10 Festivais de Inverno que você precisa conhecer no Japão


10 Festivais de Inverno no Japão

10 Festivais de Inverno que você precisa conhecer no Japão

No Japão, o inverno nos reserva uma série de atrações surpreendentes como as belas iluminações natalinas e os grandes festivais de neve nos quais os visitantes podem apreciar belas esculturas esculpidas em neve ou gelo. E essas atrações costumam agradar pessoas de todas as idades.

Em relação aos festivais de inverno, o mais famoso deles é o Sapporo Snow Festival. Mas existem muitos outros festivais de neve que merecem destaque na Terra do Sol Nascente. Se você tiver a oportunidade, vale muito a pena conhecer e se encantar com a beleza de cada um deles.

1. Sapporo Snow Festival (さっぽろ雪まつり)

Sapporo Snow Festival (cnn.com)

O Sapporo Snow Festival (Sapporo Yuki Matsuri) é um evento anual realizado em fevereiro na cidade de Sapporo, Hokkaido. É um dos eventos de inverno mais populares do Japão, atraindo milhares de visitantes todos os anos. O Snow Festival 2019 será realizado entre 4 e 11 de Fevereiro.

O Festival de Neve de Sapporo ocorre em três locais: Odori, Susukino e Tsu Dome. As principais atrações são as esculturas de neve, algumas com mais de 25 metros de largura e 15 metros de altura. À noite, as esculturas recebem iluminação especial criando um cenário incrivelmente mágico.


Link do vídeo (YouTube)

2. Asahikawa Fuyu Matsuri (旭川冬まつり)

Asahikawa Winter Festival (talonjapan.com)

O Festival de Inverno de Asahikawa é considerado o segundo maior festival de inverno do Japão depois de Sapporo Snow Festival. O festival ocorre na cidade de Asahikawa, também em Hokkaido, entre os dias 6 e 11 fevereiro de 2019, mesma época do festival de inverno em Sapporo.

Por este motivo, os turistas podem aproveitar para visitar os dois grandes festivais, já que as duas cidades são relativamente próximas. Entre as suas esculturas de neve, estão as maiores de todo o Japão. Uma delas inclusive entrou para o livro dos recordes no ano de 1994.


Link do vídeo (YouTube)

3. Otaru Yuki Akari no Michi (小樽雪あかりの路)

Otaru Yuki Akari no Michi (photozou.jp)

O Otaru Yuki Akari no Michi é um festival de inverno realizado anualmente em Otaru, Hokkaido. A cidade é toda decorada com luzes e pequenas estátuas de neve. O festival ocorre entre os dias 8 e 17 fevereiro de 2019, mesma época em que ocorrem os dois festivais citados anteriormente.

Desta forma é possível conhecer os três festivais em uma mesma viagem até Hokkaido. Ao longo do canal de Otaru são colocadas velas, criando um cenário romântico e nostálgico. A combinação da cidade coberta de neve e as luzes cria uma atmosfera muito agradável e acolhedora em Otaru.


Link do vídeo (YouTube)

4. Chitose Shikotsu Ice Festival (千歳・支笏湖氷濤まつり)

Shikotsu Lake Ice Festival (shikotsu-hokkaido.com)

O festival de gelo de Chitose e Lago Shikotsu no Parque Nacional Shikotsu-Toya, a cerca de 40 minutos de carro da cidade de Sapporo ocorre entre os dias 25 janeiro e 17 fevereiro de 2019.

Além das esculturas de gelo incrivelmente iluminadas durante as noites, há outras atrações como passeios a cavalo, patinação no gelo, fogos de artifícios e performances de wadaiko.

O local há muitas nascentes de águas termais onde os visitantes podem relaxar em um banho quente e revigorante. Também há muitas barraquinhas oferecendo comidas típicas e souvenires locais, sem contar a paisagem deslumbrante e a atmosfera mágica e acolhedora ao redor do lago Shikotsu.


Link do vídeo (YouTube)

5. Tokamachi Yuki Matsuri (十日町雪祭り)

Tokamachi Yuki Matsuri (sk-imedia.com)

O Tokamachi Snow Festival é realizado anualmente durante três dias a partir da terceira sexta-feira de fevereiro. A primeira edição do festival ocorreu em 1950, assim como o Sapporo Snow Festival. Muitas esculturas de neve são criadas para a ocasião e exibidas em vários locais da cidade de Tokamachi, em Niigata, um local conhecido por registrar as maiores taxas de queda de neve do Japão.

Por causa da neve abundante, o festival foi criado como forma de atrair visitantes e estimular a economia dessa área rural. São também realizadas competições de esculturas criadas pelas crianças da região, além de outros eventos como performances musicais e shows pirotécnicos.


Link do vídeo (YouTube)

6. Towadako Fuyu Monogatari (十和田湖冬物語)

Towadako Fuyu Monogatari  (en-aomori.com)

O Towadako Winter Festival é o maior festival da área nordeste de Tohoku. O festival ocorre no Lago Towada, província de Aomori entre os dias 1 e 24 de fevereiro de 2019. O lago congelado durante o inverno vira o palco de diversas atrações como esculturas de gelo, performances de shamisen ao vivo, show pirotécnico e iluminação especial das esculturas de neve e da estátua Otome no Zou.

Há uma apresentação Namahage, onde pessoas fantasiadas de demônios aparecem para assustar as crianças desobedientes. Podemos encontrar também muitas barraquinhas gastronômicas oferecendo iguarias típicas da região, sem contar um kamakura bar, inteiramente esculpido em gelo onde são servidos coquetéis em copos de gelo, além de áreas com águas termais para aquecer os pés.


Link do vídeo (YouTube)

7. Yokote Kamakura Snow Festival (横手の雪祭り)

Yokote Kamakura Snow Festival  (soranoheya.com)

O Yokote no Yuki Matsuri ocorre há mais de 400 anos. Ele é realizada todos os anos nos dias 14 e 17 de fevereiro de 2019 na cidade de Yokote, província de Akita. A cidade fica repleta de cabanas de neve, chamados de Kamakura, onde os visitantes podem passar a noite e usufruir de uma experiência única.

Dentro de cada kamakura há um altar esculpido em neve dedicado à divindade da água e um braseiro de carvão para os visitantes prepararem bolinhos de arroz. À noite (18:00 até 21:00), as crianças saem para convidar os transeuntes em dialeto provinciano de Akita para comer e beber dentro do Kamakura. Em troca, os visitantes deixam no altar uma oferenda à divindade da água.


Link do vídeo (YouTube)

8. Iiyama Yuki Matsuri (いいやま雪まつり)

Iiyama Yuki Matsuri (hokurikushinkansen-navi.jp)

O Iiyama Snow Festival é um festival em Iiyama City, localizado no extremo norte da Província de Nagano, um dos locais com maiores acumulações de neve do Japão.

Além das esculturas de neve, há um festival do fogo e uma procissão onde os participantes desfilam pelas ruas da cidade repletas de neve carregando um ‘omikoshi’, uma espécie de santuário xintoísta portátil. O festival acontece no segundo sábado e domingo de fevereiro de 2019.


Link do vídeo (YouTube)

9. Hirosaki Snow Lantern Festival (弘前城雪燈籠祭)

Hirosaki Snow Lantern Festival (styletc.com)

O Hirosaki Snow Lantern Festival é um festival que ocorre anualmente no castelo de Hirosaki, em Aomori desde 1977. O evento ocorre entre os dias 8 e 11 de fevereiro de 2019. É um dos maiores festivais de inverno na regiões de Tohoku, onde os moradores esculpem cerca de 500 lanternas e esculturas de neve, criando uma arte visual magnífica durante o rigoroso inverno.

Em torno da lagoa Hasu, os visitantes podem apreciar o mini-kamakuras (iglus) iluminados com velas. Há também mapeamento de projeção 3D sobre as esculturas de neve acompanhados por uma banda de música. À noite, os pinheiros e o Tenshukaku (torre do castelo) ganham uma iluminação especial, criando um belo e fascinante contraste da neve e as luzes.


Link do vídeo (YouTube)

10. Shiramine Yukidaruma Matsuri (白峰雪だるままつり)

Yukidaruma Matsuri (photozou.jp)

O Yukidaruma Matsuri é um evento que acontece anualmente nos distritos de Kuwajima e Shiramine, na cidade de Hakusan, província de Ishikawa. Yukidaruma significa Boneco de Neve em japonês, portanto é um festival repleto de bonecos de neve de todos os tamanhos e pra todos os gostos.

O evento ocorre no dia 8 de fevereiro de 2019 e nesse dia podemos encontrar nos distritos de Shiramine e Kuwajima mais de mil bonecos de neve em todas as formas e tamanhos, todos feitos à mão pelos próprios moradores. À noite, o Yukidaruma Festival fica ainda mais bonito, pois os bonecos de neve são iluminados por velas, criando um ambiente mágico e encantador.


Link do vídeo (YouTube)

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *