Magníficos Bonsais de Papel Criados Por Uma Artesã Brasileira!

Paper Art design - ARTE EM PAPEL

Bonsai (盆栽) significa “árvore em bandeja” e existe uma razão para esse nome. Muitos vasos são realmente como bandejas rasas, principalmente para deixar à mostra o trabalho de poda feito na planta. Trata-se de uma arte encantadora que teve origem no Império Chinês por volta do ano de 200 d.C e adaptada pelos japoneses para o que nós conhecemos hoje.

Bonsai combina técnicas de horticultura e estética asiática de uma maneira singular. Não existe uma espécie vegetal específica de bonsai. É necessário apenas que seja uma réplica de uma árvore da natureza em miniatura. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos.

Por se tratar de uma arte milenar oriental, inevitavelmente muitas pessoas se sentem atraídas pelo bonsai. Mas a verdade é que para cultivar um bonsai é necessário conhecer as técnicas de cultivo e poda. Mas e se você pudesse ter em sua casa uma bela réplica de bonsai que pudesse ser um grande item de decoração e não necessitasse de tantos cuidados? 🙂

Quero compartilhar com vocês, o belo trabalho de artesanato de Sueli Morimoto, que recria os bonsais japoneses a partir de uma mistura de técnicas de dobra e corte, chamada de kirigami e ikebana (arte de arranjos florais japonesa). Mesclando essas duas técnicas, a habilidosa artesã brasileira consegue criar bonsais artesanais que ficam floridos o ano inteiro.

Todo o trabalho é feito minuciosamente à mão e conta com o apoio de toda a família. Enquanto os filhos Felipe e Eric cuidam da divulgação, o marido fica responsável pela logística.

Tudo começou como um hobby mas hoje em dia Sueli Morimoto já conta com um ateliê em Jundiaí e recebe encomendas para todo o Brasil e até do exterior como Japão, Itália e Londres.

Além disso, suas obras de arte já foram expostas na Pinacoteca de Jundiaí e também em um museu em Londres. Atualmente, ela participa do Kaikan de Itupeva onde provavelmente neste semestre será aberto turmas para quem quiser aprender essa incrível técnica.

Magnífico não acha? 🙂 Seus bonsais são muito realistas! Se você quiser conhecer mais sobre o trabalho de Sueli Morimoto, não deixe de visitar seu instagram @trabalhodaminhamae ou se preferir, entre em contato através do email: contato@trabalhodaminhamae.com 🙂
Confira abaixo algumas imagens de seus incríveis bonsais feitos de papel.

 

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Miriam Keller

    Bom dia! Lendo a matéria, mandei um email para o endereço que vocês deram acima e voltou com esta mensagem:Endereço não encontrado
    A mensagem não foi entregue para contato@trabalhodaminhamae.com.br porque o domínio trabalhodaminhamae.com.br não foi encontrado. Verifique se há erros de digitação ou espaços desnecessários e tente novamente.

    Poderiam informar o email correto. Obrigada.

  2. LOURDES Maniçoba

    gostaria de um contato telefone ou wattszap

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *