumas dobras e alguns cortes, uma simples folha de papel transforma-se em um projeto que pode ir de uma simples arte decorativa ou cartão pop-up, a uma complexa escultura 3D. São inúmeras possibilidades, que são utilizadas para diferentes propósitos.

Existem diferentes projetos de kirigami tais como desenhos geométricos de flores, flocos de neve, animais, pentagramas, entre outros, geralmente com designs simétricos. Um estilo muito comum entre crianças e jovens é dobrar o papel e através de um recorte, reproduzir flocos de neve ou bonecos.

Kirigami Flocos de Neve

Kirigami Flocos de Neve (Foto Thinkstock)

História do Kirigami

Acredita-se que a arte tenha se iniciado na China, através dos monges que faziam esse tipo de dobradura como oferendas aos deuses. Até o século 17, o Kirigami foi amplamente reconhecido como uma verdadeira forma de arte oriental, porém era restrita somente às classes com maior poder aquisitivo.

Isso porque o papel era considerado artigo de luxo nessa época. No entanto, hoje em dia, qualquer pessoa no mundo inteiro pode apreciar e também aprender este passatempo divertido. Existe, inclusive uma série de livros e sites na internet que ensinam o passo a passo de diversos projetos de Kirigami.

kirigami Cartões Pop-up

kirigami Cartões Pop-up

O Kirigami também está muito presente nas escolas japonesas. É uma forma divertida de ensinar os alunos do ensino fundamental sobre a importância de manter viva essas tradições milenares. Ao mesmo tempo, a prática do kirigami ajuda essas crianças a desenvolverem vários aspectos importantes:

• Estimulação da criatividade
• Habilidades motoras finas
• Habilidades motoras visuais
• Habilidades de planejamento

Kirigami Pop-up Card (Valentine Day)


Link do Vídeo (Youtube)

Kirigami no Ocidente

Influenciado pela filosofia xintoísta, os projetos de kirigami podem representar: Riqueza, Perfeição, Graça, Elegância e o relacionamento do homem com o universo. Como podemos perceber, o kirigami tem uma longa história no Japão, porém a arte não era muito difundida no ocidente até o ano 1962.

Foi a partir de um livro lançado por Florence Temko, que o termo Kirigami tornou-se popular nos Estados Unidos, e mais tarde, no mundo inteiro. Este livro era uma espécie de guia, que introduzia o conceito de Papercutting, que mais tarde passou a ser combinada com diversas outras técnicas.

Por exemplo, o Scherenschnitte é uma técnica alemã de corte de papel, que é combinada com técnicas de Kirigami para fazer belas silhuetas de papel. Projetos mais complexos de Kirigami Tridimensionais, que requerem uma precisão milimétrica também são conhecidos como Origamic Architecture.

Kirigami (Origami Arquitetura)

Origamic Architecture (Foto de blitzbasic.com)

A prática do kirigami estimula a memória e a criatividade e por isso vale muito a pena aprender se você gosta desse tipo de artesanato. Trata-se de uma arte barata, que utiliza poucas ferramentas, tais como papel, tesoura, régua, lápis para fazer marcações ou ainda cola, dependendo do projeto a ser realizado.

Embora Kirigami não seja um termo tão conhecido quanto o Origami, se prestar bem atenção, vai perceber que existem muitos exemplos de Kirigami à sua volta. Caso você tenha mais interesse em aprender sobre a técnica, confira uma lista de links e livros sobre assunto que podem ser muito úteis:

Kirigami for Kids (Origami Resource Center)
Kirigami Art (Canal Youtube)
Jeguridos Crafts (Canal Youtube)
Kirigami & Origami (Página do Facebook)
Kirigami 3D POP UP (Página do Facebook)
Jenny W Chan – OrigamiTree.com (Canal Youtube)
Vídeo-aulas por Angelo Cesar Meneghetti (Youtube)
Curso Online de Kirigami (Atelier Naomi Uezu)

Kirigami Home Decorations
Kirigami Home Decorations
Creative Paper Techniques For Scrapbooks
Creative Paper For Scrapbooks
Kirigami - Greeting Cards and Gift Wrap
Kirigami – Cards and Gift
Kirigami Greeting Cards
Kirigami Greeting Cards
Kirigami Menagerie
Kirigami Menagerie
Origami Architecture
Origami Architecture

Referências: Japanese Search, Origami Love To Know

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Gaby-chan

    Muito lindo! Já estou interessada a fazer! Não custa nada tentar!!

  2. Fabricio

    Estamos aqui pra aprender, primeiro origami, depois kirigami e depois outro. Estou com muita esperança neste novo mundo que estou conhecendo agora, obrigado cultura oriental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *