6 Santuários Xintoístas em Tóquio Para Atender Seus Desejos Mais Inusitados!


6 Santuários Xintoístas em Tóquio Para Atender Seus Desejos Mais Insanos

Como muitos já sabem, o xintoísmo é a religião nativa do Japão. Em todos os lugares podemos encontrar santuários xintoístas, estrutura cujo propósito principal é consagrar um ou mais kamis (divindades) e guardar objetos sagrados. Os nomes dos templos xintoístas podem carregar diversas terminações como sha, jinja, jingū, taisha, ubusuna, yashiro, entre outros.

Estima-se que o número de templos xintoístas no Japão seja por volta de 100 000. E muitos deles são visitados por atenderem desejos específicos, alguns até inusitados. E são esses que iremos mostrar nesse artigo. Todos os que citaremos estão localizados em Tóquio.

Shiba Daijingu 芝大神宮 (Daimon)

Shiba Daijingu (odigo.jp)

Se você quer proteção contra a má sorte, então este pode ser o santuário certo para você! O Santuário xintoísta Shiba Daijingu fica a poucos passos da Estação Hamamatsucho. Ficou famosa por causa do dorama da NHK Gō: Hime-tachi no Sengoku, onde a protagonista queria visitar o Shiba Daijingu para pedir pela vitória de seu marido na guerra.

Infelizmente, ela não conseguiu ir, mas enviou a ama de leite de seu filho, Lady Kasuga para esta missão. Lá no santuário é possível comprar um omamori raro, que é uma espécie de amuleto de sorte para afastar toda uma vida de má sorte para quem o portar.


Endereço: 1 Chome-12-7 Shibadaimon, Minato, Tokyo 105-0012, Japão [Mapa]

Yushima Tenman-gu 湯島天満宮 (Yushima)

Yushima Tenmangu Shrine (Wikimedia Commons)

Se você quiser ganhar na loteria, então este pode ser o santuário certo para você!. Localizado perto do Ueno Park e da Universidade de Tóquio, este santuário xintoísta em particular é dedicado ao deus da aprendizagem, Sugawara no Michizane.

É muito visitado por estudantes que desejam ir bem nos exames escolares, mas desde o Período Edo tem sido visitado também por pessoas que querem aumentar suas chances de ganhar na loteria. Não sei se é verdade, mas vou anotar esse local na minha listinha. 🙂


Endereço: 3 Chome-30-1 Yushima, Bunkyō, Tokyo 113-0034, Japão [Mapa]

Otori Jinja 大鳥神社 (Asakusa / Iriya)

Otori Jinja, Asakusa (tokyobling.wordpress.com)

Se você quer melhorar suas habilidades de golfe, então este pode ser o santuário certo para você!. Otori Jinja, também conhecido como Washi Jinja, é famoso por seu festival de colheita Tori no Ichi, realizado anualmente no mês de novembro.

Estranhamente, há uma outra razão pela qual as pessoas vêm fazer orações neste santuário em particular: Melhorar suas habilidades em jogar golfe. Isso porque o nome do santuário contem o kanji “鷲” que significa “águia”, que por sua vez em inglês significa “eagle”, cujo termo também é usado no golfe quando se conclui um buraco com menos duas tacadas que o par.


Endereço: 3 Chome-1-2 Shimomeguro, Meguro, Tokyo 153-0064, Japão [Mapa]

Oji Jinja 王子神社 (Oji)

Santuário Oji (Wikimedia Commons)

Se você está preocupado com sua saúde capilar, então este santuário pode ser o certo para você fazer uma visitinha! No Oji Jinja, você encontrará à esquerda do sandō, um pequeno santuário chamado Seki, descrito como “raro”, mesmo dentro do Japão, uma vez que é dedicado a uma divindade ancestral responsável pela saúde das madeixas.

Bem, a preocupação com os cabelos (ou com a falta deles) é algo que pode atingir pessoas de todas as idades, especialmente mais velhas, portanto se você se enquadra nisso, poderá relatar às divindades sobre esses problemas. Além disso, essa visita pode te deixar aliviado e desestressado, o que é muito bom para a manutenção de uma cabeleira saudável.


Endereço: 1 Chome-1-12 Ojihoncho, Kita, Tokyo 114-0022, Japão [Mapa]

Santuário Hikawa 高円寺氷川神社 (Koenji)

Santuário Hikawa, Koenji (Wikimedia Commons)

Se você realmente precisa de um belo dia de sol, então este pode ser o santuário certo para você! O Santuário Hikawa é o único em todo o país dedicado ao deus da meteorologia. Muitas pessoas vão até lá para pedir que faça um tempo bom e ensolarado nos dias que terão eventos importantes como casamentos ou festivais, por exemplo.


Endereço: 4 Chome-44-Ban 19-gō Koenjiminami, Suginami, Tokyo 166-0003, Japão [Mapa]

Santuário Ana Inari 阿那稲荷神社 (Kitashinagawa)

Santuário Ana Inari (photozou.jp)

Se você precisar de ajuda para garantir o sucesso do seu empreendimento, então este pode ser o santuário certo para você fazer uma visita! O Santuário Ana Inari está situado dentro do recinto do Santuário Shinagawa. Empresários e empreendedores visitam a fonte do santuário e lavam suas moedas e seus selos de empresa (conhecidos como inkan ) para purificá-los e pedem para que tenham sucesso em seus negócios.


Endereço: 3 Chome Kitashinagawa, Shinagawa, Tokyo, Japão [Mapa]

Fonte: allabout-japan.com

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Sasaki Kiyoshi

    No templo de shiba,queria saber qual é esse mamori/amuleto.

  2. Pingback: Entendendo o Xintoísmo | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *