20 fatos que você provavelmente não saiba sobre Ukiyo-e, a xilogravura do Período Edo


20 fatos que você provavelmente não sabia sobre Ukiyoe

Você sabe o que é Ukiyo-e (浮世絵)? Trata-se de um gênero artístico que floresceu no Japão durante o período Edo. Confira alguns fatos sobre esta arte única!

Você provavelmente já ouviu sobre Katsushika Hokusai (北 斎 葛 飾), que pintou a icônica “Grande Onda de Kanagawa”. Ele é um dos famosos artistas Ukiyo-e no Japão. Ukiyo-e (浮世絵) é um gênero de xilogravuras japonesas que significa “Retratos do mundo flutuante”.

Foram produzidos entre os séculos XVII e XX, mostrando paisagens, contos da história e do teatro. É o principal gênero artístico de impressão em xilogravura no Japão.

Ukiyo-e era barato porque podia ser produzido em massa. Eram destinados principalmente aos cidadãos comuns, que geralmente não eram ricos o suficiente para pagar uma pintura original. O tema central de Ukiyo-e era abordar a vida na cidade, em particular as atividades e cenas do distrito de entretenimento. Até hoje, o Ukiyo-e ainda é muito popular em todo o mundo.

Um romancista da época, Asai Ryōi, em seu Ukiyo monogatari (浮世物語) ou “Contos do Mundo Flutuante”, escrito em 1661, nos dá uma visão sobre a ideia do mundo flutuante:

Vivendo apenas o momento, voltando toda a nossa atenção para os prazeres da lua, da neve, das flores de cerejeira e das folhas de bordo; cantando canções, bebendo vinho, nos divertindo apenas em flutuar, flutuar; … recusando-se a desanimar, como uma cabaça que flutua junto com a corrente do rio: isso é o que chamamos de mundo flutuante “.

Bom, se você ainda está confuso sobre este gênero de arte único que floresceu no Japão durante o período Edo, trouxemos alguns fatos esclarecedores sobre a arte Ukiyo-e!

1. Ukiyo-e foi um gênero de arte estabelecido durante o período Edo.

O processo de impressão em xilogravura em uma impressão de Utagawa Kunisada, 1857. Uma gráfica real não teria sido ocupada por tais belezas. Imagem: hanga-museum.jp

Ukiyoe geralmente eram gravuras impressas em papel washi. Eles eram de cores vibrantes e tratavam de muitos temas diferentes. A imagem acima é uma obra de Utagawa Kunisada (三代歌川豊国) retratando uma gráfica de impressão Ukiyo-e ocupada por mulheres.

2. Ukiyoe tinha dois estilos diferentes: xilogravura e pincel.

No período Edo, as gravuras feitas com pincéis costumavam ser muito caras, as tornavam inacessíveis aos cidadãos comuns. Ukiyoe tornou-se uma arte popular quando os artistas começaram a cortar madeira, que era mais barato e fácil de produzir em massa.

3. Ukiyo (浮世) significa o estilo atual (現代風 – Gendaifuu) em japonês.

Vista do Monte Fuji , parte da série Cinquenta e três Estações da Série Tokaido de Hiroshige, publicada em 1850

Ukiyo (浮世) é traduzido como “Retratos do mundo flutuante”. Mas também há outros 3 significados. Um é o mundo da incerteza, que é usado no contexto budista. Dois é o mundo do prazer. Três é vida ou sociedade. A imagem acima é obra de Utagawa Hiroshige (歌川 広重).

4. Os temas das obras de Ukiyoe eram muito diversos

As obras acima são de Utamaro Kitagawa (喜多川歌麿), artista especializado no tema Bijinga (美人画)

Alguns deles eram Bijinga (美人画 – Fotos de mulheres bonitas), Yakushae (役者絵 – Fotos de atores Kabuki), Shibaie (芝居絵 – Fotos de cenas teatrais), Kachouga (花鳥画 – Fotos de flores, pássaros, peixes), Giga (戯画 – Imagens com toque cômico), Shunga (春画 – Fotos com temas sexuais), etc. As imagens acima são do tema Bijinga, de Utamaro Kitagawa (喜多川歌麿).

5. Ukiyoe desenhado com pincel é chamado de Nikuhitsuga (肉筆画)

Esta pintura em biombos eram muito popular no período Edo. Os biombos eram usados para dividir ambientes nas antigas casas japonesas

Eles existiam antes da xilogravura Ukiyoe. Nikuhitsuga foram desenhados em muitos materiais diferentes. Por exemplo, Byoubu-e (屏風絵 – Pinturas desenhadas em uma tela dobrável), Emaki (絵巻 – Pinturas desenhadas em rolos), Kakemono (掛け物 – Imagens desenhadas para pendurar), Ema (絵馬 – Pinturas desenhadas na Ema)m etc. A imagem acima é um Byoubu-e.

6. Ukiyo-e fazia parte da cultura de massa em Edo

Obra Ukiyo Tsurezure de Kiyonobu Torii, 1725

Visto que o Ukiyoe se tornou mais barato e acessível quando se voltou para a xilogravura, ele se tornou parte da cultura de massa japonesa. Eles descreveram as maneiras e os costumes da época e são uma valiosa fonte histórica para sabermos como era a vida cotidiana naqueles tempos tão antigos. A imagem acima é a obra ‘Ukiyo Tsurezure’ de Kiyonobu Torii.

7. Ukiyo-e tem um estilo de desenho muito distinto.


À esquerda, “Sudden Shower over Shin-Ōhashi bridge and Atake”, de Hiroshige Utagawa, 1857
À direita ‘The Bridge in the Rain’ 1887, de Vincent Van Gogh

Os temas na arte Ukiyo-e são desenhados com ousadia e clareza. Possui uma composição dinâmica e sem sombras. É bem sabido que o famoso pintor holandês Vincent Van Gogh foi inspirado pela arte Ukiyoe e croiu obras claramente influenciadas por ela. A imagem acima é uma das obras em que Gogh se inspirou; uma obra de Hiroshige Utagawa (歌川広重).

8. Os artistas adotaram o sobrenome do mestre

Pintura ukiyo-e feita por Katsushika Hokusai aos 90 anos de idade. Imagem: intojapanwaraku.com

Assim como no Kabuki, os artistas de ukiyo-e quando se tornavam famosos, adotavam o sobrenome do mestre. Como o estilo é semelhante, mais tarde, eles seriam referidos como o grupo de (sobrenome do artista) ao descrever a história da arte Ukiyo-e. O famoso pintor Hokusai por exemplo, adotou o sobrenome Katsukawa, do seu mestre Katsukawa Shunsho.

De agora em diante, vamos apresentar alguns dos mais famosos artistas Ukiyoe do Período Edo e início do Período Meiji.

9. Kiyonobu Torii (鳥居清信)

Arte Ukiyo-e de Kiyonobu Torii

Kiyonobu Torii foi um dos artistas Ukiyoe que floresceu no meio do período Edo. Ele é o pioneiro do nome Torii na arte Ukiyo-e. Ele se especializou nos temas Yakushae e Bijinga.

10. Hishikawa Moronobu (菱川師宣)

Arte Ukiyo-e de Hishikawa Moronobu

Hishikawa Monorobu (菱川師宣) foi um dos fundadores do estilo Ukiyo-e, desvinculando a gravura dos livros, que a encarecia, e passando a fazer dela um produto avulso. Uma de suas obras mais famosas, que podemos ver na imagem acima, é “Mikaeri Bijinzu (見返り美人図)” (Uma linda mulher olhando para trás), foi transformada em selo em 1948.

11. Harunobu Suzuki (鈴木春信)

Two girls, 1750 Suzuki Harunobu

Harunobu Suzuki, também conhecido como Hozumi Harunobu, foi um dos artistas Ukiyoe que floresceu no meio do período Edo. Ele é famoso por adotar o tema Bijinga. Suzuki também é conhecido por criar e dominar a técnica de adicionar cor às xilogravuras.

A técnica nishiki-e, criada em 1765, consistia em imprimir por meio de pranchas sucessivas uma ampla variedade de cores na mesma lâmina, o que trouxe maior versatilidade à arte da gravura.

12. Shigemasa Kitao (北尾重政)

Arte Ukiyo-e de Shigemasa Kitao

Shigemasa Kitao foi um dos artistas Ukiyoe mais proeminentes no meio do período Edo. Ele trabalhou em muitos Ehon (絵本), que são livros ilustrados. Um de seus mais famosos Ehon é “Seirou Bijin Awase Sugata Kagami” em que trabalhou junto com Shunsho Katukawa. Este livro continha obras que retratavam a vida das cortesãs Oiran no distrito de Yoshiwara.

13. Utamaro Kitagawa (喜多川歌麿)

‘Kanseisanbijin’ de Kitagawa Utamaro

Ao lado de Hokusai Katsushika, Utamaro Kitagawa é um dos artistas Ukiyoe mais famosos no exterior. Ele é conhecido por suas linhas delicadas e graciosas de Bijinga. Ele criou um estilo de deixar o fundo completamente em branco e focar mais na figura principal da gravura.

14. Toyokuni Utagawa (歌川豊国)

Onoe Eisaburo, de Utagawa Toyokuni, 1800

Toyokuni Utagawa é também conhecido como Kumayagomon (熊右衛門) e Ichiyousai (一 陽斎). Toyokuni Utagawa é famoso pelo tema Yakushae, e uma de suas obras famosas se chama “Yakusha Butai No Sugatae” (役者舞台之姿絵). Ele faz parte do grupo Utagawa (歌川).

15. Utagawa Kunimasa (歌川国政)

Utagawa Kunimasa Ichikawa Danjuro V in Shibaraku, 1796

Utagawa Kunimasa foi um dos artistas Ukiyoe que floresceu no final do período Edo. Ele trabalhou pela primeira vez em uma tinturaria depois de chegar em Edo (a moderna Tóquio). Foi lá que ele foi notado por Utagawa Toyokuni, de quem se tornou aprendiz. Ele se especializou em Yakushae de atores kabuki e por seus retratos bijin-ga de mulheres bonitas.

16. Eisen Keisai (渓斎英泉)

Arte Ukiyo-e da série ‘Toto geiko’, de Eisen Keisai

Eisen Keisai foi um dos artistas Ukiyoe que floresceu no final do período Edo. Ele se especializou em bijin-ga e Shunga. Seus mais notórios trabalhos, incluindo pinturas em ōkubi-e, são considerados “obras-primas” da fase de decadência da era Bunsei (1818-1830).

Durante parte de sua carreira de artista visual, adotou o nome de “Ikeda Eisen”. No seu trabalho de escritor, usou “Ippitsuan” e produziu sobretudo biografias sobre o 47 rōnin.

17. Hokusai Katsushika (北斎葛飾)

Arte Ukiyo-e de Hokusai ‘A Grande Onda de Kanagawa’, 1832

Hokusai Katsushika é provavelmente o mais famoso artista Ukiyoe no exterior. Houve uma exposição individual de Hokusai Katsushika em Boston. A imagem acima é provavelmente seu trabalho mais conhecido, ‘Big Wave’ ou ‘A Grande Onda de Kanagawa. de 1832.

18. Kunisada Utagawa (歌川国貞)

Kunisada Yoshiwara ‘As horas de Yoshiwara’, 1818

Kunisada Utagawa, conhecido como o terceiro aluno de Toyokoku Utagawa, foi um dos artistas Ukiyoe durante o período Edo. Ele é considerado o artista com mais obras Ukiyo-e, com aproximadamente 10.000. Suas ilustrações criaram um movimento “Genji-e” (源氏 絵 – Pinturas do Conto de Genji), no qual acabou influenciando também o Teatro Kabuki.

19. Chikanobu Youshu (楊洲周延)

Arte Ukiyo-e de Chikanobu Youshu, retratando Yaegaki-hime a carregar o elmo do guerreiro Takeda Shingen, 1898.

Chikanobu Yoshu, também conhecido como Toyohara Chikanobu, é considerado um dos artistas Ukiyoe que floresceu durante o final do período Edo e o início do período Meiji. Ele se especializou em fotos que descreviam o dia a dia das pessoas, e Bijinga.

Chikanobu trabalhava a partir de temáticas comuns ao ukiyo-e, como cortesãs e teatro kabuki, além de eventos históricos. Durante o período Meiji, pintou a influência ocidental na sociedade japonesa e muitas de suas peças figuraram em livros de história da Era Meiji.

20. Yoshitoshi Tsukioka (月岡芳年)

Arte Ukiyo-e ‘Yoshitoshi Nihon ryakushi Susanoo-no-mikoto’, de Yoshitoshi Tsukioka, 1887

Yoshitoshi Tsukioka, também conhecido como Taiso Yoshitoshi, é um dos artistas Ukiyoe que floresceu durante o final do período Edo e o início do período Meiji. Yoshitoshi Tsukioka era famoso por escrever ilustrações sangrentas e chocantes para histórias de terror.

No livro “Eimei Nijyu-hachi Shu-ku” (英名二十八衆句), um livro com cenas sangrentas de Kabuki, ele desenhou 11 de 28 ilustrações. O governo Meiji proibiu este livro porque era muito chocante. Yoshitoshi Tsukioka não estudou apenas arte japonesa, mas também arte ocidental.

Fontes: wiki.kidzsearch.com, tsunagujapan.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *