Este vídeo retrata a cultura de trabalho no Japão ao longo dos últimos 100 anos


Este vídeo retrata a cultura de trabalho no Japão ao longo dos últimos 100 anos

“100 Years of Work in Japan” é um vídeo de pixel art que retrata a Cultura de Trabalho no Japão ao longo dos últimos 100 anos. Vale a pena conferir! 🙂

Já se passaram 100 anos desde a década de 1920, quando o estilo de trabalho do “assalariado” nasceu na sociedade japonesa. Agora que a sociedade parece ter chegado a um ponto de virada, a SmartHR produziu um vídeo que relembra os 100 anos de “cultura de trabalho” no Japão.

SmartHR é uma empresa japonesa de recursos humanos. Ela queria montar uma retrospectiva visual sobre as mudanças na cultura de trabalho japonesa ao longo do século e para isso, entrou em contato com o artista de pixel Motocross Saito, e o resultado foi realmente incrível.

O título do vídeo em japonês é “Hataraku no Hyaunenshi” e inglês é “100 Years of Work in Japan” (100 anos de trabalho no Japão). Vale muito a pena conferir! 🙂


Link do vídeo (YouTube)

Um breve resumo do que é apresentado no vídeo

▶ 1920, quando o termo “assalariado” surgiu pela primeira vez.

▶ 1930, quando as mulheres ingressaram pela primeira vez na força de trabalho conhecida como “shokugyo fujin” ou profissionais femininas.

▶ 1940, em transição para a era pós-guerra.

▶ 1950, trabalhando para uma sociedade economicamente estável após a guerra.

▶ 1960, o lançamento do trem-bala Shinkansen marca o início de uma nova era.

▶ 1970, tornar-se um país desenvolvido significa trens superlotados de trabalhadores.

▶ 1980, o surgimento de “kigyou senshi” (企業戦士) ou “guerreiro corporativo”, que trabalhava horas extras muito depois do pôr do sol durante a “bolha econômica”. Foi aqui que começou a nascer um termo chamado “Karoshi” que significa “Morte por excesso de trabalho”.

A ascensão do Japão da devastação da Segunda Guerra Mundial à proeminência econômica e as enormes reparações de guerra que pagaram nas décadas seguintes ao pós-guerra foram consideradas um gatilho para o que foi chamado mais tarde, de nova epidemia.

▶ Ainda na década de 1980, mesmo que o trabalho termine tarde da noite, ainda há compromissos pós-trabalho conhecidos como “Nomikai” ou “Beber após o trabalho” que eventualmente fizeram parte da construção de solidariedade e networking da empresa.

▶ Na década de 1990, dispositivos de comunicação móvel e mais mulheres entrando no mercado de trabalho tornaram-se parte permanente da vida profissional no Japão.

▶ De 2000 a 2010, os laptops criam uma espécie de “trabalhador nômade” que passa o tempo trabalhando fora do escritório, tais como em uma cafeteria. Trabalhadores fumando em suas mesas de trabalho eram comuns nos anos 80, mas agora há placas de “proibido fumar” em quase todos os lugares, sendo permitido apenas em lugares específicos em espaços públicos.

▶ 2020, após a necessidade de se adaptar a um novo normal após a Segunda Guerra Mundial, o Japão precisou se adaptar novamente por causa do surto de pandemia de coronavírus.

▶ 2020, agora trabalhar em casa começou a se tornar um novo normal.

Como podemos ver, foi a partir da cultura de trabalho do Japão dos anos 80 que muitas coisas começaram a sair dos eixos e os resultados podemos observar hoje em dia. No pós-guerra, o Japão tornou-se uma potência econômica avançada, especialmente devido aos seus produtos eletrônicos conhecidos pela qualidade, sendo exportados para muitos países do mundo.

No entanto isso afetou as novas gerações, acarretando em muitos problemas sociais que podem ser vistos hoje em dia, muitos deles relacionados à solidão (leia sobre os Hikikomori) ou à dificuldade de se relacionar com outras pessoas ou de enfrentar os problemas.

Tem ainda o Kodokushi, onde é comum japoneses acima de 65 anos padecerem da “morte solitária”, reflexo do rápido crescimento econômico que enriqueceu o país, transformando-o em uma grande potência econômica, mas na contramão, empobreceu os laços familiares.

Enfim, o que achou do vídeo sobre os 100 anos de trabalho no Japão? Gostaria de compartilhar alguma informação extra? Compartilhe sua opinião conosco, pois ela é muito importante.

Fonte: redsamuraiii.tumblr.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *