Samurais – História e Curiosidades


Samurais no Japão

Samurais – História e Curiosidades
Um assunto que traz tambem muita curiosidade, são os samurais. Quem foram esses personagens e o que representaram é o que muitos perguntam. Há quem ache que eles nunca existiram e são meros personagens do folclore japonês. Ledo engano…

Hoje realmente eles apenas fazem parte da história do Japão, mas há centenas de anos atrás, eles tinham um papel muito importante na sociedade nipônica.

Quem eram os Samurais

Samurai ( 侍 ) era um termo para a nobreza militar da pré-industrial do Japão. Em outras palavras, eram guerreiros japoneses que defendiam os daymio (senhores feudais). A palavra “samurai” é derivada do japonês arcaico, do verbo “samorau”, alterado para “saburau”, que significa “servir” ou “aquele que serve”. Foi entre os séculos XII e XIV que ganharam grande importância e prestigio na sociedade, sendo referidos como mártires..

Os samurais tinham que seguir um código chamado Bushido de conduta e ética muito rígido. Bushido significa ” caminho do guerreiro e de acordo com o código, os samurais deveriam ser leais, resistentes, corajosos e disciplinados. O Bushido ensina que a katana (espada japonesa) não é simplesmente uma arma. Ela significava a alma e o símbolo máximo dos samurais. Estes se preparavam desde a infância, recebendo treinamentos dos mestres mais experientes.

Bushido Samurai
Bushido Samurai
Genbuku (元 服), eram dados à criança sua primeira espada e armadura de verdade.

Ganhava também um nome de adulto e tornava-se de fato um samurai. A katana e um wakizashi juntos são chamados de daisho (literalmente “grande e pequeno”) e significavam a “honra” de um samurai e quase uma extensão de si mesmos. Desta forma, eles jamais se separavam dessas armas, dormindo inclusive com elas debaixo do travesseiro.

Wakizashi e katana são as armas tradicionais dos samurais

O samurai também aperfeiçoou a habilidade com o yumi (arco), refletida na arte de kyujutsu. O yumi era um arco assimétrico feito de bambu, vime, madeira e couro e tinha um alcance efetivo de 50 metros a 100 metros, sendo usado também à partir de um cavalo, que acabou tornando-se um esporte chamado Yabusame (流 镝 马).

Nos séculos XV e XVI, muitos samurais utilizaram as experiências militares e as qualidades adquiridas para se dedicarem à administração de negócios nas áreas de comércio e agricultura. No século XIX, com a restauração imperial (dinastia Meiji), ocorreu o fim do feudalismo no Japão. Os samurais foram perdendo prestígio e força. Em 1870, ocorreu uma revolta de samurais, porém foi fortemente reprimida pelo exército imperial do Japão.

Yabusame, esporte medieval japonês

Yabusame, esporte medieval japonês

Harakiri e Sepukku, a morte pela honra

O Harakiri faz parte dos ensinamentos do Bushido, o código dos guerreiros samurais, que dentre os principais ensinamentos estão a Honra, lealdade e bravura. Significa literalmente “cortar a barriga” ou “cortar o estômago” e consistia em ajoelhar-se e cravar um punhal ou wakizashi, em sua própria barriga em um ritual suicida, caso desonrassem a si próprio ou ao seus ancestrais. O ideal é que as vísceras ficassem expostas para mostrar sua pureza de caráter e no fim puxar a lâmina para cima, fazendo assim um corte em cruz.

A morte era lenta e dolorosa e não muito raro acontecia do guerreiro permanecer vivo por horas ou mesmo dias, esvaindo-se em sangue e ao mesmo tempo sentindo uma dor indescritível.

O ritual chamado formalmente de Sepukku e era assistida por outras pessoas, que serviriam de testemunhas.

O samurai não podia demonstrar dor ou medo e sim mostrar total auto-controle para as pessoas que o assistiam.

Antes do suicídio propriamente dito, os samurais sempre seguiam o mesmo ritual: Banhava-se para purificar seu corpo e a sua alma. A seguir vestia a roupa específica do seppuku, totalmente branca, tomava uma xícara de saquê, sempre em dois goles, e a seguir escrevia um ou dois poemas de despedida.

O grande lema dos samurais era que a vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sempre. Por causa disso, esses guerreiros prezavam a honra, a imagem pública e o nome de seus ancestrais acima de tudo, até da própria vida. Era uma forma perpetuar a sua existência. Essa filosofia persiste até hoje e por causa disso o Japão é uma das nações com maior índice de suicídios no mundo.

Ritual do seppuku, suicídio pela honra

Ritual do seppuku, suicídio pela honra

Morte no Campo de batalha

No campo de batalha, os samurais decapitavam seus adversários e a cabeça do derrotado era como um troféu e levados aos senhores feudais, os daymio. Os Samurais que matavam grandes generais geralmente eram recompensados com terras e privilégios. Geralmente, nós do ocidente avaliamos os samurais como pessoas rudes e grosseiros, sem levar em conta as inúmeras outras habilidades que esses guerreiros tinham.

Dentre as habilidades dos samurais, destaca-se o amor pela arte, de todas as formas possíveis. Além da prática da arte do esgrima, muitos eram exímios poetas, calígrafos, pintores e escultores. Algumas formas de arte como o Ikebana (arte dos arranjos florais) e a Chanoyu (arte do chá) eram também consideradas artes marciais, pois treinavam a mente e as mãos do samurai.

Esses guerreiros levavam em conta também seu lado espiritual, praticando o o Zen-budismo, como uma forma de descobrir um caminho que conduzisse à calma e à harmonia. Além disso, eles davam muito valor à família e era comum fazerem justiças com suas próprias mãos, caso algum ente querido fosse assassinado, afim de restabelecer a honra da família.

Quer saber mais sobre a vida dos samurais? Então clique aqui para ver um documentário muito interessante sobre os samurais

Quer Aprender Japonês?

29 Comentários

  1. porfavo me encine me de aulas porfavor online ou me encine goulpes?

  2. Pingback: kasana – Uma mistura de espada com guarda chuva | Dicas Brasil Japão

  3. JHENY

    oi sou eu di novo a JHENY JA FALEI UM POUCO DE MINHA VIDA AQUI EM OUTRO COMENTARIO, adorei esta materia , por que tenho marido japones q tbm e samurai rsr e meu samurai , ele faz kendo e futuramente vou matricular meus 2 filhotis japinhas pra fazer kendo e q meus filhos sao pequenininhos ainda bjoss JHENY

  4. thiago

    eu achei muito legau e devia ter mais informações sobre os samurais
    😆

  5. Pingback: Yabusame, um esporte medieval do Japão | Curiosidades do Japão

  6. Pingback: Documentário sobre os samurais | Curiosidades do Japão

  7. Pingback: Luzes azuis em estações de trem podem evitar suícidios | Curiosidades do Japão

  8. Pingback: História sobre o kendo | Curiosidades do Japão

  9. Pingback: Adolfo Farsari, o homem que fotografou o Japão antigo | Curiosidades do Japão

  10. Pingback: 40 motivos para amar o Japao (3° parte) | Curiosidades do Japão

  11. Pingback: Hotel mais antigo do mundo fica no Japão | Curiosidades do Japão

  12. Pingback: Rakugo - Entretenimento Tradicional Japonês | Curiosidades do Japão

  13. Pingback: Tipos de hanko - Carimbo japonês | Curiosidades do Japão

  14. Pingback: Aokigahara, a Floresta dos Suicídios | Curiosidades do Japão

  15. Pingback: Primavera no Japão e o simbolismo do Sakura | Curiosidades do Japão

  16. Pingback: Conheça o Super Samurai Isao Machii | Curiosidades do Japão

  17. Pingback: As 7 Virtudes do Bushido | Curiosidades do Japão

  18. Pingback: Aikidô - Ensinamentos do grande mestre Ueshiba Morihei | Curiosidades do Japão

  19. Pingback: Moda no Japão - Homens de Saia | Curiosidades do Japão

  20. constancio pinheiro da fonseca

    Conheci o site da Japao em foco. Gostaria de receber as materias atraves do meu facebook e email. Grato. Constancio Fonseca

  21. Japão em Foco

    Oi Constancio!
    Para acompanhar a página por e-mail e facebook, sugiro que veja este link aqui: Sobre o Japão em Foco. Obrigada pelo interesse! 😉 Abraços!

  22. Pingback: Soushoku Danshi - Os homens herbívoros japoneses | Curiosidades do Japão

  23. Pingback: Fisiculturistas Japoneses | Curiosidades do Japão


  24. 😮 😆 😎 😉 😮 😆 💡 😀 👿 😥 ➡ 😕 ❓ ❗ 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 :mrgreen: 😀

    Muito boa a a pagina, achei tudo o que eu queria…. 😆

  25. Meu nome é Thamy, eu sou muito fã do one direction !! amo muitooooooooooo!! <3 😆 😮 😆 😎 😉 😮 😆 💡 😀 👿 😥 ➡ 😕 ❓ ❗ 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 :mrgreen: 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😉 😉 😉 😉 😉 😉 😉 😉 😛 😛 😛 😛 😛 😛

  26. Pingback: Japão: Memórias de um Império | Curiosidades do Japão

  27. Maria Eduarda Lopes

    Sou Brasileira,e gosto muito da cultura japonesa sempre venho ler e descobrir um pouco da cultura do Japão. A minha ”matriarca” a minha avó: ela sempre diz, que eu deveria morar no Japão. Poqrque suas histórias sempre me atraem!! Obrigada pela atenção.

  28. Bárbara

    Boa tarde , queria saber mais um pouco sobre a cultura e tradições Japonesa

  29. Pingback: Os 4 Samurais Mais Sanguinários! | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *