Shishi Odoshi – Fonte de água de bambu

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

fonte

Shishi-odoshi, as fontes de água feitas de bambu
Você com certeza já deve ter visto esse tipo de fonte de água chamado de Shishi-Odoshi, (ししおどし) presentes em jardins japoneses e/ou paisagismo com estilo oriental. Apesar de ser considerado um elemento que traz uma grande harmonia e beleza a qualquer jardim, essa fonte tem na verdade originalmente outra função: Espantar veados e outros animais que invadiam as propriedades japonesas.

O próprio nome já diz tudo: Shishi-Odoshi significa literalmente “Assustar o veado”, mas também é chamado de Sōzu, e assim como outros dispositivos como o kakashi (espantalho) por exemplo, o ruído característico e rítmico desse dispositivo serve também para espantar aves e animais nocivos para as plantações.

Shishi-odoshi, as fontes de bambu japonesas

O Sōzu ou Shishi Odoshi consiste em um tubo segmentado, geralmente de bambu, articulada a um dos lados do seu ponto de equilíbrio. Uma de suas extremidades se apoia contra uma rocha. Dentro da extremidade superior do tubo de bambu passa uma corrente de água que ao ficar cheio, acaba por mover o centro de gravidade, fazendo com que o bambu se incline para frente e despeje a água pra fora.

Em seguida, o bambu oco volta de novo à sua posição, batendo contra uma pedra, fazendo então o ruído característico. Na paz e tranquilidade de um jardim tradicional japonês, esse ruído é praticamente o único som que se ouve em um ciclo interminável, na qual o dispositivo emana um ruído de fundo suave e rítmico.

Shishi-odoshi, fontes de bambu cascata japonesa
Pode ser que o som não agrade a todos, pois há quem o ache chato e irritante, mas há quem o ache muito relaxante, como eu. Embora esse tipo de fonte de água tenha um mecanismo extremamente simples, acabou se tornando um elemento essencial que agrega beleza, tradição e paisagismo a qualquer jardim japonês.

No Japão, ainda é possível encontrar o Shishi-odoshi feitos à mão, de forma artesanal, onde se utiliza métodos tradicionais em sua construção usando “madeira queimada” e bambu, mas hoje é possível encontrar réplicas industrializadas do Sozu em diversos tamanhos e feitos de diversos materiais como plástico ou pvc.

Enfim, o shishi-odoshi transcendeu sua função utilitária e assumiu uma nova identidade. Hoje em dia, você pode encontrar shishi-odoshi em jardins, mesmo quando não há ameaça real de animais indesejados. E até mesmo quem mora em casas ou apartamentos pequenos, podem adquirir réplicas pequenas do Shishi-odoshi, que não ocupam espaço e que funcionam com eletricidade.

Veja alguns exemplos abaixo:

fonte de água de bambu pequeno fotos

Aproveite para ver também:
Fonte japonesa exibe show de imagens com a água
As 7 verdades do Bambu – Filosofia Zen Budista
Bambu da Sorte (Luck Bamboo)
Ikebana, o arranjo de flores oriental

Também achei criativos estes modelos para parede:

fonte de bambu parede fotos

Na internet é possível encontrar vários sites e vídeos que ensinam a fazer uma fonte de água de bambu. É uma dica boa e barata para quem se interessa em ter uma fonte como essa em seu jardim ou para colocar em algum outro espaço da casa. Veja o passo a passo da fonte de água feita de bambu japonês nesse site.

Essas fontes são chamadas por muitos de fontes de água feng shui e se acredita que dependendo das pedras que usar na composição da fonte, poderá ajudar a trazer bons fluidos para a casa e também prosperidade, harmonia e tranquilidade para as pessoas que transitam no local onde a fonte estiver, seja em casa ou no trabalho.

Além disso, essas fontes dão um charme especial e zen ao ambiente… A confecção de uma fonte não é difícil e pra quem não entendeu muito bem o tutorial no blog acima, segue abaixo um vídeo na qual o arquiteto Sérgio Carillo ensina todo o passo a passo para fazer uma fonte caseira de cascata estilo Feng Shui. Fica show de bola! 🙂

Assista ao vídeo com o passo a passo:


Link do vídeo

Quer Aprender Japonês?

17 Comentários

  1. Markus Kudo

    Oi, muito legal o blog, morei 12 anos no Japão e sinto muita saudades.
    Queria lhe perguntar algo, ainda é possível achar o filme “O homem da canga”?

    Obrigado!

  2. Risa Anshieta

    Muito lindo e criativo!

  3. Japão em Foco

    Oi Risa!
    Que bom que gostou…
    Eu também adoro essa fonte de água de bambu…
    Acho o barulhinho da água tão relaxante…
    Parece que o ambiente fica mais calmo quando tem uma fonte dessas por perto 🙂
    Obrigada por comentar!
    Abraços!

  4. Japão em Foco

    Oi Markus!
    Não conheço esse filme… saberia me dizer qual o nome do filme em japonês ou inglês, ou pelo menos quais são os atores e diretor para eu dar uma pesquisada? Fiquei curiosa em saber do que se trata esse filme “O Homem da Canga”. Me passe mais informações se puder ok! Abraços! 🙂

  5. marcos

    Ja disse e repito; Eu amo o JAPÃO

  6. Douglas Lima

    Eu acho fantástico o esforço que você faz estudando sobre um determinado assunto e expondo isso para os leitores. Muitas vezes eu vejo embasamento histórico da influência chinesa e eu acho isso muito bacana. Parabéns pelo blog, leio sempre.

  7. Japão em Foco

    Oi Marcos! Oi Douglas!
    Obrigada pelo comentário!
    Fico feliz por saber que gostam das matérias!
    Só de saber disso já percebo que todo o esforço vale a pena!
    Se eu tivesse mais tempo disponível, postaria todos os dias,
    mas com a correria já viu né… 🙂
    Enfim… mais uma vez obrigada por comentar viu!!!
    Abraços!

  8. Douglas

    Acho bonita essas fontes, ficam lindas em qualquer lugar e principalmente se tiver um jardim em estilo japonês, fica melhor ainda. ^^
    Abraços!

  9. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    É verdade… eu ainda hei de ter um jardim japonês e uma fonte como essa para me trazer relaxamento e dar inspiração rs. Abraços! 🙂

  10. Pingback: Fonte em Osaka exibe show de imagens com a água | Curiosidades do Japão

  11. Pingback: Furin - Os tradicionais Sinos de Vento do Japão | Curiosidades do Japão

  12. Pingback: Curiosidades sobre o Bambu da Sorte Japonês | Curiosidades do Japão

  13. vcs poderiam ajudar muitas crianças dando aula desse trabalhos nas escolas

  14. Japão em Foco

    Oi Waldir!
    Este é apenas um blog com objetivo de difundir a cultura e curiosidades sobre o Japão. Mas se ele inspira as pessoas a querer aprender essa arte, acho muito válido! Abraços!

  15. vinicius

    mt legal tds essas fontes. Gostaria de saber onde comprar esse tipo de bambu que é usado nas fontes pois quero fazer uma.

  16. Pingback: Decoração Oriental para Espaços Abertos - Japao em Foco | Curiosidades do Japão

  17. Lucas Maduro

    as fontes podem ter ser legais, mas as fontes do video e das imagens não sao fontes shishi-odoshi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *