14 aldeias históricas para conhecer no Japão


14 aldeias históricas para conhecer no Japão

No Japão há muitos lugares interessantes para se conhecer, entre eles estão sítios arqueológicos e aldeias antigas que datam o período Yayoi e Edo. Embora muita coisa tenha se perdido devido a incêndios, terremotos, guerras e desenvolvimento das cidades ao longo dos séculos, ainda é possível encontrar alguns desses locais muito bem preservados.

Réplica de casas originais foram construídas em alguns locais com o objetivo de manter vivo os costumes locais dos moradores de determinado período. Por causa disso, os visitantes tem a oportunidade de sentir a atmosfera daqueles velhos tempos. Confira alguns desses locais:

1. Shirakawa go 白川郷 (Gifu)

Shirakawa-Go é uma aldeia japonesa que se localiza na fronteira dos Alpes do Japão, a uma hora de Takayama. É famosa pelas suas habitações tradicionais, chamadas gasshoku, inteiramente construídas em madeira e com o telhado coberto por palhas de arroz, que são trocadas a cada cinco anos. No local também é realizado o famoso Doburoku matsuri.


Link do vídeo (YouTube)

Website: http://ml.shirakawa-go.org/en/ [Mapa]

2. Gokayama 五箇山 (Toyama)

Assim como Shirakawa-Go, Gokayama tem casas no estilo Gasshō-zukuri, e também foi tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade. Muitas das casas ultrapassam os 300 anos de idade e a razão para a sobrevivência deste estilo arquitetônico tradicional, assim como estilo de vida, é atribuída à localização isolada nas margens superiores do rio Shogawa.


Link do vídeo (YouTube)

Website: http://www.gokayama.jp/ [Mapa]

3. Koka Ninja Village 甲賀の里忍術村 (Shiga)

O Koka Ninja Village é uma aldeia localizada em Koka, uma cidade rural na província de Shiga, não muito longe de Kyoto. Juntamente com a cidade vizinha de Iga, Koka pode ser considerada o berço da cultura ninja, e possui algumas atrações relacionadas a esse tema como o Koka Ninja Village, uma aldeia ninja que abriga casas antigas em meio a uma floresta.


Link do vídeo (YouTube)

Website: http://koka.ninpou.jp/ [Mapa]

4. Yoshinogari Historical Park 吉野ヶ里歴史公園 (Saga)

O parque arqueológico de Yoshinogari, está situado ao norte de Kyushu, no distrito de Kanzaki, província de Saga. O local se caracteriza por possuir 350 casas e mais de 2500 túmulos do período Yayoi (300 aC – 300 dC). A cultura Yayoi introduziu novos tipos de cerâmica, organização social, cultivo de arroz e o uso de instrumentos rituais de bronze em Kyushu.


Link do vídeo (YouTube)

Website: http://www.yoshinogari.jp/en/ [Mapa]

5. Ouchi-juku Traditional Village 大内宿 (Fukushima)

Situado na região de Tohoku, Ouchi-juku é conhecido por suas 30 casas de telhado de palha inalteradas desde o Período Edo e alinhadas ao longo da estrada. Atualmente essas casas foram transformadas em restaurantes de comida local e lojas de souvenires, atraindo milhares de visitantes de todo o Japão que apreciam a atmosfera típica do período feudal.


Link do vídeo (YouTube)

Website: http://shimogo.jp/sightseeing/oouchijuku/ [Mapa]

6. Kayabuki no Sato かやぶきの里 (Kyoto)

Miyama é uma área rural remota nas montanhas a 30 quilômetros a norte do centro de Kyoto. A área é famosa por suas tradicionais fazendas de telhado de palha (kayabuki), das quais mais de 200 podem ser vistas espalhando o campo. Ao contrário de outros vilarejos históricos, essas casas ainda servem de moradia para pessoas que vivem e trabalham no campo.


Link do vídeo (YouTube)

Website: http://shindo-shindigo.com/museum/ [Mapa]

7. Yayoi Village 弥生の村 (Fukuoka)

Yayoi Village está situado na área de Itazuke, província de Fukuoka e trata-se de uma réplica de uma aldeia que existiu entre o final do período Jomon (cerca de 3000 Anos aC) e período tardio de Yayoi (cerca de 200 anos AC). A aldeia considerada a mais antiga do Japão, passou a ser escavada por arqueólogos durante a década de 50 e declarada local histórico em 1975.


Link do vídeo (YouTube)

Website: http://itazuke-iseki.kmtk4.net/ [Mapa]

8. Iyashi no Sato いやしの里 (Yamanashi)

Saiko Iyashi no Sato Nenba, Yamanashi

Iyashi no Sato foi construída no local onde existia uma antiga aldeia agrícola às margens do lago Saiko, em Yamanashi. A aldeia foi destruída por um deslizamento de terra durante um tufão em 1966. Quarenta anos depois, as tradicionais casas cobertas de palha da vila foram reconstruídas e reabertas como um museu ao ar livre e uma vila de artesanato tradicional.


Link do vídeo (YouTube)

Website: http://www.fujisan.ne.jp/iyashi/ [Mapa]

9. Otsuka Village 大塚歳勝土跡公園 (Yokohama)

Otsuka está localizada no topo de uma colina em Yokohama e se caracteriza pelas ruínas de uma antiga aldeia que surgiu no período Yayoi (300 aC – 300 dC). Os antigos aldeões viviam em casas de palha dentro de uma área fortificada, o que sugere que naqueles tempos poderia haver conflitos com clãs de outras aldeias ou medo de invasores ou bandidos.


Link do vídeo (YouTube)

Website: http://www.rekihaku.city.yokohama.jp/en/ [Mapa]

10. Tono Furusato Village 遠野ふるさと村 (Iwate)

Tono Furusato Village é uma instalação que reproduz uma vila típica da montanha de Tono que existia durante o período Edo, cujo objetivo é preservar a cultura local, como as casas rurais do estilo Nambu Magariya e as técnicas desenvolvidas a partir da vida cotidiana. Os guias da aldeia, que também são encarregados de protege-la são chamados de Maburitto.


Link do vídeo (YouTube)

Website: http://www.tono-furusato.jp/ [Mapa]

11. Shiraoi Ainu Museum アイヌ民族博物館 (Hokkaido)

Ainu Minzoku Hakubutsukan é também conhecido como Porotokotan, que significa “grande aldeia do lago” na língua Ainu. Trata-se de uma réplica de uma antiga vila, composta por cinco casas de palha ao longo da costa do lago Poroto, cujo o objetivo é de mostrar os diferentes aspectos da cultura e do estilo de vida Ainu, os povos indígenas do norte do Japão.


Link do vídeo (YouTube)

Website: http://www.ainu-museum.or.jp/ [Mapa]

12. Kaitaku no Mura 開拓の村 (Hokkaido)

A Vila Histórica de Hokkaido é um museu ao ar livre nos subúrbios de Sapporo, que exibe cerca de 60 edifícios típicos de todo Hokkaido, datando os Períodos Meiji e Taisho (1868 a 1926), época em que o desenvolvimento de Hokkaido foi realizado em grande escala. Existem quatro seções diferentes: cidade, vila de pescadores, aldeia rural e aldeia na montanha.


Link do vídeo (YouTube)

Website: http://www.kaitaku.or.jp/ [Mapa]

13. Hinohara village 檜原村 (Tóquio)

Hinohara Village está localizado no distrito de Kazuma, a oeste de Tóquio. Lá você encontrará florestas, cachoeira e o “Janoyu Onsen Takaraso”, uma pousada e onsen com 300 anos de idade que originalmente era usado para sericultura. Possui telhado de palha em forma de capacete de samurai, incorporando o espírito guerreiro e rural do período Edo.


Link do vídeo (YouTube)

Website: http://janoyu-takarasou.o.oo7.jp/ [Mapa]

14. Toro Iseki Museum 登呂遺跡 (Shizuoka ken)

Toro Iseki é um sítio arqueológico situado em Suruga Ward, na cidade de Shizuoka. As ruínas datam o século I dC, no período tardio de Yayoi. Descoberto em 1943, foi escavado em 1947-48 e foi designado como monumento histórico nacional em 1952. Réplicas das casas originais foram construídas e a área preservada foi transformado em um parque público.


Link do vídeo (YouTube)

Website: http://www.shizuoka-toromuseum.jp/ [Mapa]

E aí? O que achou dessas aldeias históricas do Japão? Já conheceu alguma delas? E se ainda não, qual ficou com vontade de conhecer? Deixe seu comentário 🙂

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. Muito obrigado. Gostei!

  2. Luzineide dos Santos de Carvalho

    Gostei de todas, se pudesse … Vou rever com calma tudo aqui. Muito bom. Obrigada.

  3. Matheus Yukio

    Esqueceram de mencionar a vila Inunaki que agora já está abandonada e que o acesso para ela está impossibilitado. Devido ao abandono dessa vila, muitas pessoas na net já fizeram lendas urbanas a respeito desse lugar, dizendo que lá as leis regentes do Japão não são regentes daquele lugar, outras pessoas dizem que os moradores de Inunaki são pessoas totalmente canibais, fazem casamentos entre parentes e que rola de tudo lá dentro, sem esquecer é claro que, lá não existe telefone ou que se algum visitante adentrar por engano lá, este por sua vez não verá a luz do dia.

  4. Pingback: Conheça o vilarejo Ouchijuku, em Fukushima! | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *