As improváveis amizades entre gatos e cavalos aposentados no Japão

A improvável amizade entre um gato e um cavalo aposentad

No Japão, improváveis amizades entre gatos e cavalos de corrida aposentados tem conquistado as redes sociais. Hoje vamos conhecer algumas delas.

A amizade entre gatos e cavalos parece ser um encontro entre dois mundos diferentes, mas no Japão parece algo que é comum de se encontrar. Conheça algumas histórias fofas onde essas amizades improváveis vão aquecer e conquistar seu coração.

Isso nos mostra que vínculos verdadeiros não dependem de palavras, desempenho ou utilidade. Às vezes, basta dividir o mesmo espaço em silêncio.

Meto e Meisho Doto

O Rancho Northern Lake é um santuário para cavalos aposentados na cidade de Shikabe, Hokkaido. Abriga seis cavalos e um gato chamado Meto. Estima-se que Meto tenha cerca de cinco anos de idade e tornou-se melhor amigo de Meisho Doto.

Meisho Doto é um cavalo de corridas aposentado de 28 anos, que teve uma distinta carreira, incluindo vitórias como o Takarazuka Kinen de 2001 (Grupo 1) e outras cinco vitórias em provas de Grupo. Ele foi confiado ao rancho pela ONG Associação de Cavalos Aposentados

Inaugurado em julho de 2020 por Yasuyuki Kawagoe, ex-tratador da Associação Japonesa de Corridas de Cavalos, e Sachie Sasaki, escritora especializada em corridas de cavalos, o Northern Lake foi construído em um terreno abandonado há cerca de cinco anos.

Meto apareceu no rancho do nada três dias depois da inauguração e escolheu o local como seu novo lar. Meto nunca teve medo e brincava livremente com os cavalos, mas em 2021, um vídeo de sua amizade com Meisho Doto viralizou nas redes sociais.

A popularidade dessa amizade levou Sasaki a publicar um livro de fotos intitulado “Boss Cat Meto and Meisho Dotou”, que ajudou a trazer mais popularidade ao local.

Para o rancho, que opera principalmente com taxas de hospedagem, isso se tornou uma importante fonte de renda, permitindo que os cavalos vivam confortavelmente.

Hokke e Etta

A improvável amizade entre um gato e um cavalo aposentado

No Yogibo Versailles Resort Farm, um centro dedicado ao cuidado e à aposentadoria de cavalos de corrida, um gato e um cavalo aposentado construíram um laço que desafia diferenças de tamanho, espécie e instinto — e que revela muito sobre empatia, cuidado e convivência.

O gato Hokke, mascote informal da fazenda, circula livremente pelo local. Acostumado à presença de humanos e animais grandes, ele começou a se aproximar de Etta, um dos cavalos aposentados, conhecido por seu temperamento dócil e paciente.

Com o tempo, os dois começaram a passar longos períodos juntos e manifestações de afeto entre os dois conquistaram as redes sociais. Hokke tem uma irmã chamada Koara. Ambos nasceram no rancho após uma gata de rua dar cria por lá.

Dentro das instalações, Hokke também trabalha como segurança de patrulha e recepcionista, além de atender os clientes enquanto tira uma soneca.

As imagens dessa amizade se popularizaram na internet o que ajudou a atrair mais visitantes e hóspedes para o rancho, melhorando muito a fonte de renda do local.

P-suke e Kuu-chan e Shirochi-chan

A improvável amizade entre um gato e um cavalo aposentado

P-suke era um cavalo de corrida e de equitação em seus dias de atividade, mas agora está aposentado e vive uma vida tranquila em uma fazenda.

Ele é um cavalo gentil com olhos bondosos. Ele também é muito amigável com os gatos da fazenda, transcendendo as barreiras entre as espécies!

Entre eles, os gatos resgatados Kuu-chan e Shirochi-chan, nascidos na fazenda, parecem amar especialmente P-suke, descansando ao lado dele e até mesmo cavalgando em suas costas.

O vínculo entre eles é muito forte, e é muito fofo vê-los se aconchegando um ao outro. Para acompanhar essa amizade, siga o Instagram @psuke_horse_cat

Histórias que vão além da fofura…

Todas essas histórias tem em comum a amizade entre felinos e equinos, algo que à primeira vista parece impensável.

Elas também reforçam um valor muito presente na cultura japonesa: o da convivência harmoniosa (kyōsei), onde seres diferentes podem coexistir sem conflito.

Além disso são lugares que oferecem uma segunda vida digna a cavalos que passaram anos competindo em corridas profissionais.

Ali, os animais deixam para trás o treinamento rigoroso e a pressão das pistas para viver em um ambiente de descanso, contato com a natureza e interação tranquila com humanos e outros animais.

Histórias como essas vão muito além da fofura conquistada nas redes sociais. Ela nos convida a refletir sobre resgatar animais que não teriam uma vida digna nas ruas e também de como tratamos aqueles que já “cumpriram seu papel”.

Author photo
Publication date:
Sou apaixonada pelo Japão e sua cultura. Resolvi criar esse blog com o intuito de fazer com que mais e mais pessoas conheçam essa cultura tão rica, incrível e fascinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *