A surpreendente história de amor dos cães Shiro e Marilyn em Okinawa


A história de amor dos cães Shiro e Marilyn em Okinawa

Todos os dias Shiro enfrentava as águas frias e correntes, nadando seis quilômetros por dia para encontrar a namorada Marilyn que morava em uma ilha vizinha.

Você provavelmente conhece a história de Hachiko, o fiel cão da raça Akita que esperou por mais de 10 anos seu dono na estação de trem de Shibuya. Se você é fã de Hachiko, com certeza ficará encantado com essa bela história de amor canina que ocorreu em Okinawa.

Se um dia visitar as ilhas de Zamami e Aka, no aglomerado de Kerama Island, em Okinawa, você encontrará uma estátua em cada uma dessas ilhas. Estas são as estátuas de um casal de cães chamados Shiro e Marilyn, cuja história ficou famosa e virou até um filme em 1988.

Quem são Shiro e Marilyn?

Shiro e Marilyn eram dois cães que viviam na ilha de Zamami e eram inseparáveis. Em 1986, o dono de Shiro se mudou para a ilha vizinha de Aka, que de balsa levava 15 minutos.

Mas a distância provou não ser uma barreira para Shiro, que encarava o oceano todas as manhãs e era frequentemente avistado por moradores da ilha nadando por cerca de 3 km pelo canal entre Aka e Zamami Island, independentemente do clima ou do mar agitado, apenas para se encontrar com Marilyn e fazendo o trajeto inverso ao anoitecer para se reunir com seus donos.

Estátuas de Shiro e Marylin

O amor não conhece distância

Após se mudarem para Aka Island, o Sr. e a Sra. Nakamura perceberam que seu cachorro Shiro, desaparecia repentinamente todas as manhãs e aparecia em casa todo molhado tarde da noite. Os donos de Shiro no início ficaram intrigados e resolveram segui-lo numa manhã.

Chegaram até a praia, quando o sr. Nakamura viu seu cão pular na água e nadar. O dono correu para seu barco e começou a seguir Shiro. Três horas depois, após nadar incansavelmente por cerca de três quilômetros, Shiro chegou à ilha e entrou em uma casa.

Nesta casa, outro cachorro apareceu e eles começaram a brincar juntos. Na verdade, tratava-se de uma cadela chamada Marilyn. Essa descoberta deixou o Sr. Nakamura estupefato.

Shiro faria essa jornada todos os dias até a morte de Marilyn em 1987 – o casal teve três ninhadas de filhotes juntos, apesar da distância que os separavam. Shiro por sua vez morreu em 2000, aos 17 anos, muitos dizendo que de tristeza pela saudade da amada.

Inspiração para um filme

Imagem: news.1242.com

Essa bela história de amor emocionou os moradores locais e se espalhou pelo Japão. A popularidade de Shiro e Marilyn foi tanta que foi lançado um filme em julho de 1988 chamado Marilyn ni aitai (マリリンに逢いたい), que tem a tradução de “Quero encontrar Marilyn”.

Confira algumas cenas do filme:


Link do vídeo (YouTube)

Um amor imortalizado

Em homenagem a esse amor inspirador e inabalável, os moradores locais de ambas as ilhas arrecadaram fundos para construir estátuas de ambos os cães, cada qual erguida em suas respectiva ilha e ambas voltadas para o oceano, como se estivessem de frente para a outra.

A estátua de Shiro pode ser encontrada na praia principal da Ilha de Aka, Nishihama Beach, também de onde Shiro partia para nadar todas as manhãs.

Estátua de Shiro em Aka Island Imagem: photo-ac.com

A placa ao lado da estátua de Shiro diz:

“A história de amor de Shiro, o cachorro que nadou 3km da ilha de Aka à ilha de Zamami para visitar sua namorada Marilyn, tocou o coração de muitas pessoas e em 1988, a história se espalhou pelo Japão graças ao filme ‘Maririn ni aitai’.

Quando Shiro morreu aos 17 anos (mais de 80 em anos humanos) em 26 de novembro de 2000, coletamos contribuições de todo o país e construímos esta estátua memorial para honrar a vontade de Shiro e deixar uma lembrança permanente de suas realizações.”

Já a estátua de Marilyn pode ser encontrada na ilha de Zamami a cerca de 10 minutos do porto em direção ao acampamento Ama.

Estátua de Marilyn em Zamami IslandImagem: photo-ac.com

As Ilhas Kerama ficam de 30 a 40 km ao norte de Naha. Várias balsas de alta velocidade levam cerca de 1 hora para ir do porto de Tomari de Naha para Zamami e Aka todos os dias. Trata-se de um lugar com paisagens fascinantes, repletas de recifes de corais e vida selvagem.

Caso um dia tenha a oportunidade de visitar as Ilhas Zamami e Aka, em Okinawa, não se esqueça de procurar pelas estátuas de Shiro e Marilyn e tirar fotos para guardar de recordação. Afinal, esta bela e emocionante história de amor não merece ser esquecida não é mesmo? 😉

Estátua de Shiro (シロの像) em Aka Islands


Endereço: 936 Aka, Zamami, Shimajiri District, Okinawa 901-3311, Japão
Homepage: http://www.vill.zamami.okinawa.jp/guidemap/detail/152/

Estátua de Marilyn (マリリンの像) em Zamami Islands


Endereço: Zamami, Shimajiri District, Okinawa 901-3400, Japão
Homepage: http://www.vill.zamami.okinawa.jp/guidemap/detail/153/

Fontes: keramaislands.asia, in.travelinspirations.yahoo.com, flashfictionjapan.wordpress.com
Imagem do topo: photo-ac.com

2 Comentários

  1. Marina Fumie I Katayama

    Que bela história de amor entre dois cachorros!!! Quem diz q entre animais não existe sentimentos. Está aí a prova de um sentimento maravilhoso entre dois pets.
    C certeza há amor sim. Quem tem animalzinho de estimação em casa sabe disso. Existe amor incondicional entre um ser humano e qualquer q seja o bichinho de estimação.

  2. Denilson Magalhães Gomes

    Os animais, já sabem o que é Amor e o que é Amar, então, não vivem muito tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *