Receita de Tonkatsu (Carne de Porco Empanada)


Receita de Tonkatsu

Receita de Tonkatsu (Carne de Porco Empanada)

Tonkatsu (とんかつ) significa literalmente “costeleta de porco”. Trata-se de um prato da culinária japonesa, criado no fim do século XIX e um dos mais populares do Japão. Consiste de uma costeleta de porco empanada e frita, (podendo ser utilizado também filé de porco ヒレ ou lombo ロース), fatiada em pequenos pedaços e servida com arroz branco, repolho picado e sopa de missô.

Originalmente era considerada uma variedade yōshoku de pratos da culinária europeia, inventada no fim do século XIX, e era chamada de katsuretsu (“costeleta”) ou simplesmente katsu. Tornou-se um prato popular entre os estudantes, especialmente degustado nas vésperas de exames para trazer sorte, pois “Katsu” está associado com “ganhar” ou “ser vitorioso” em japonês.

Inicialmente eram feitos com carne bovina, mas em 1890 surgiu a primeira versão feita com carne suína, servida em um restaurante de comida ocidental no distrito de Ginza, em Tóquio. A partir da década de 1930, surgiu o termo “tonkatsu” para se referir a esse prato tradicional japonês.

Tonkatsu, costeleta de porco empanada

Tonkatsu é um prato apreciado por pessoas de todas as idades e fácil de ser preparado. Primeiramente, a carne costuma ser salgada e temperada a gosto, e em seguida passada levemente por farinha de trigo, mergulhada numa mistura de ovo e empanada com o panko (farinha de rosca à moda japonesa). Por último, os bifes à milanesa são fritos em óleo bem quente.

Normalmente, o Tonkatsu é servido com arroz branco, missoshiru e salada de repolho. O ‘toque’ de sabor fica por conta do molho típico, o ‘tonkatsu sauce’. Esse molho é levemente adocicado e pode ser comprado pronto em supermercados japoneses. O Tonkatsu também é integrante em outros pratos como o Katsudon (servido com arroz em uma tigela) e o Katsu Kare (com arroz branco e curry).

Katsu kare

Confira a Receita do Tonkatsu no vídeo abaixo


Link do vídeo (YouTube

Referências: Wikipedia

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. Carlos Dimitrís

    quanta coisa gostosa tem no japao enchera boca d agua.

  2. Katia

    Gostamos muito dessa comida ?

  3. Thiago Ramos

    Ontem provei esse prato pela primeira vez na vida, delicioso!

  4. Lígia M.M.Tamachiro

    Agora pouco vi receita do bolo fofo japonês base feito de cream cheese..mas achei estranho..pous não está escrito a quantidade de maizena e talvez vai leite também..favor verificarem pois o vídeo mostra maizena e leite…obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *