Bonsai – Árvores em Miniatura

bonsai-tree-history1

Curiosidades sobre o bonsai, árvores em miniatura
A palavra bonsai é vinda do japonês, e significa “árvore em bandeja”. De outra forma, podemos dizer que é uma árvore ou arbusto, com dimensões reduzidas, plantado em um vaso de pequena profundidade. Basicamente, o bonsai pode ser considerado uma réplica artística de uma árvore natural em miniatura, representando a arte viva da união de arte, agrotécnicas e tempo.

Origem do Bonsai:

Ao contrário do que muitos imaginam, há fortes indícios de que a arte do bonsai se iniciou na China, e não no Japão. Mas não há como negar que independente de onde a arte tenha começado, foi no Japão que o Bonsai foi mais difundido e popularizada.

O cultivo de bonsais se tornou um hobby não só no Oriente, nos últimos 20 anos, a técnica ocupou o mundo todo. O cultivo comercial hoje gera muita receita em todo o mundo, sendo que os bonsais mais antigos e bem moldados chegam a altíssimos valores no mercado. Esse interesse pelo cultivo e comércio do bonsai vem crescendo junto a outras artes orientais que vem sendo muito valorizadas nos últimos anos.

Inicialmente, não há qualquer regra relacionada à produção e cultivo de bonsais, mas com o surgimento de concursos, vendas e leilões, várias classificações surgiram. Mas para alguém que cultiva de forma amadora, essas classificações pouco importam. Mas apresentaremos alguns dos estilos definidos.

exemplos de bonsai

Estilos de Bonsai:

bonsai Com o difundimento da técnica, foram dividios alguns estilos básicos de bonsai.Existem bonsais de diversos tamanhos, dentre eles, estão os:

– Menores de 15cm: chamados de mame.
– De 15 a 30cm: considerados pequenos.
– De 30 a 60cm: considerados médios.
– Acima de 60cm: considerados grandes.

Há na natureza várias formas que caracterizam cada árvore. Essas formas são imitadas no bonsai, para reproduzir as formas naturais.

Dentre esses estilos estão:

Chokan: Estilo ereto formal. Árvore com tronco reto, que vai diminuindo de espessura gradualmente, da base ao ápice. Os ramos devem ser simétricos e bem balanceados.

Moyogi: Estilo ereto informal. Tronco sinuoso, inclinando-se em mais de uma direção à medida que progride para o ápice. A árvore deve dar a impressão de um movimento gracioso.

Shakan: Estilo inclinado. Tronco reto ou ligeiramente sinuoso, inclinando-se predominantemente em uma direção.

Kengai: Estilo cascata. A árvore se dirige para fora da lateral do vaso e então se movimenta para baixo, na direção da base do vaso, ultrapassando a borda do mesmo. Os vasos nesse estilo são estreitos e profundos.

Han-kengai: Estilo semi-cascata. Semelhante ao anterior, com a árvore se dirigindo para fora da lateral do vaso, mas não segue para a base do vaso.

Fukinagashi: Varrido pelo vento. Árvore com ramo e tronco inclinados como que moldados pela força do vento.

Bonsai de caliandra


Bonsai de caliandra

Na realidade, quase todas as árvores e arbustos podem ser usadas para se fazer um bonsai. Mas as melhores candidatas são aquelas árvores ou arbustos que possuem pequenas folhas e pequenos galhos, sendo naturalmente densas e compactas. Essas características ajudam a criar uma melhor ilusão de escala, tornando a planta mais proporcional.

O formato do tronco e galhos do bonsai pode ser modelado através da aramação (colocação de arames). Os arames são colocados e mantidos por um ano ou mais, ou até que os galhos já tenham se estabilizado no formato.

bonsai

***Dica:
Para iniciarmos os tratos em um bonsai verdadeiro, isso pode levar anos. Para que a pessoa possa treinar esses tratos, podemos utilizar plantas de rápido crescimento, como suculentas, em vasos grandes, podando-as e modelando-as com arames. Apesar de podermos plantar nosso bonsai começando pelas sementes, que podem ser coletadas ou compradas, o meio mais comum e recomendável para se fazer um bonsai é através da compra de uma muda em um viveiro confiável.

***Como escolher a muda?

AzaleaBonsaiEscolha uma muda de tamanho em torno de 15 a 20 cm de atura, com tronco forte e relativamente espesso, verificando sempre a ausência de doenças e ferimentos no tronco da planta. A espécie e muda a ser utilizada deve ser escolhida de acordo com o tipo e forma do bonsai que você deseja fazer.

***Exemplos de bonsai:
Algumas boas espécies para bonsai são: Pinheiro japonês, mini romã, cerejeira, jabuticaba, Primavera, Glicínia, Jequitibá, flamboyant, cipreste, pitanga e azalea como o bonsai da foto acima. Veja mais exemplos de belos bonsai:

Quer aprender a fazer um Bonsai ?
Acesse o site abaixo e aprenda tudo sobre o cultivo do Bonsai:
>>>Cultivando.com.br

Também recomendo o curso básico de bonsai, fornecido pela empresa Cresça Brasil. Nesse curso, você vai aprender a arte milenar do cultivo de bonsais, tais como escolha de plantas, cuidados necessários, diferentes estilos e as classificações de tamanho e espécie. A abordagem vai desde o preparo da terra até a poda e manutenção das pequenas árvores. Vale a pena conferir! 🙂

Acesse o link abaixo para obter mais informações do curso:
>>> Curso Básico de Bonsai

Já ouviu falar sobre o Bambu da Sorte (Lucky Bamboo)?
Clique aqui para saber sobre ele.

Quer Aprender Japonês?

21 Comentários

  1. Pingback: Bambu da Sorte (Lucky Bamboo) | Japao em Foco

  2. puggg

    Afffff tinha q ser os japas msmo!!!!!!!!!

  3. Lailla

    nhaaaa
    eu kero umaaaa

  4. Pingback: Arte com bonsai e miniaturas de Takanori Aiba | Curiosidades do Japão

  5. Pingback: As 7 lições do bambu | Curiosidades do Japão

  6. Nathalia

    Oi, eu gosto muito do seu blog, eu não comento muito mas estou sempre vendo postagens novas, será que eu poderia colocar algumas postagens suas na minha página ? Com os créditos, claro !

  7. Japão em Foco

    Oi Nathalia!
    Que bom saber que curte o Japão em Foco!
    Bom, quanto a colocar postagens nossas na sua página, bem, eu só peço que coloque o link para a postagem original, pois assim você estará valorizando nosso trabalho de pesquisa e dando os devidos créditos ao autor da postagem ≖ ‿ ≖. Abraços!

  8. Rogerio Nunes

    Olá td bom!

    Já a algum tempo, que acompanho o Japão em Foco, e sempre aprendo mais e mais. Gostaria de saber se há alguns curso de visão geral que você poderia indica para se aperfeiçoar nessa belíssima cultura.

    doumo arigatou gozaimasu

  9. Japão em Foco

    Oi Rogerio!
    No caso seria curso online sobre bonsai? Se for, eu achei este aqui. Pelo Youtube também você pode ter diversas aulas sobre bonsai. Espero ter ajudado! Abraços! 😉
    Abraços!

  10. Pingback: Wabi Sabi - A Arte da Imperfeição | Curiosidades do Japão

  11. Francis Braga

    Legal essa matéria.
    Já tive oportunidade de assistir alguns workshops sobre bonsais e é muito interessante as técnicas usadas, como o trato com as raízes da planta, a poda dos galhos, adubação…enfim, pra quem faz é uma higiene mental…muito legal mesmo.
    Uma dica para quem quer começar a cultivar bonsais, a espécie Tuia Anã é uma das mais fáceis de cuidar. Somente rega diária, tomar pelo menos 5 horas de sol por dia e fazer a troca do vaso a cada 2 anos. Tenho um há 9 anos e está lindo…Bommm é isso.

    E parabéns pela matéria e pelo blog estou sempre acompanhando aqui mesmo quando não comento nada ; )

  12. SERGIO SANT´ANNA

    Bom dia,

    Sou japaoemfocomaníaco ( acabei de inventar,rs). Parabéns infinitamente pelo seu trabalho. Mina esposa e eu temos aprendido bastante sobre a cultura japonesa graças a voce. Como karateca, solicito possibilidade trazer matérias sobre esta Arte Marcial intensamente difundida em nosso Brasil.

    Deus abençoe intensamente voce e sua família.

  13. Francis

    Só Reforçando o comentário do Rogério Sant’ anna, também sou praticante de karatê e seria ótimo uma matéria sobre esta nobre arte.

  14. SERGIO SANT´ANNA

    Boa tarde Francis,

    Aproveitando a carona da comunicação, temos um grupo bom de praticantes do Karatê Shotokan aqui em Gurupi-TO. Vamos cambiar informações. Lá vai meu e-mail: sergioars@gmail.com

    Oss!

  15. Japão em Foco

    Olá pessoal!
    Realmente estou devendo artigos referentes às lutas marciais japonesas, como o Karatê e o Judô por exemplo. Agradeço a sugestão de vocês e espero em breve escrever sobre estas incríveis artes marciais! Ah, e Sérgio, obrigada pelo “japaoemfocomaníaco” rs. Fico muito feliz de saber que vocês gostam e acompanham o blog sempre! Abraços!

  16. cida machado

    olá como faço pra adiquirir uma mini arvore?

  17. Pingback: O Bonsai Mais Antigo Do Mundo | Curiosidades do Japão

  18. Pingback: Incríveis Paisagens em Miniatura | Curiosidades do Japão

  19. Pingback: Decoração Oriental para Espaços Abertos - Japao em Foco | Curiosidades do Japão

  20. Ammy Müller

    Oi, queria saber se eu pegar um bonsai e plantar no quintal ele vai crescer como uma planta normal ou se vai continuar pequenino.
    Obrigada

  21. Adauto Abreu de Oliveira

    Não conhecia Japão em foco, fiquei muito satisfeito, tendo sido praticante de karate ( por mais de 30 anos) e kendo, além de estudar pouco mais de um ano conversação no idioma japonês. Japão em foco voltou a iluminar minha admiração pela cultura nipônica. Gostaria de matéria acerca de espadas katana. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *