Arte com bonsai e miniaturas de Takanori Aiba

Arte com bonsai e miniaturas de Takanori Aiba
Se o bonsai por si só já é uma obra de arte, imagina então esses mundos em miniatura criados com o bonsai pelo artista japonês Takanori Aiba.

Os detalhes e complexidades do seu trabalho é realmente alucinante. Cada escultura é como um mundo cheio de vida e histórias. Segundo ele, suas obras retratam o bonsai moderno, que mostra a harmonia da relação do homem com a natureza.

Com muita criatividade e materiais como papel craft, plástico, resina acrílica e materiais do dia-a-dia, como latas e embalagens, o artista japonês Takanori Aiba criou comunidades em miniatura em árvores de bonsai.

Dentre os vários cenários, podemos ver pequenas ilhas rochosas, moinhos e faróis e até um hotel construído dentro de um boneco que é símbolo da fabricante de pneus Michelin.

“Hotel Michelin” um boneco da fabricante de pneus Michelin é transformado em um hotel

Leia também:
O que é um bonsai

Ele trata cada pequeno Bonsai como se fosse uma árvore de tamanho real e usando-a como fundação e com a ajuda de materiais como linha de cobre, massa epóxi, resina, plástico e argila, vai criando edifícios, pontes, varandas e torres incríveis que serpenteiam em torno dos ramos e galhos, criando verdadeiras paisagens verticais ou horizontais.

Bonsai-B, uma abordagem experimental para retratar a beleza espiritual entre o homem e a natureza.

Sobre Takanori Aiba

Takanori Aiba nasceu em 1953 em Yokohama, Japão. Estudou as tradicionais técnicas têxteis japonesas e tingimento em roupas na Universidade Zokei em Tóquio.

No final dos anos 70, o artista trabalhou por quase uma década, como ilustrador freelancer de labirinto para POPYE, uma revista japonesa de moda. Na década de 80, ele trabalhou como arquiteto e fundou sua própria companhia, “Graphics Inc. e Criação“, em 1981.

“Ice Cream Packages Tower”

Adquirindo experiência em designer arquitetônico, ele fez várias produções, como o “Shin Yokohama”, no Noodle Chinês Museum, “Muse Du Petit Prince De Saint Exupery A Hakone” e Akasaka Ninja, um restaurante com temática ninja, que faz muito sucesso especialmente entre visitantes estrangeiros. Em 2003 ele criou três obras de arte tridimensionais que combinaram seus ambos conhecimentos e experiências como ilustrador labirinto e arquiteto.

“The Rock Island with Sunset”, uma ilha rochosa com moinhos

Em setembro de 2010, ele teve uma exposição individual com suas obras chamada de “Adventures of the Eyes” (Aventuras dos olhos) em Kakiden Gallery, Tóquio, mostrando estes mundos em bonsai incrivelmente minúsculos e detalhados.

Aiba diz que esse projeto com bonsai reflete o senso estético tradicional japonês de expressar a magnitude da natureza através do cultivo de uma pequena planta.

“The Lighthouse-A” e “The Lighthouse-B”. Usando farois em suas minúsculas ilhas.

Realmente incrível o trabalho desse grande artista que é Takanori Aiba não acham? Se quiserem saber mais sobre o artista, não deixe de conferir sua página oficial e também sua página no Flickr. Compartilhe se gostou desse artigo!

Artista japonês Takanori Aiba e suas obras com bonsai

Artista japonês Takanori Aiba e suas obras com bonsai

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Jean

    Caraca! Arte com detalhes microcósmicos !!

  2. Japão em Foco

    Oi Jean!
    Incrível esses mundos em miniatura que Takanori Aiba faz no bonsai não é? Tem que ter um coordenação danada para trabalhar com materiais tão pequenos e fazê-los ganhar formas tão realistas e perfeitas. Abraços!

  3. Lucilene

    Adorei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *