Um terço dos adultos solteiros do Japão com menos de 50 anos nunca namoraram


Um terço dos adultos solteiros do Japão com menos de 50 anos nunca namoraram

Mais de um terço dos adultos solteiros na faixa dos 20 aos 40 anos nunca tiveram um relacionamento e um quarto não tem intenção de se casar, segundo pesquisa.

Recruit Holdings Co. é uma empresa japonesa de recursos humanos, que desde 2017, realiza pesquisas sobre a opinião das pessoas sobre relacionamentos amorosos e casamento.

Segundo sua pesquisa recente, a proporção de homens e mulheres solteiros que nunca tiveram um relacionamento romântico atingiu um nível recorde, que foi de 34,1%.

Já 25,6 % é referente às pessoas que não tem pretensão de se casar, quase o mesmo resultado de outra pesquisa realizada ano passado pelo governo japonês sobre igualdade de género. Mas Recruit disse que o número aumentou notavelmente em relação a 2021, quando era de 21,1 %.

A última pesquisa da Recruit foi realizada em setembro de 2023 e divulgada este mês, janeiro de 2024. Abrangeu 1.200 adultos solteiros que nunca foram casados.

Entre os entrevistados na faixa dos 20 anos, 19,4% das mulheres e 23,7% dos homens disseram que ter um relacionamento romântico é perda de tempo e dinheiro.

A percentagem foi mais baixa entre os entrevistados mais velhos do sexo masculino, mas foi notavelmente mais elevada entre as mulheres na faixa dos 30 anos, com 23,6 %, aumentando acentuadamente em relação aos 14,6 % da pesquisa anterior, realizada em 2021.

Entre os homens de todas as faixas etárias que não querem casar, a principal razão, apresentada por 42,5 %, foi a pressão financeira da vida conjugal. Quanto às mulheres, 40,5 % disseram que a principal razão é de não comprometer a sua liberdade e independência.

Embora 46,1 % de todos os entrevistados tenham afirmado que querem casar eventualmente, o número vem caindo gradualmente, caindo de 55,4 % em 2017 e 52,6 % em 2021.

Entre os entrevistados na faixa dos 20 anos, 44,3% das mulheres e 34,6% dos homens disseram que só namorariam alguém com o propósito de encontrar um parceiro para casar.

Como sabemos, a baixa taxa de natalidade e a escassez de mão-de-obra do país são situações alarmantes no país e mesmo com os esforços recentes do governo japonês para reverter esse quadro, ainda não é possível ver resultados satisfatórios e nem sabemos se haverão um dia.

Fonte: Kyodo News
Imagem: photo-AC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *