Receitas com Aburaage (Tofu frito)


Receita de Inarizushi

Receitas com Aburaage (Tofu frito)

O Aburaage (油揚げ) é uma iguaria japonesa feita a partir de tofu frito. O Aburaage pode ser usado de diversas formas: Para embrulhar o Inarizushi, adicionado em sopas de miso ou em pratos de udon como o kitsune-udon (Udon da Raposa). Segundo a mitologia japonesa, o Aburaage é a comida favorita do Kitsune.

O Aburaage possui uma aparência esponjosa e antes de ser usado em receitas, costuma-se ferventá-lo e depois cozinhá-lo com diversos ingredientes como molho dashi, shoyu e mirin. Além de ganhar mais sabor, o Aburaage (Lê-se Abura-aguê) vai adquirir uma cor mais marronzinha e uma textura bem macia.

Esse alimento pode ser usado em diversos pratos, especialmente ensopados, como misoshiro, tonjiru, sukiyaki, udon e oden. Não se sabe ao certo sobre sua origem, mas trata-se de uma receita genuinamente japonesa, criada por volta do ano de 1853.

Uma receita muito popular que utiliza o Aburaage é o Inari-zushi. O Aburaage usado tem o formato de saquinho na qual vai arroz avinagrado como recheio. É simplesmente uma delícia, sendo um dos meus pratos japoneses preferidos! 😉

aburaage-receitas

No Japão, é facílimo encontrar esses saquinhos de tofu frito em supermercados, já prontos e devidamente embalados. Já no Brasil, não deve ser uma tarefa fácil, mas acredito que no bairro da Liberdade, em São Paulo ou em algumas lojas de produtos orientais é possível achar.

Abaixo, deixarei alguns vídeos e links com receitas com tofu frito. Espero que curtam! 😉

Receita de Agedashi-dofu (Tofu Frito Japonês)


Link do vídeo (Allrecipes)

Receita de Inarizushi (Sushi de Tofu Frito)


Link do vídeo (Cooking With Dog)

Receita de Atsuage (Bloco de Tofu Frito)
Receita de Aburaage com Mochi e Molho Kimchee

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Leandro Umiji

    não sei se é porque onde eu moro (Suzano-SP) tem muitos japoneses, mas aqui é bastante fácil encontrar aguê, tem em praticamente todas as feiras-livres e em supermercados também….

  2. jenny kubo

    …gostaria que me enviassem a receita de abura-age e como fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *