11 Cavernas Incríveis Para Conhecer No Japão


Caverna Makido, em Okayama

11 cavernas incríveis para conhecer no Japão
Que no Japão existem lugares fantásticos, isso ninguém pode contestar… Por mais que se viaje pelo país, sempre tem coisa pra ver e conhecer! Hoje resolvi trazer algumas sugestões de cavernas para conhecer na Terra do Sol Nascente. Se você não é daquelas pessoas que sofrem de claustrofobia em lugares subterrâneos, com certeza vai sentir vontade de conhecer cada uma delas.

No verão, o turismo por esses locais se intensifica pois é uma forma de fujir do calor intenso e ao mesmo tempo de curtir um lugar diferente. O interior de algumas cavernas tem temperatura agradável durante o ano todo, em torno de 18 a 20 graus Celsius, o que é um grande atrativo.

Além disso, algumas cavernas ganham iluminação especial em determinadas épocas do ano, como forma de atrair ainda mais turistas. A iluminação acaba realçando ainda mais a beleza desses locais. Que tal fazermos um tour por algumas das cavernas mais famosas do Japão? 🙂

1. Caverna Gyokusendo (Okinawa)

Caverna Gyokusendo, em Okinawa (youtube reprodução)

Gyokusendo (玉泉洞) é uma caverna de calcário formada cerca de 300.000 anos atrás em Okinawa. A caverna possui cinco quilômetros de extensão, na qual 890 metros pode ser facilmente acessado por viajantes. Um dos maiores atrativos de Gyokusendo são as 460 mil estalactites que crescem em torno de um milímetro ao ano, além dos riachos, cachoeiras e lagoas iluminadas com luzes azuis.

Gyokusendo (http://gyokusendo.co.jp)

Endereço: Japão, 〒901-0616 Okinawa, Nanjo, Tamagusuku Maekawa 1336
Telefone:+81 98-949-7421 [Mapa] [Vídeo]
Homepage: www.gyokusendo.co.jp/okinawaworld/en

2. Caverna Ryugashido (Shizuoka)

Caverna Ryugashido (http://tripadvisor.com)

Ryugashido (竜ヶ岩洞) é uma caverna localizada em Hamamatsu (Província de Shizuoka). No verão, a caverna tem temperatura bastante agradável, sendo um bom refúgio para os dias mais quentes. Já no inverno, a caverna ganha uma iluminação especial, onde são utilizadas milhares de luzes led azuis. Este cenário incrível foi inspirado nos vaga-lumes que habitam as cavernas da Nova Zelândia.

Dizem que a caverna de calcário foi formada há mais de 250 milhões anos. Possui 1046 metros de extensão, onde cerca de 400 metros estão liberados para a circulação de turistas. Uma das maiores atrações é a cachoeira subterrânea Ogon no Otaki, com 30 metros de altura.

Endereço: 〒431-2221 Shizuoka, Hamamatsu city, Kita-ku, Inasa-cho, 193 Tabatake
Telefone: 053-543-0108 [Mapa] [Vídeo]
Homepage: http://www.doukutu.co.jp/

3. Cavernas Ikura-do e Maki-do (Okayama)

Caverna Ikurado, em Okayama (jpnto.co.jp)

Ikura-do e Maki-do são duas cavernas situadas em Niimi, Okayama. Ikura-do (井倉洞) é considerada uma das três maiores cavernas de calcário no Japão, com 1.200 metros de extensão. A área em torno do Ikura-do é chamada de Ikura-kyo, caracterizado por um grande penhasco a beira do rio Takahashi-gawa. Esta área é muito visitada no outono, com a mudança de cores das folhagens.

Caverna Makido, em Okayama Caverna Makido, em Okayama (jpnto.co.jp)

Já a caverna Maki-do (満奇洞) tem 450 metros de comprimento, sendo menor do que o Ikura-do, porém possui um belo lago subterrâneo com uma ponte vermelha chamada Ryugu-bashi. Existem também outras pontes construídas sobre o lago, todas iluminadas para entreter os visitantes.

Endereço Ikura-do: 409 Ikura
Tel: 086-775-2224 [Mapa] [Vídeo]
Endereço Makido: 〒718-2721 Okayama, Niimi City, Toyonagaakouma 2276-2
Tel: 0867-74-3100 [Mapa] [Vídeo]

4. Caverna Abukumado (Fukushima)

Caverna Abukumado, em Fukushima (http://japan-guide.com)

Abukumado (あぶくま洞) é uma rede de cavernas de calcário com mais de 3.000 metros, localizada no leste da província de Fukushima. As cavernas foram descobertas em 1969 e foram formados mais de 80 milhões anos atrás. Possui rios subterrâneos e inúmeras estalactites e estalagmites de muitas variedades diferentes, além de características únicas que não são vistas em outro lugar do país.

Um estalagmite com dois metros de altura encontrado no local por exemplo, é dito ser o maior de toda a Ásia. Cerca de 600 metros das cavernas são abertas ao público e são acessíveis por uma série de plataformas, escadas e calçadas pavimentadas, além de um excelente sistema de iluminação que ajuda os visitantes a terem uma boa experiência durante sua exploração subterrânea.

Endereço: 〒963-3601 Fukushima Tamura City Takine Sugaya Jihigashi Busan
Tel:0247-78-2125 [Mapa] [Vídeo]
Homepage: abukumado.com/

5. Caverna Hida Dai-Shonyuudou (Gifu)

Caverna Hida Dai-Shonyuudou, em Gifu (blogs.yahoo.co.jp)

Hida Dai-Shonyuudou (飛騨大鍾乳洞) é uma grande caverna de calcário com cerca de 1.000 metros. A caverna localizada em Takayama, província de Gifu, está situada a 800 metros acima do nível do mar.

Hida Dai-Shonyuudou foi descoberta em 1964 e por sua grande quantidade de formações de estalactites e helictites, é considerada uma das cavernas mais belas do Japão.

A temperatura média dentro da caverna é de 12ºC, o local costuma atrair muitos visitantes no verão, que vão em busca de um passeio mais refrescante. Além da iluminação com luzes LED, o local também oferece observação de peixes “iwana” que vivem em um rio batizado de o “paraíso das iwanas”.

Endereço: 〒506-2256, Gifu, Takayama, 1147 Nyukawacho Hiyomo
Telefone: 0577-79-2211 [Mapa] [Vídeo]
Homepage: www.syonyudo.com

6. Caverna subaquática Inazumi (Oita)

Inazumi Underwater Stalactite Cave (http://visit-oita.jp)

Inazumi (稲積水中鍾乳洞) é uma das maiores cavernas subterrâneas de estalactites do Japão, formada há cerca de 300 milhões. A caverna submergiu após uma grande erupção do Mt. Aso ocorrida entre 83 mil e 300 mil anos atrás. Esta bela caverna subaquática mantem uma temperatura agradável de 16°C o ano inteiro, sendo um lugar muito visitado por turistas especialmente durante o verão.

A caverna foi descoberta cerca de 30 anos atrás por mergulhadores. A entrada da caverna é a mola de um pequeno rio, que produz 30.000 a 40,000m³ por dia, sendo um afluente do rio Nakatsu. A água límpida e transparente chama a atenção dos visitantes, cuja profundidade pode chegar a 40 metros.

Endereço: 〒879-7263 Oita Bungo-Ono-shi 300, Nakazuru
Telefone: 0974-26-2468 [Mapa] [Vídeo]
Homepage: http://www.inazumi.com/cave

7. Caverna Ryusen-do (Iwate)

Ryusendo, em Iwaizumi (http://morioka-hachimantai.jp)

Ryusendo (龍泉洞) é uma caverna localizada em Iwaizumi, província de Iwate, considerada uma das três maiores caverna de calcário do Japão. Também é conhecida por seus lagos subterrâneos de águas cristalinas. Um deles tem 120 metros de profundidade, sendo o lago mais profundos do Japão.

Existe também um lago chamado de “Blue Dragon” devido à seu azul profundo. Ryusendo possui mais de 3.000 metros de extensão, sendo que 700 metros está aberta ao público. Este belo cenário criado pela natureza transporta os visitantes para um mundo incrivelmente mágico.

Endereço: 〒027-0501 Iwate-ken, Iwaizumi-chō Shimohei-gun 1-1
Telefone: 194-22-2566 [Mapa] [Vídeo]
Homepage: www.iwate-ryusendo.jp

8. Caverna Fujido (Gunma)

Caverna Fujido, Gunma (http://www.gunmajet.net)

Fujido (不二洞) é uma caverna localizada em Gunma, considerada a maior da região de Kanto e designada como um monumento natural da província. Fujido foi descoberto 1.200 anos atrás e é rico estalagmites e outras formações rochosas. Possui cerca de 2,2 km e a caminhada dura cerca de 40 minutos. É necessário usar calçados especiais porque em alguns locais é bem escorregadio.

Há 400 anos, o local virou uma área de peregrinação budista e área foi designada como Kawawa Shizen Koen (Parque Natural Kawawa). Além da caverna, existem muitas outras atrações para os visitantes como área para camping, Mahoba-no-mori, loja de souvenires e a fantástica ponte suspensa Skybridge, que liga duas montanhas adjacentes e está situada a uma altura de 90 metros do solo.

Endereço: 665 Kawawa, Ueno-mura, Tano-gun
Telefone: 0274-56-2146 [Mapa] [Vídeo]
Homepage: http://www.vill.ueno.gunma.jp/kanko/tenku/index.html

9. Caverna Nippara (Tóquio)

Caverna Nippara, em Tóquio (http://town.okutama.tokyo.jp)

Nippara (日原鍾乳洞) é uma caverna localizada em Okutama-machi, extremo norte de Tóquio. A caverna não é rica em estalactites e estalagmites, mas ainda assim é um lugar interessante para explorar, especialmente para quem mora nas redondezas de Tóquio. É uma das maiores cavernas da região de Kanto, formada cerca de 250 milhões de anos atrás, durante a Era Paleozoica.

A caverna tem 1.270 metros de extensão, sendo que 800 metros está aberto ao público. A caminhada dentro dela leva cerca de 40 minutos. A temperatura no interior é de 11° graus o ano todo, sendo muito visitada especialmente durante o Verão. A caverna chama a atenção devido à sua iluminação colorida, e além dela existem outras atrações e atividades ao ar livre na área.

Endereço: 〒198-0211 Tokyo to Nishitama-gun Okutama-cho Nichihara 1052
Telefone: 428-83-8491 [Mapa] [Vídeo]
Homepage: www.nippara.com

10. Caverna Akiyoshi-do (Yamaguchi)

Akiyoshi-do, em Yamaguchi (http://samurai-japan.co.jp

Akiyoshido (秋芳洞) é considerada a maior caverna de calcário do Japão, localizada em Mine City, província de Yamaguchi, mais especificamente em Akiyoshidai Quasi-Nacional Park, um planalto com a maior concentração de formações cársicas no Japão. A caverna Akiyoshi-do, assim como toda a área circundante foi designada como monumento natural da província de Yamaguchi.

A caverna está localizada a cerca de 100 metros de profundidade e possui 8,79 quilômetros de túneis. A temperatura no interior é amena, em torno de 17° Celsius o ano todo. Akiyoshido passou por um processo de erosão de mais de 300 mil anos para ganhar a forma que tem hoje. A formação rochosa mais impressionante é Hyakumai-Zara (100 placas). Um lugar realmente fantástico!


Caverna Akiyoshido, em Yamaguchi (http://www.egltours.com)

Endereço: 〒754-0511 Yamaguchi Mine-shi Shuho-cho Akiyoshi Hirotani
Telefone: 837-62-0305 [Mapa] [Vídeo]
Homepage: akiyoshido.karusuto.com

11. Caverna Nyoro Nyoro Ootaki (Hokkaido)

Nyoro Nyoro Ootaki, Hokkaido (http://hokkaidolikers.com)

Bem, esta é uma caverna um pouco diferente das demais citadas aqui neste artigo, mas não menos interessante… Trata-se de uma caverna repleta de pilares e pingentes de gelo, situada em Ootaki, província de Hokkaido! Durante o rigoroso inverno, a água da nascente escorre do teto da caverna e se transforma nesses belos estalactites de gelo, semelhantes a vidro e cristais.

Os pingentes de gelo se parecem um pouco com brotos de bambu e por essa razão, são chamados de “Takenoko Kori” (百畳敷洞窟の氷筍). São cerca de 5.000 estalagmites de gelo que ocupam uma área equivalente a 100 tatames. Apesar do frio congelante, vale a pena visitar a caverna Nyoro Nyoro e ver de pertinho essas belas esculturas de gelo criadas pela nossa querida mãe natureza.

Endereço: 113 Yutoku-cho, Otaki-ku,Date, Hokkaido
Telefone: 0142-68-5180 [Mapa] [Vídeo]
Homepage: www.ooa-guide.com/index.html

Já teve oportunidade de conhecer alguma dessas cavernas subterrâneas do Japão?
Conte-nos sua experiência ou deixe alguma sugestão!
🙂

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Nara Leão

    E pode nadar nessas cavernas? Pergunto isso porque sou bastante aventureira, não posso ver água que já viro o Nemo. (risos)

  2. _KJ

    Sílvia, novamente parabenizo pela mudança no sistema de comentários para o Disqus.
    Já era para eu ter falado isso desde que notei a mudança e não sei se já foi percebido / comunicado, mas o sistema de comentários não está aparecendo ao acessar pelo mobile. Aqui no Desktop está tudo excelente, porém no smartphone está ausente toda a parte do Disqus.
    Era só para avisá-la. Obrigado =D

  3. Ivam Nozaki

    Uma pequena correção. Okutama fica no extremo oeste da metropole de Tokyo e não no norte como está na matéria

  4. Você nua deve ser uma beleza ,ui ♥ o.o

  5. Tá normal no meu mobile.

  6. _KJ

    É que agora foi corrigido, rs. Antes não aparecia nada.

  7. Nara Leão

    Cuidado, eu posso ser assustadora, hehe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *