Quais as vantagens em estudar japonês?

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

Vantagens em aprender japonês

Quais as vantagens em estudar japonês?

Existem muitas boas razões para aprender japonês. Se você tem algum tipo de interesse pela cultura japonesa, já é um bom motivo para ingressar na aprendizagem do idioma. Outro bom motivo é que o japonês é a terceira maior comunidade linguística na Internet, depois do inglês e do chinês.

Estima-se que cerca de 88 milhões de japoneses estejam conectados à Internet e se souber japonês, as chances de fazer amizades com japoneses aumentam significativamente. Sem contar que poderá participar de fóruns e blogs, ler mangás, compreender o que é falado em filmes, doramas, J-Pop e animes.

Aprender outro idioma abre novas oportunidades e mostra novas perspectivas que até então a gente nunca tinha experimentado. E tem outra coisa! Segundo pesquisas, aprender uma nova língua ajuda a combater o Alzheimer e impede o envelhecimento do cérebro. Nada mau né?! 😉

Mas não é só isso não…

Veja mais 5 razões para aprender o japonês:

1. Autonomia

Se você é descendente de japoneses, aprender o idioma te deixará mais familiarizado com a cultura de seus ancestrais. Se você mora ou pretende morar no Japão, então pode ter certeza de que aprender japonês será praticamente uma questão de sobrevivência, pois te dará autonomia para realizar diversas tarefas.

Só quem já morou no Japão sem dominar a língua sabe o quanto é ruim precisar depender de Tsūyakus (intérpretes) para realizar desde tarefas simples a complexas, tais como abrir uma conta no banco, regularizar documentação na prefeitura e em outras situações como uma rotineira consulta ao médico ou dentista.

2. Cultura Pop e Tradicional

O Japão é um país milenar, com uma riqueza cultural e histórica imensurável. Sem contar, as grandes obras literárias e cinematográficas. O problema é que muita coisa interessante do Japão só conseguimos encontrar em paginas traduzidas para o inglês. A vantagem de se tornar fluente em japonês é que poderemos buscar estas informações diretamente na fonte.

E se um dia o Japão foi um país isolado do resto do mundo, hoje o cenário mudou drasticamente. A cultura japonesa se tornou internacional e todos estão tendo acesso às diversas facetas da cultura tradicional e cultura pop do Japão. Se tornar proficiente em japonês, fará você desfrutar de tudo isso de forma mais intensa.

3. Oportunidades de carreira

Aprender o japonês com certeza ajudará a abrir as portas para você trilhar seu caminho de sucesso. O Japão tem oferecido muitas oportunidades acadêmicas e profissionais para estrangeiros através de bolsas de estudos e estágios e ser fluente no idioma é um diferencial e tanto para alcançar esse objetivo.

Só pra você ter uma ideia, existe uma demanda de carreiras promissoras no Japão para pessoas que sejam fluentes em japonês, como diplomatas, professores, tradutores, intérpretes e áreas ligadas ao turismo e tecnologia. Além disso, o Japão é um dos maiores líderes mundiais de registros de patentes.

4. Amplia a visão que você tem do mundo

Existe um ditado que diz “Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo. “Ao nos atermos somente a nossa língua materna, acabamos tendo uma visão muito limitada do que acontece no mundo. Isso acontece pelo fato de que aprender uma nova língua faz com que a nossa visão se torne mais globalizada e diversificada.

Além disso, estudos comprovam que aprender um novo idioma, seja ele qual for, contribui para o entendimento de sua própria língua. Aprender uma língua também desenvolve nossas habilidades intelectuais, visuais e auditivas, pois requer um esforço para planejar estratégias e métodos eficientes de estudo.

5. Uma língua divertida e surpreendente

O Japonês é uma língua diferente de todas as outras, afinal possui três tipos de alfabetos: Hiragana, Katakana e Kanji. Mas ao contrário do que possa parecer, dominar a escrita japonesa não é tão difícil quanto parece, com exceção do kanji que demora um pouco mais para serem memorizados, afinal são cerca de 2 mil.

Mas o hiragana e o katakana podem ser aprendidos em poucas semanas pelo fato de serem alfabetos silábicos. Isso acaba sendo um grande estímulo para quem está aprendendo japonês, além de muito divertido. Ter o japonês como segunda língua em seu currículo com certeza fará de você, uma pessoa diferenciada em meio a multidão.

Yoshi

Aproveitando que o tema do post é sobre estudar japonês, eu queria deixar uma sugestão para quem está afim de aprender o idioma japonês: É o livro digital Desvendando a Língua Japonesa, do professor Luiz Rafael. O livro é voltado especialmente para pessoas que não sabem nada de japonês ou que nunca saem do nível básico. E o livro está sendo distribuído gratuitamente, por isso se ainda não baixou, não perca tempo. Faça o download aqui.

Ele também está oferecendo um Curso Online de Japonês, que em breve estará com as inscrições abertas. A metodologia utilizada é muito eficiente e com ele você vai perceber que a língua japonesa não é o bicho de 7 cabeças que parece ser. Para ter acesso aos vídeos e artigos com dicas e aulas de japonês, basta se cadastrar no site do Programa Japonês Online.

Você também pode se inscrever no canal do YouTube do Luiz e acompanhar as postagens dele no Aulasdejapones.com.br. Ele oferece muitas dicas excelentes e gratuitas pra quem quer aprender japonês de forma rápida e eficiente! がんばりましょう!!! \(^_^)/ Gambarimashou!!!

Participe da 9° Semana da Língua Japonesa! 🙂

botão-de-inscrição

Bons estudos e sucesso em sua trajetória neste idioma tão fantástico! 🙂

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Douglas Bezerra

    Aprendo japonês há mais de 2 anos e é uma coisa que me dá muito prazer, faz entender melhor a cultura, história e sociedade japonesa. Ainda que haja muitos kanjis você não se arrepende de aprender 1 por 1.
    Atualmente meu método de estudo consiste diariamente em: ler um capítulo de mangá, estudar gramática, ler uma notícia (ou tentar), treinar kanjis e ler livros de conversação (aqueles com frases prontas). Já aos sábados de manhã tenho aula em uma associação, aula na qual levo e tiro minhas dúvidas que ficaram durante a semana.
    Abraços!

  2. Pingback: Aplicativos Grátis Para Aprender Japonês | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *