Purikura – Máquinas de fotos instantâneas


purikura

Purikura – Máquinas de fotos instântaneas Japonesas

Purikura (プリクラ) são cabines de fotos instantâneas, muito populares especialmente entre os jovens. São amplamente encontradas em locais como depatos (shoppings) e Game Centers. O que chama atenção nessas máquinas são as ferramentas de edição e filtros, que fazem grandes modificações nas fotos.

Além de decorar as fotos, essas ferramentas ajudam a mudar a textura da pele, remover manchas, afinar o queixo, aumentar os olhos, etc, além de uma grande variedade de efeitos para deixar as fotos ao gosto do cliente, como corações, estrelas, brilhos, etc. O preço do Purikura gira em torno de 300 ou 400 ienes.

Purikura - Máquinas de fotos istântaneas japonesas

A grande maioria das cabines Purikura segue uma temática própria e permitem personalizar as fotos de todas as maneiras possíveis, inclusive incluir textos, se assim desejar. Acredito que a graça do Purikura é justamente o fato de ser um passatempo interativo, divertido e kawaii e por esses motivos se tornou uma verdadeira febre no Japão.

Não é muito complicado tirar fotos no Purikura, já que na tela as funcionalidades são mostradas de forma bem intuitiva. Só é necessário ter agilidade na hora de fazer as poses, pois há um limite de tempo. Depois que as fotos são tiradas, você tem alguns minutos para aplicar efeitos especiais e backgrounds decorativos.

Purikura - Máquinas de fotos istântaneas 1

Hoje em dias, o Purikura tem funções similares a um photoshop, onde se pode melhorar drasticamente as fotos, corrigir imperfeições e aumentar os olhos (grande obcessão das japonesas). Depois da edição concluída, basta esperar uns minutinhos e Charan! As fotos são expelidas pela máquina, como num passe de mágica.

Curiosidades sobre Purikura

Purikura é uma abreviação de Purinto Kurabu, uma palavra derivada do inglês Print Club. Um fato curioso é que muitas máquinas não permitem crianças e homens solteiros no interior das cabines. Apenas casais e moças. Acredito que seja com o objetivo de proteger a privacidade das principais usuárias, que são as mulheres.

Purikura - Máquinas de fotos istântaneas 2

As máquinas purikura surgiram pela primeira vez em 1995, tornando-se um sucesso imediato entre as colegiais japonesas. No final dos anos 90, as meninas do ensino médio de todo o Japão criaram o hábito de colecionar pastas enormes de purikura. Apesar do grande sucesso, o purikura tem sofrido um declínio nos últimos anos.

A meu ver, esse declínio ocorre em virtude das novas tecnologias concebidas em telefones celulares, que permitem inclusive personalizar as fotos no próprio smartphone. Como forma de atrair novos clientes, alguns Purikura vem oferecendo serviços adicionais tais como aluguel de acessórios e trajes temáticos.

Purikura - Máquinas de fotos instântaneas

Os Purikura de hoje em dia tem aplicativos que enviam a foto direto para o celular ou para as redes sociais. Apesar do sucesso não ser mais como antes, o Purikura tem evoluído para conseguir competir com as tecnologias atuais. O que você acha das máquinas Purikura?

Acha que deveriam existir no Brasil também? Se você tem saudade ou vontade de tirar fotos no Purikura, tem alguns sites online como o Puricute e Purikura Online. Confira abaixo um vídeo do canal Japão Nosso de Cada Dia, onde a Prit e o Lohgann mostra como funciona uma máquina Purikura:


Link do vídeo (YouTube)

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. bAnne

    Eu acho esses purikura muito legais e vejo fatos engraçados em alguns animes, como, pessoas sozinhas irem tirar fotos para amenizar sua dor e depois guardar a foto na carteira ou num álbum próprio para isso. #foreveralone

    Mas, também me lembra que existia aqui no brasil algo parecido. Eram simples cabines fotográficas. Você ia a uma dessas se sentava lá e 5 fotos eram tiradas. Não lembro o preço, eu era muito pequena, mas sei que existia, por que eu fui com meu pai e achei meio estranho já que não tinha uma pessoa tirando a sua foto.

    Foi divertido, mas não sei porquê elas sumiram das ruas… 😕

  2. Renato

    Caracaaa! Eu gostaria muito de tirar fotos em uma máquina dessas! Deve ser muito legal! Acho que se essas máquinas fossem postas nos Shopping Centers do Brasil seria um sucesso assim como aconteceu no Japão!

  3. MARIA SÃO PEDRO MEDEIROS CERQUEIRA ALVES

    PRECISO SABER O PREÇO SE TEM DESSA MAQUINA NO BRASIL COMO EU

  4. MARIA SÃO PEDRO MEDEIROS CERQUEIRA ALVES

    PRECISO SABER O PREÇO TEM NO BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *