Asahikawa Fuyu Matsuri (Festival de Inverno)


Asahikawa Winter Festival (talonjapan.com)

Asahikawa Fuyu Matsuri (Festival de Inverno)

O Sapporo Snow Festival é o maior festival de neve no Japão, mas há um outro em Hokkaido que vale a pena conhecer: O Asahikawa Fuyu Matsuri (Festival de Inverno de Asahikawa) [旭川冬まつり], que será realizado entre os dias 6 (quarta-feira) e 11 de fevereiro de 2019 (segunda-feira).

Este é o segundo maior festival de inverno do Japão e acontece simultaneamente com o Sapporo Snow Festival, o que é bom pois os visitantes tem a oportunidade de conhecer os dois festivais, pois apesar de ocorrerem em cidades diferentes, não ficam tão distantes uma da outra.

Asahikawa Fuyu Matsuri Wikipedia

Asahikawa Fuyu Matsuri – Fonte da Imagem

O Festival de Inverno de Asahikawa teve início em 1947 e antigamente era chamado de “Iyomante” (Festival do Urso Ainu). Criar esculturas de neve e gelo foi uma forma encontrada pelo povo local para aproveitar a grande quantidade de neve que se acumula durante o rigoroso inverno de Hokkaido.

A partir de 1960, o nome do festival mudou para “Asahikawa Fuyu Matsuri” e desde então, o evento tem adicionado diversas atrações, como shows musicais, projeções 3D e fogos de artifícios. Tornou-se um festival de Inverno conhecido em todo o Japão, atraindo milhares de visitantes todos os anos.

Escultura de neve das montanhas Daisetsuzan

Montanhas Daisetsuzan – Fonte da Imagem

As esculturas gigantes de neve são realmente impressionantes. Em 1994, uma das esculturas de Asahikawa entrou no Guiness Book, como a maior escultura de neve do mundo. O festival de Asahikawa tem em média 50 esculturas de neve todos os anos e à noite elas ganham iluminação especial.

As esculturas participam de uma competição onde será eleita a mais bonita. Além da incrível exposição, há outras atividades de lazer para os turistas, como passeios de snowmobile ou em trenós puxados por cavalos. Tem também muitas barraquinhas gastronômicas, com comidas e bebidas locais.

Escultura de neve do Totoro

Escultura de neve do Totoro- Fonte da Imagem

O evento ocorre no Heiwa Dori e imediações, a um quilômetros da Estação de Asahikawa.

Outras esculturas de gelo podem ser encontradas no parque Tokiwa e ao longo da rua comercial do Kaimono Koen.

É possível admirar as esculturas à pé, pois os locais de exposição são próximos uns dos outros.

Durante o festival tem ônibus gratuitos a cada 20 minutos na estação de Asahikawa.

Se você gosta desse tipo de evento, aproveite para fazer uma visitinha em Hokkaido durante o mês de fevereiro. Apesar do frio intenso nessa época do ano, vale a pena pois as esculturas são magníficas.

Vídeos do Asahikawa Yuki Matsuri


Link do vídeo (YouTube)


Link do vídeo (YouTube)


Link do vídeo (YouTube)

Referências: Asahikawa Tourism, Japan guide, Wikipedia

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *