Kobe Luminaire, um show de luzes que nasceu de uma tragédia

Kobe Luminarie, um show de luzes que lembra uma grande tragédia
Kobe Luminaire – O Show de Luzes que nasceu da tragédia
Desde 1995, por cerca de duas semanas durante o mês de dezembro, Kobe torna-se palco de um grande Festival de Luzes brilhantes, que atrai milhares de visitantes. O evento é conhecido como Kobe Luminarie (神戸 ルミナリエ) e podemos dizer que ele serve para nos lembrar de uma grande tragédia que acometeu a região de Kobe naquele mesmo ano: O grande terremoto de Hanshin, que matou 6.400 pessoas.

Embora o evento nos faça lembrar da grande tragédia, também nos lembra da solidariedade e da força de superação que os japoneses daquela região tiveram. O Kobe Luminarie já está em sua 19° edição e teve início 11 meses após o terremoto de Kobe com o intuito de dar esperança, coragem e inspiração ao povo de Kobe.

Kobe Luminarie, a beleza que nasceu da solidariedade

Sobre o terremoto de Hanshin
Na terça-feira do dia 17 de janeiro de 1995, o Grande Terremoto de Hanshin atingiu Kobe e 6.434 pessoas perderam suas vidas. Este terremoto causou uma grande destruição em Kobe, na qual houve o colapso de 200 mil edifícios, destruição de parte da estrada de Hanshin e destruição de 120 dos 150 cais do Porto de Kobe. O terremoto ainda ocasionou grandes incêndios que devastou a cidade de Kobe e trouxe muito pânico aos moradores, que não queriam voltar para as suas casas devido aos 74 tremores secundários. Apesar da catástrofe, Kobe se reergueu e hoje é uma das cidades mais desenvolvidas do Japão.

Kobe_Luminarie 2012

O espetáculo de luzes “Kobe Luminaire” consiste em belas instalações de iluminação com mais de 200 mil mini-lâmpadas, doadas pelo Governo italiano e contou com a parceria de Valerio Festi e Hirokazu Imaoka na produção da instalação. Cada ano o tema é diferente. O tema de 2012 foi “A Luz de Kizuna“, simbolizando a solidariedade, fraternidade e união entre as pessoas.”

O início do show de luzes ocorre no dia 6 de dezembro e chegou ao fim no dia 17 de dezembro e sua localização é no sul da estrada de ferro entre Motomachi Hanshin e estação de Sannomiya. Durante este espetáculo de iluminação, as principais ruas da vizinhança são fechadas ao trânsito de veículos para permitir que os pedestres lotem as ruas e possam apreciar as luzes de pertinho, assim como fotografar e filmar.


Ele é visto por cerca de três a cinco milhões de pessoas a cada ano. As luzes são ligadas por algumas horas a cada noite e cada lâmpada é pintada à mão. Se tornou tão popular que acabou fazendo parte do ritual Shiwasu em Kobe, além de continuar sendo um grande símbolo de esperança e força dos cidadãos de Kobe.

Site Oficial (em japonês): Kobe Luminarie
Fontes de pesquisa e imagens: Wikipédia e Ryuusenkaku

Vídeo do Kobe Luminarie 2012

Quer Aprender Japonês?