Adoção Internacional de Crianças Japonesas


Estrangeiros podem adotar crianças japonesas?

Ontem eu comentei algumas curiosidades sobre Adoção de Crianças Japonesas. Ficou ainda alguns fatos curiosos que eu gostaria de compartilhar com vocês. Como comentei no outro post, a adoção de bebês ou crianças não é uma prática tão comum no Japão, se formos comparar com outros países como Brasil e Estados Unidos.

Esse fato veio à tona, especialmente após o terremoto e tsunami de 2011, na qual centenas de crianças ficaram órfãs. “Choveu” gente de toda parte do mundo (especialmente dos EUA) querendo adotar um pequeno órfão japonês, achando que seria moleza como foi após o terremoto no Haiti, onde cerca de 1.090 crianças foram adotadas somente por americanos.

A sociedade japonesa, avessa a ideia de adoção não viu com bons olhos a enxurrada de e-mails com pedidos de adoção, muitos dizendo assim: “Eu quero uma menina, com menos de 6 meses de idade e que seja saudável“. Segundo Tazuru Ogawa, diretor da Agência Japonesa de Adoção, esse tipo de e-mail trouxe bastante desconforto para os japoneses.

como adotar uma criança no Japão

Não tem como comparar o Japão com o Haiti, pois são opostos não só economicamente como culturalmente. No Haiti por exemplo, a grande demanda de adoções foi necessário pois o país não tinha estrutura social para cuidar desses pequenos órfãos.

Já no Japão é diferente. Primeiro por se tratar de uma nação rica, que se julga capaz de cuidar dos “seus filhos”. Segundo porque com a baixa natalidade, não seria uma boa ideia deixar “seus filhos” irem embora do país.

Adoções internacionais geralmente só acontecem em último caso. Normalmente, as crianças órfãs são adotadas por parentes, ou nos piores casos vivem em instituições até que completem a maioridade. Existe ainda o pensamento de que as crianças sofrerão preconceitos por não ter o mesmo sangue dos pais adotivos.

Os japoneses dão grande importância ao DNA e à linhagem genética das famílias e por isso veem a adoção como um rompimento, um vínculo que será quebrado para sempre. Por isso, eles preferem que as crianças fiquem em instituições afim de manter intacta sua árvore genealógica.

É difícil adotar uma criança no Japão?

Existem cerca de 400 Orfanatos espalhados por todo arquipélago japonês onde vivem mais de 30 mil crianças que em tese poderiam ser adotadas por casais japoneses e estrangeiros. Desse total, em média 300 foram adotadas por japoneses e apenas cerca de 30 crianças foram adotadas por estrangeiros (dados de 2010).

E mesmo com uma sociedade avessa a adoções, cerca de 7.000 casais japoneses entraram com pedido de adoção entre os anos de 2006 e 2009 e enfrentam uma série de barreiras culturais e jurídicas para conseguirem adotar uma criança, que por outro lado também necessita do amor e dos cuidados de uma família de carne e osso.

Enfim, se tá difícil até para os casais japoneses adotarem, imagina então estrangeiros.

Não que seja impossível, mas se um casal estrangeiro quer realmente adotar uma criança japonesa, terá que ser muito paciente, pois é um processo que pode levar muito tempo.

Existe também uma outra forma de adoção sem muita burocracia em que a criança vai morar com uma família sem ser adotada legalmente.

Adoção internacional de crianças japonesas

Embora esse método seja mais simples, tem baixa procura. Segundo estatísticas do Ministério do Bem Estar, em 2008 havia apenas 3.611 crianças que viviam em lares adotivos sob esse regime. No caso de adoção legal, existem dois tipos:

Regular (a criança não perde laços parentais com sua família biológica) e Especial (para menores de 6 anos) que é a mais indicada para adoções internacionais.

No caso de brasileiros que querem adotar crianças japonesas, uma opção seria entrar em contato com o Hospital Fukuda em Kumamoto, pois este hospital tem um projeto humanitário que incentiva a adoção de crianças, especialmente aquelas que foram rejeitadas pelos pais ou que sofreram abusos e maus tratos.

Bom, no próximo post vou falar de um outro tipo de adoção que é muito comum no Japão, bastante inusitada por sinal, cujos laços consanguíneos não desempenham um papel importante. Espero que tenham gostado do post de hoje. 😉

Referências: Fox News, Japan Times

26 Comentários

  1. Pingback: Adoção de Crianças No Japão | Curiosidades do Japão

  2. Marisa Kiyuna

    Conheci uma brasileira que tirou cidadania japonesa pra poder adotar um menino com deficiência mental e motora japonesa que provavelmente foi abandonado pelos pais.Uma história muito bonita.

  3. Margot

    Nossa meu sonho é adotar um casal de japonesinhos

  4. ketllin

    Adotar um garotinho japones desde bebezinho é uma coisa que só no pensar me deixa muito feliz…é algo que nos ultimos tempos venho pensando como seria especial amar e cuidar de uma criança japoneza desde piquenininho e ver crescelo com muito carinho e felicidade … espero que um dia eu consiga realizar meus sonhos..

  5. Rose Rodrigues Alves

    Gostaria muito de ter uma bebe japonesa ou chinesa menor de 6 meses Qto mais nova melhor

  6. Lucimara

    Meu marido é nissey e eu sou brasileira, gostaria muito de ter um casal de japonês, amaria de ter como meus filhos, é o meu sonho

  7. avelino do nascimento

    Tmviva silva tens temas muito agradavel goatei do tema interssante agora fiquei mais badalado com cultura japonesa mais uma coisa que eu quero saber silvia. Como ê a vida de um estrangeiro que casa com uma japonesa quaus sao od preconceitos.

  8. Regina Akemi

    Parabéns pela matéria ,gostaria de saber se é possível adotar um bebê morando aqui no Brasil,somos descentes de japoneses, gostaria muito de saber.

  9. Paulo Sergio Chimirre

    Bom dia ,gostariamos de adotar uma criança japonesa nos traços mas pode ser nascida aqui no brasil ,existe um orfanato em São Paulo de crianças de origem oriental,obrigado.

  10. Merlem Lupim vieira

    Oi so pessoas que tem muito dinheiro que pode adotada criança japonesas ou colque pessoa pode adotada criança japonesas ou

  11. Amanda

    Queria adotar um beber japonês
    Queria adotar um beber japonês pois gosto muitos desses olhinhos bonitinhos apertados tenho uma filha ela iria amar ter um irmãozinho pra brincar

  12. Ana

    Esqueceu de falar q tem que, e quase impossivel. Adotar. Tem , estrageiro q consegue . Mas e a minoria da minoria.

  13. Já participei 1 vez como tradutora em uma adoção, e para as instituições, quem realmente quer adotar uma criança e quer dar amor, não fica escolhendo a idade e etc…
    Para quem quer adotar, precisa “ provar “muitas coisas, como o que pretende fazer pelo futuro delas, se há condições em dar estudos, carinho, conforto etc.., só amor não é o suficiente…

  14. Clara

    Nossa eu adoraria adotar uma japonesa. Eu e meu marido na vemos a hora de ir para o Japão e tentar adotar nossa futura filha.
    E claro que já tenho todas as coisas necessárias para adotar .
    E claro que dinheiro não é problema.

  15. Gustavo Henrique costa Fernándes

    Meu Sonora e adotar uma menininha japonesa

  16. Regis

    Meu sonho sempre foi ter um bebê japonês.amo o povo, a cultura, o senso de educação e responsabilidade. Tenho muitos amigos mestiços, já fui ao Japão e me apaixonei mais ainda por lá. Perdi uma bebê menina ano passado e a única coisa que me dá alegria é pensar em adotar um japonês (a). Senão eu não quero mais ter filhos. Quem sabe Deus me dá esse presente, mas tb não quero que a criança sofra preconceito e se sinta um peixe fora d’água conosco. Teria que ser de uma maneira muito especial, pq aqui tem muito amor pra dar.

  17. Ryu Zenku

    Eu adoraria ter um bebezinho menino Japonês adotado é o meu maior sonho eu ia chama-lo de Ryûnosuke Zenku
    pois meu nome significa dragão traduzido para o português já o dele significa filho do dragão que combina e fica top
    ( o meu sobre nome é Zenku )

  18. Moura Yamanishi

    Depois de algum tempo com obstáculos para ter um bebê , então decidimos termos um ser humano tão querido e especial para que possamos sermos uma familia que terá mais expectativa e com dedicação em convívio familiar,

  19. Nadir Rosa de Oliveira Santos

    gostaria de adota um bebê japonês,e ama-lo muito.

  20. Sabrina ni6

    meu sonho é ser mãe de um menina pois tenho um filho de 14 anos sansei tem um leve autismo e tdh elee pede uma ia mais por problemS de saúde não posso gerar gostaria de q fosse oriental pata a ele não veja diferença e q seja amoroso e companheiro de sua irmã!! sou casada com um sansei tbm!!

  21. sophia

    eu to escrevendo uma fanfic e minha personagem é japonesa mas foi adotada por uma americana e um grego, vim atrás de informações pra garantir que não vou escrever besteirakkk

  22. Segredo

    Meu sonho que quero adotar criança japonesa e surda. Porque eu sou surda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *