Receita de Nikuman (Pão recheado à vapor)

Comida Popular no Japão Nikuman

Receita de Nikuman (Pão japonês recheado à vapor)
Nikuman (肉まん) é a combinação de Niku (carne) + Manju (doce japonês). Sua origem é chinesa, adaptado do Baozi (包子). Basicamente, trata-se de um pão recheado com carne de porco moída e outros ingredientes e depois cozido à vapor. No Japão, ele é facilmente encontrado em Konbinis e barracas de rua.

Existe variações do Nikuman. O Anman (あんまん) é o nikuman com recheio de feijão azuki. Tem ainda o Kare-man (カレーまん), com recheio de curry. Há outras variações com recheio de creme de queijo (Cream cheese man), pizza (Pizza man), chocolate (Choco-man), etc. Em Kansai, ele é normalmente chamado de Butaman (豚まん).

Eu sei que muita gente que retornou ao Brasil, morre de saudades de comer um Nikuman quentinho e delicioso, portanto resolvi colocar aqui a receita para aqueles que gostam de se aventurar na cozinha. O legal do Nikuman é que além de ser gostoso, é também saudável, pois ao invés de fritos, são cozidos à vapor.

Receita de Nikuman (Bolinho recheado à vapor)

Receita de Nikuman

Muitas pessoas pensam que é difícil fazer nikuman. É um pouco trabalhoso sim, mas não é difícil não. Só tem que ter paciência com o tempo de espera para a massa crescer. Uma vantagem é você pode colocar o recheio que quiser, embora o tradicional seja com carne de porco moída e legumes e verduras picadinhas. Confira uma receita de Nikuman, que rende em média 8 pãezinhos.

Ingredientes da massa:
250 gramas de farinha de trigo
1 colher de chá de Fermento para Pão
5 gramas de fermento químico
25 gramas de açúcar
2 pitadas de sal
145 ml de caldo dashi
1 colher de chá de óleo de gergelim

Ingredientes do recheio:
150 gramas carne de porco moída
1/2 cebola bem picadinha
1 colher de chá de Shoyu
1 colher de sopa de Fécula de Batata
100 gramas de repolho picadinho
2 cogumelos shitakes secos picados
10 gramas de camarão limpo e picado
40 gramas de alho poró
Cebolinha à gosto
2 colheres de chá de raspas de gengibre fresco
Uma pitada de pimenta do reino
1 colher de chá de Açúcar
1/2 colher de chá de sal

Modo de fazer a massa:
Em uma tigela grande, coloque a farinha, o fermento, o sal, o açúcar e o óleo de gergelim. Misture bem e adicione o caldo dashi, misturando com uma colher de pau. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e sove a massa, até que fique lisa, macia e uniforme. Cubra com filme plástico e coloque a tigela em banho maria com água quente (40 graus). Tampe e reserve por 30 minutos.

Modo de fazer o recheio:
Em uma tigela, coloque a carne de porco moída, a cebola, o shoyu, açúcar, pimenta do reino, sal e óleo de gergelim. Misture todos os ingredientes. Adicione a fécula de batata, o repolho, a cebolinha, o gengibre, o shitake, o camarão e misture bem. Divida o recheio em 8 partes e coma as mão, modele-os no formato de bolas.

Montagem:
Verifique se a massa dobrou de volume. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada. Modele até que fique no formato de um cilindro. Corte a massa em 8 pedaços iguais. Faça uma bola com cada uma das partes, cubra e deixe descansar por 10 minutos. Pegue uma bola de massa e abra-a com as mãos. Em seguida, usando um rolo, abra a massa em um círculo com cerca de 4 cm de diâmetro.

Aperte as bordas da massa, deixando-os mais finos. Coloque o recheio no meio da massa e com os dedos faça pequenas pregas, torcendo até que todo o recheio fique dentro da massa. Coloque cada nikuman sobre um pequeno quadrado de papel vegetal. Repita o processo com o restante da massa e recheio.

Cozinhar o Nikuman:
Leve ao fogo uma panela de cozimento à vapor com água (com 1 colher de sopa de vinagre de arroz, se quiser). Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e coloque os pães (com o papel vegetal), deixando espaço entre eles para que possam crescer. Tampe e deixe-os cozinhar no vapor de 10 a 20 minutos.

Observe se os pães aumentaram de volume, aumente o fogo. Quando a água ferver novamente, reduza o fogo e dexe coznhar por mais 15 minutos. Retire do fogo e sirva.

Vídeo com a Receita de Nikuman

O vídeo está em inglês. Se tiver dificuldade de compreender, ative a legenda em português nas configurações do vídeo.

Link do vídeo (YouTube)

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Guto Hazuki

    AEEEEEEEEEEEEE!!! Pô, isso é uma delícia!!!! Lembro que tinha na feirinha da Liberdade, mas sumiu o tiozinho e nunca mais o vi lá!!!! Agora vou fazer em casa e me entupir de nikuman!!! NHAM!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *