Rodeio no Japão? Confira este evento inusitado em Ehime


Rodeio porco Ehime

Buta no Rodeio – Rodeio inusitado em Mikame, Província de Ehime
Na província de Ehime, na cidade de Mikame, uma região localizada a noroeste de Shikoku, uma das quatro principais ilhas do Japão, um evento bem inusitado ocorre todos os anos: Um rodeio, só que em vez de touros, os japoneses sobem no lombo de um porco (Buta no Rodeio / ブタ の ロディオ). O evento ocorre geralmente no dia 13 de agosto e faz parte dos festivais de verão da região.

Rodeio porco Ehime
O concurso de montaria já ocorre há quase 30 anos e tem homens e mulheres como participantes, cujo o vencedor leva o prêmio de 50.000 ienes (cerca de 1000 reais). Resumindo, leva o prêmio quem ficar o maior tempo possível em cima do lombo do porco, sendo uma tarefa mais complicada do que parece.

Rodeio porco Ehime

Geralmente dez porcos com menos de 1 ano de idade participam do concurso, todos eles criados no Japão. A arena utilizada é pequena, com cerca de 30 metros de diâmetro. Outros eventos no festival incluem a “ondulação humana”, uma competição onde as pessoas são colocadas em grandes banheiras de plástico e lançada-as ao mar e também um belo e tradicional show pirotécnico.

Rodeio de porco em Ehime
Embora o concurso ocorra há quase 30 anos, somente há uns três anos atrás que notícias à respeito passaram a veicular no mundo ocidental, devido a um vídeo postado no Youtube. Desde então, o evento tem gerado muitas críticas e controvérsias e até uma petição online foi realizada para a proibição do concurso.

Rodeio inusitado de Ehime

Mas parece que não deu em nada, pois o concurso continua a ser realizado todos os anos, exceto em 2010, que foi cancelado devido à incidência de febre aftosa.

Eu, particularmente, não sou fã de rodeios, especialmente porque os animais sentem muita dor, além da humilhação ter que carregar gente em seu lombo em pró da diversão do bicho homem.

Apesar de condenar esta prática (e respeitar quem gosta…), resolvi postar a título de curiosidade mesmo, pois muitas pessoas nem imaginam que existem eventos desse tipo no Japão. 🙁

Rodeio de porco em Ehime

Confira alguns vídeos do rodeio de Ehime:

Um pouco sobre a província de Ehime

A província de Ehime, significa literalmente “bela princesa” e como o nome indica, possui um clima quente e suave, e abençoada com uma Natureza magnífica. É a maior produtora de carne de porco da região e dado a este fato que passou a ser realizado o Rodeio de Porco, que a cada ano, ganha mais popularidade e vem se tornando uma popular atração turística da região.


A principal característica da região, são as diversas ilhas pontilhadas no mar azul. A área circundante foi a primeira a ser designada como parque nacional no Japão. A rota Kaido Shimanami é outra grande atração da área. (“Kaido” – literalmente, significa “caminho do mar”) é uma via expressa de 60 Km que liga as principais ilhas de Honshu e Shikoku através de uma série de pontes.

Essa rota é conhecida por sua ciclovia, que atrai milhares de ciclistas todos os anos para desfrutarem de um belo passeio de bicicleta, enquanto avistam a bela paisagem. Realmente uma bela vista não acham?

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Douglas

    Se montar em cima de um boi já não é legal, coitado então dos porcos que são bem menores. Algumas tradições e festivais são bem chatinhos mesmo neste aspecto de ma tratar os animais.
    Eu gostaria de andar de bicicleta em Kaido Shimanami, poder vê essa vista linda do Japão, não sei se andaria de bicicleta ou pararia para tirar fotos e filmar!
    Ah você poderia falar mais sobre Hokkaido?
    Hokkaido parece ser bastante interessante por ser mais frio.
    Abraços!

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Sua presença por aqui, sempre me alegra muito… Então, também não curto rodeios, mas achei interessante mostrar esse lado do Japão, que muitas vezes nem imaginamos existir não é? É cada coisa que a gente vai descobrindo… rs. Eu também adorei o Kaido Shimanami… que vontade de atravessá-la de bike, só sentindo a brisa e o cheirinho do mar… O engraçado é que muitas pessoas dizem que as praias no Japão são feias. Algumas são realmente, mas existem também praias belíssimas. O que atrapalha é a distância, mas vale a pena conhecer lugares como esses… Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *