10 Bairros Históricos Imperdíveis no Japão


Gion, Kyoto

10 Bairros Históricos Imperdíveis no Japão

O Japão é conhecido por seus pontos turísticos de grande valor cultural e histórico. Há muitas vilas comerciais, cidades antigas, ex-distritos de samurais, de gueixas ou Ochayas (casas de chá), que ainda hoje preservam suas características originais e são capazes de nos levar em uma incrível viagem no tempo.

Muitos bairros históricos se perderam ao longo dos tempos por causas diversas como desastres naturais, incêndios, guerras ou mesmo modernização. No entanto, alguns deles ainda “sobrevivem” em pleno século 21. Com certeza, são locais que devem ser visitados por todos os apaixonadas pela história e cultura japonesa.

Enfim, confira 10 locais históricos que são paradas obrigatórias para quem pensa em fazer turismo no Japão. Tenho certeza de que você vai se surpreender com esses locais, pois apesar da simplicidade, tem uma riqueza cultural fascinante.

1. Distrito de Gion, em Kyoto

Gion, o distrito das gueixas
Distrito de Gion é o mais famoso bairro das gueixas no Japão. Está localizado em Kyoto e lá também se encontra muitos Ochaya (casas de chá tradicionais). As ruas mais populares de Gion é Hanami-koji e Shirakawa, onde se encontram restaurantes tradicionais e onde gueixas e maikos fazem apresentações de canto e dança.


[Gion] Link do vídeo (YouTube)

2. Tsumago, Vale Kiso

Tsumago, Vale Kiso, em Nagano

Tsumago está localizado ao longo da antiga rota Nakasendo que ligava a antiga capital Kyoto e Tóquio. É considerada uma das cidades antigas e mais bem preservadas do Japão. Ao dar um passeio pela cidade, os turistas tem a sensação de estar realmente no Período Edo.

As principais pousadas antigas Honjin e Wakihonjin continuam intactas preservadas, assim como vários outros ryokan que existem na área.


[Tsumago] Link do vídeo (YouTube)

3. Distrito Chaya, em Kanazawa

Distrito Chaya, Kanazawa
Distrito Chaya, em Kanazawa é outro bairro de gueixas muito famoso no Japão. Este distrito inclui três ruas principais: Higashi Chayagai, Nishi Chayagai e Kazuemachi. As casas de chá de madeira antigas estão bem conservadas e muitas delas oferecem aos visitantes, belas apresentações artísticas de geixas e maikos.


[Chaya] Link do vídeo (YouTube)

4. Sanmachi Suji, em Takayama

Distrito Sanmachi Suji, Kanazawa
Sanmachi Suji em Takayama é uma cidade antiga que ainda conserva a área comercial tal como era entre 1600 1868. Nesta antiga cidade mercante, os visitantes podem ver antigas construções de madeira, cafés, lojas de artesanato, e até mesmo fábricas de saquê, que atravessaram várias gerações e continuam em funcionamento.


[Sanmachi Suji] Link do vídeo (YouTube)

5. Kurazukuri Street, em Kawagoe

Kurazukuri Street in Kawagoe
Kawagoe era uma cidade mercantil, onde os empresários muito ricos construíram armazéns (Kura) à prova de fogo para armazenar seus produtos. O mais famoso é o Warehouse District (Kurazukuri no Machinami), localizado no Kurazukuri Street, uma rua que oferece um cenário típico do Período Edo (1603-1867).

No passado haviam cerca de 200 armazéns desse estilo em Kawagoe, porém hoje em dia, apenas uma dúzia deles sobrevivem ao longo do Kurazukuri Street, que foram reformados e transformados em museus, lojas, cafés ou restaurantes.


[Kurazukuri] Link do vídeo (YouTube)

6. Nagamachi, em Kanazawa

Distrito Nagamachi, Kanazawa
Nagamachi é um bairro samurai localizado na base das ruínas do Castelo Kanazawa. Era nesta área que os samurais e suas famílias residiam. Uma das principais atrações do bairro Nagamachi é o Nomura-ke, uma residência samurai que foi restaurado para expor os artefatos relacionados ao cotidiano das pessoas naquela época.


[Nagamachi] Link do vídeo (YouTube)

7. Kakunodate, Província de Akita

Kakunodate, Província de Akita
Kakunodate é outro ex-distrito samurai que ainda sobrevive em pleno século 21. Lá viviam cerca de 80 famílias de samurais e segundo dizem é o local com a arquitetura mais intacta e bem preservada. Apenas 6 casas estão abertas ao público e ao entrar nelas pode-se ter a experiência de como as famílias viviam naquela época.

As casas de ex-samurais mais famosas na área são o Aoyagi House e o Ishiguro House. Em Kakunodate, as ruas são mais largas e forradas de cerejeiras. Durante a primavera, é um local muito procurada para a prática do Hanami.


[Kakunodate] Link do vídeo (YouTube)

8. Ouchijuku, em Aizu

Ouchijuku, Fukushima
Ouchijuku é outra cidade antiga que nos faz viajar no tempo. Está localizado ao longo da antiga rota comercial Aizu-Nishi Kaido, uma rota muito usada antigamente para se chegar em Nikko. Em Ouchijuku, é possível encontrar edifícios de telhado de palha, ruas não pavimentadas, além de vários minshuku (pousadas antigas).


[Ouchijuku] Link do vídeo (YouTube)

9. Ilha Taketomi, Okinawa

Taketomi Island, Okinawa
Taketomi, uma pequena ilha, em Okinawa é um lugar encantador que ainda preserva suas vilas com arquitetura Ryukyu. No Ryukyu Village, pode-se ver casas antigas térreas com telhados vermelhos e cercada por grossas paredes de pedra. Muitas dessas casas conservadas servem como minshuku, lojas ou restaurantes.

Há também muitas estátuas Siza que se assemelham a leões e se destinam a afastar os maus espíritos. Em Taketomi, os visitantes também tem oportunidade de andar em carruagens puxadas por búfalos. Sem contar, as belas praias de Taketomi, com águas cristalinas e areia branca. Com certeza, um passeio imperdível.


[Taketomi] Link do vídeo (YouTube)

10. Oharaimachi, Ise

Oharaimachi, Ise
Oharaimachi é uma cidade de peregrinação, onde estão concentrados alguns dos santuários xintoístas mais sagrados do Japão. Nesta cidade, pode-se ver muitos edifícios de estilo antigo que funcionam como restaurantes, lojas, ou alojamentos. A maioria destes edifícios atravessaram gerações e funcionam há muitos séculos.


[Oharaimachi] Link do vídeo (YouTube)

E aí? O que achou destes locais? Tem vontade de conhecer alguns deles? Qual? Compartilhe conosco sua opinião.

Fonte de Pesquisa: Japan Guide

Quer Aprender Japonês?

7 Comentários

  1. Francis

    Tenho vontade de visitar Okinawa que é o berço do karatê japonês, além da cidade, o litoral é lindo.

  2. Eu tenho vontade de conhecer Kyoto e Okinawa.

  3. elisabete inocima

    amei se eu pudesse conheceria todos…amo esse país e toda sua cultura é uma pena que eu não pude ter ido…bjos adorei a pag.

  4. elisabete

    Kioto é linda, tive oportunidade de conhecer, cada cantinho é um achado!

  5. de Miranda. Virginia Nilceia

    Adorei saber das cidades. Kioto já conheço ominara também. Adorei miótomo volto sempre para visitar os templos. Opinava pretendo voltar logo pra lá pois fiquei só 3dias não deu pra conhecer muito obrigado pelas dicas vou tentar conhecer tudo adorei

  6. Shigeaki Nozaki

    Muito legal a matéria! Quero conhecer todos estes locais! desta lista infelizmente só conheço Gion. Não conheci Tsumago mas visitei uma cidade mais ao norte de Tsumago que fica também no vale do Rio Kiso chamada Narai-juku que é no mesmo estilo aliás todas as cidadezinhas do vale do Rio Kiso em Nagano valem muito a pena conhecer! fica aqui minha sugestão de passeio!

  7. KAZUO SAKAKURA

    Os vídeos deveriam ter comentários do filmador, com detalhes para melhor apresentação. Todos o vídeos são completamente mudos, tornando-os monótonos.
    Porém, não deixam de ser um colírio para os olhos, e a vontade de conhecer esses locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *