Comercial do Japan Rail Kyushu

Comercial-kyushu-shinkansen

Comercial do Japan Rail Kyushu
No dia 12 de março de 2011, um acontecimento histórico aconteceu no Japão. Foi o dia em que o Kyushu Shinkansen, uma linha ferroviária de alta velocidade foi inaugurada. Era o que precisava para conectar toda a ilha de Kyushu, ajudando também a conectar o Japão de norte a sul (excluindo Okinawa) via trem bala.

O Kyushu Shinkansen liga Hakata (Fukuoka) ao sul de Kagoshima e abreviou o tempo de viagem entre essas duas regiões, que antes era de quatro horas e que agora pode ser feito em cerca de uma hora e 20 minutos. Nos dias que antecederam a inauguração, foi uma grande festa em Kyushu e rendeu até um comercial incrível.

Porém, toda a comemoração e notícias sobre o JR Kyushu foram ofuscadas por uma grande e inevitável tragédia que aconteceu exatamente um dia antes da inauguração: O grande terremoto que devastou o nordeste do Japão. Embora fosse um acontecimento grandioso, naquele momento, não havia espaço pra comemorações.

Trem bala conectando o Japão de norte a sul
O Japão todo estava de luto devido à tragédia e na TV só havia espaço para notícias relacionadas ao desastre. As cerimônias de inauguração do JR Kyushu foram canceladas ou adiadas e o comercial que deveria ser exibido muitas vezes para promover a nova linha férrea, acabou sendo retirado do ar por ser considerado uma afronta em meio a tanta dor e sofrimento que o Japão estava passando naquele momento.

Era inconcebível mostrar um comercial onde todos estavam comemorando e sorrindo em meio a uma situação de calamidade como aquela. Mas mesmo assim, o vídeo repercutiu pela internet e meses depois ganhou o Prêmio de Ouro no Festival Internacional de Cannes Lions (Festival Internacional de Criatividade), um prêmio concebido às melhores e mais criativas produções publicitárias do ano.

Comercial do Japan Rail Kyushu

O comercial é de fato muito legal e criativo, além da música super envolvente. O mais interessante é que mais de 30.000 pessoas comuns participaram do comercial, aparecendo em vários locais ao longo da rota. Foi um grande trabalho que teve mais de três horas de gravação, mas que com a edição ficou em três minutos

Outro fato interessante: Toda a sequência de vídeos foi tomada a partir de apenas uma câmera montada na parte superior do trem-bala.

Na sequência, vemos pessoas comuns e de todas as idades aplaudindo, acenando, correndo com bexigas e bandeirinhas coloridas, além de muitas pessoas caracterizadas de cosplay.

Segundo o diretor do comercial, foi muito complicado resumir o comercial em apenas três minutos pois tudo estava tão bom que ele não queria deixar nada e nem ninguém de fora.

O comercial chegou a ir ao ar algumas vezes, mas logo a transmissão foi encerrada em virtude do terremoto e tsunami que se abateu sobre o Japão.

Confira o comercial do JR Kyushu


Link do vídeo (YouTube)

Eu não sei vocês, mas eu senti uma energia muito boa assistindo esse comercial. É muito legal ver as pessoas unidas e trabalhando em conjunto para produzir algo tão criativo como esse vídeo. Só é triste lembrar que durante a produção desse vídeo ninguém podia sequer imaginar que uma grande tragédia estava por vir.

Nas palavras finais o interlocutor diz assim: “Naquele dia, você acenou para nós, obrigado. Você sorriu para nós, obrigado. Você veio junto com a gente, obrigado. A partir de agora, o Japão está unido, de cima a baixo. A partir de agora, o Japão vai ficar mais divertido. Kyushu Shinkansen, todos juntos participando! 😉

O que você achou do comercial do JR Kyushu? Curtiu? 😉

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *