Como Obter Visto Permanente no Japão


flag-of-japan-picspaper-com

Como Obter Visto Permanente no Japão

O visto permanente no Japão oferece inúmeras vantagens. A principal delas é a de não ter mais a preocupação de renovar o visto a cada 1 ou 3 anos durante a permanência no Japão. Se você pretende viver no Japão por um tempo razoável, pode ter certeza de que há uma série de vantagens que fazem valer a pena tirar este visto.

O Visto de Residência Permanente (Eijuu Kyouka), como o próprio nome já diz, permite que a pessoa fique no Japão por tempo indeterminado, além de trazer outras facilidades por passar mais credibilidade como ao solicitar um cartão de crédito, um empréstimo bancário ou até mesmo um financiamento para um carro ou casa.

Quem pode requerer o visto permanente?

Nisseis (segunda geração) podem solicitar o visto permanente depois de um ano vivendo no Japão. Os sanseis (terceira geração) podem solicitar após 5 anos no Japão. Já os yonseis (quarta geração) menores de 20 anos, podem solicitar o visto permanente desde que os pais o solicitem para si também.

Os não-descendentes casados com nikkeys há mais de 3 anos também podem pedir visto permanente após 3 anos de estadia no Japão. Na minha opinião, essa é uma grande vantagem para os não-descendentes pois poderão continuar vivendo no Japão mesmo se o casal vir a se separar eventualmente.

Quais são as restrições?

Direitos Trabalhistas no Japão
Para requerer o visto permanente japonês é necessário não ter antecedentes criminais e estar em dia com as cargas tributárias no país. Se você tiver problemas com a justiça ou estiver com dívidas na prefeitura onde reside, é bem provável que o visto permanente não seja concedido pela imigração japonesa.

Também é necessário um documento provando não ter antecedentes criminais no Brasil. Esse documento deve ser emitido pela Polícia Federal e Polícia Civil e deve ser levado à imigração com suas respectivas traduções e demais documentos. Essa restrição é válida pra todos, exceto para nisseis.

O requerente adulto também deve gozar de boa saúde e provar que tem uma vida estável e condições de se sustentar sozinho. Também é necessário ter alguém que possa ser seu fiador (hoshonin), que deverá ser japonês ou estrangeiro com visto permanente, desde que preencha todos os requisitos.

Vale lembrar que a Imigração utiliza critérios próprios para aprovar o visto permanente e por isso, estar em dia com as leis nem sempre é sinônimo de aprovação. Dependendo da situação, pode ser solicitado algum documento a mais e na falta de qualquer documento, o visto poderá ser negado.

Nesse caso, o requerente deverá providenciar o documento faltante e dar entrada no processo novamente. É muito importante estar ciente de todos os documentos necessários (a lista varia conforme a província). A lista de documentos para nisseis, sanseis e seus cônjuges está no fim do artigo.

Posso tirar o visto por conta própria?

O pedido de visto permanente pode ser feito pelo próprio requerente ou através de um despachante, que cobrará pelo serviço, além da taxa obrigatória da imigração que tem um custo de ¥8000. Muitos optam pelo auxílio de um despachante pela comodidade e por não precisar perder o dia de serviço.

Mas não há problema nenhum em fazer o requerimento por conta própria, desde que você esteja com todos os documentos necessários em mãos. Nesse caso, você terá que providenciar a tradução dos documentos e o pagamento da taxa obrigatória, além de arcar com os custos da locomoção até a imigração.

Quanto tempo leva para o visto sair?

O tempo pode variar muito, mas em média leva de 4 a 8 meses para saber se o visto foi aprovado ou não. Você receberá um hagaki e dentro do prazo solicitado deverá ir até a imigração com seu passaporte para validar o novo visto.

Caso seu visto comum esteja perto de vencer e o hagaki não tenha chegado, você terá que renovar seu visto normalmente. Somente o fato de ter feito o pedido de visto permanente não significa que está isento de renova-lo, por isso não deixe o visto vencer, pois isso pode lhe trazer muitos problemas.

O visto permanente traz a comodidade de não precisar ser renovado, porém em certas situações você precisará ir até a imigração, como para solicitar a permissão de reentrada (re-entry) no caso de precisar sair do país ou então para transferir o visto permanente para o novo passaporte após a renovação.

Quanto tempo posso ficar fora do Japão?

Ao possuir o visto permanente, você está autorizado a sair do Japão sem necessidade de tirar o Re-entry (Permissão de reentrada) se retornar ao país dentro de 1 ano após a saída. Se o prazo expirar, o visto permanente será cancelado. Na dúvida, melhor tirar o Re-entry antes de viajar.

PS: Seu visto permanente será cancelado se você ficar fora do Japão por mais de 5 anos. Por isso, se retornar ao Japão depois desse prazo, terá que tirar o visto de trabalho como fez na primeira vez em que foi ao Japão. Preste muita atenção aos prazos para não perder seu visto permanente.

Vale a pena tirar o visto permanente no Japão?

Só o fato de não ter que se preocupar em renovar o visto de tempos em tempos já é um excelente motivo para tirarmos o Visto Permanente no Japão, além de muitas outras vantagens citadas no início do artigo. E vale lembrar que o visto permanente não implica em perder a nacionalidade brasileira, como ocorre no processo de naturalização japonesa. Por isso, pode ir fundo!!! 🙂

Outra coisa importante falar é que trata-se de um processo demorado e bastante criterioso pois todos os seus documentos e antecedentes serão checados. Por isso, se tem a intenção de pedir o visto permanente procure estar em regularidade com as leis japonesas e mantenha uma conduta exemplar.

Documentos necessários para o visto permanente

Para nissei (segunda geração de nikkeis)
– Formulário devidamente preenchido (eijyuu kyoka shinseisho)
– Certificado de pagamento do selo fiscal (shuunyuu inshi)
– Carta em japonês justificando o motivo do pedido do visto permanente
– Koseki-tohon atualizado com menos de três meses
– Atestado de endereço (gaikokujin touroku shoumeisho)
– Atestado de trabalho (zaishoku shoumeisho)
– Carta de garantia de fiador (hoshounin)
– Comprovante de renda (gensen) do último ano
– Passaporte original e cópias das páginas de foto e identificação
– Cópia do gaijin touroku atualizado
– Certidão de nascimento original ou cópia autenticada com tradução
– Certidão de casamento original ou cópia autenticada com tradução (para cônjuges)
– Foto 3×4 (maiores de 16 anos) para ser anexado no novo Zairyu Card

Para sansei (terceira geração de nikkeis)
– Formulário devidamente preenchido (eijyuu kyoka shinseisho)
– Certificado de pagamento do selo fiscal (shuunyuu inshi)
– Carta em japonês justificando o motivo do pedido do visto permanente
– Atestados de antecedentes criminais da Polícia Civil e Polícia Federal. Em alguns casos, a Imigração não exige esses atestados de sanseis que vieram ao Japão ainda crianças e nunca retornaram ao Brasil
– Koseki-tohon atualizado com menos de três meses
– Atestado de endereço (gaikokujin touroku shoumeisho).
– Comprovante de pagamento do imposto residencial (nouzei shoumeisho)
– Certidão de renda (shotoku shoumeisho) dos últimos três anos
– Atestado de trabalho (zaishoku shoumeisho)
– Carta de garantia de fiador (hoshounin)
– Comprovante de renda (gensen) dos últimos três anos
– Passaporte original e cópias das páginas de foto e identificação
– Cópia do gaijin touroku atualizado
– Certidão de nascimento original ou cópia autenticada com tradução
– Certidão de casamento original ou cópia autenticada com tradução (para cônjuges)
– Documentos do fiador (pode ser japonês ou estrangeiro com visto permanente. Em algumas regiões, a Imigração aceita estrangeiro com visto de três anos)
– Atestado de trabalho (zaishoku shoumeisho)
– Comprovante de renda anual (gensen)
– Gaijin touroku ou juuminhyou (atestado de residência)
– Assinatura no formulário
– Foto 3×4 (maiores de 16 anos) para ser anexado no novo Zairyu Card

Formulários a serem preenchidos:
-> Formulário para solicitar visto permanente [arquivo PDF] [EXCEL]
-> Certificado de pagamento de taxa visto permanente ¥ 8.000 [PDF] [EXCEL]
-> Carta de Fiador (Hoshonin) [PDF] [EXCEL]

Referências: Tokyo Weekender, Alternativa, Imigração Japonesa

Quer Aprender Japonês?

63 Comentários

  1. David Rozwod

    Vou ingressar no programa MEXT e a duração média é de 7 anos, mesmo não sendo descendente e não casando com uma japonesa, posso requerer o Visto permanente?

  2. Cathy

    Muito obrigada pelo post!!!

    Sendo nissei, fiquei muito feliz por saber que tenho a possibilidade de tirar o visto permanente ficando apenas 1 ano no Japão!

    Poderia, posteriormente, nos informar como seria possível tirar a cidadania japonesa?

    Obrigada!!!

  3. Japão em Foco

    Oi Cathy…
    A cidadania japonesa, se não me engano só é possível até os 20 anos de idade. Vou pesquisar melhor a respeito em breve farei uma matéria sobre como conseguir a naturalização japonesa. Abraços

  4. Japão em Foco

    Oi David…
    É necessário ter visto de trabalho pra conseguir o visto permanente.
    Abraços

  5. Leonardo

    Diminuiu a exigencia para sansei de 5 anos para 3 anos?

  6. Eu tive o visto permanente,Qdo morei no Japão da primeira vez por 10 anos, sou casada com japonês a 17 anos, mas perdi o visto pois fui para o Brasil e só voltei depois de 7anos. Agora estou de volta e recebi um visto de 3 anos gostaria de saber se tem como eu tirar o visto permanente novamente?!

  7. Mônica Hamada

    Olá! Gostaria de saber se o passaporte original precisa estar válido para tirar o visto permanente…

  8. Japão em Foco

    Oi Leonardo
    Desculpe pelo erro… A exigência de residência para sanseis continua de 5 anos. 3 anos se refere apenas ao tempo de casados para os não-descendentes com nikkeys ao solicitar o visto permanente. Obrigada por comentar 🙂 Abraços

  9. Japão em Foco

    Oi Ana Flávia
    Você poderá solicitar o visto permanente novamente assim que cumprir os prazos do tempo de residência no Japão. Abraços

  10. Japão em Foco

    Oi Mônica
    Sim, o passaporte deve estar válido para a autenticação do novo visto. Abraços

  11. Tiago

    Você falou basicamente para os que são descendentes e os casados com japoneses.
    Mas, esqueceu de falar dos não descendentes não casados com japoneses.
    O processo não é diferente e também varia. Leva muito em consideração o tempo que está no país, a atividade que exerce e situação financeira.
    Já vi de pessoas conseguir com 4 anos depois do país, bem como outros apenas com 10 anos no país.
    Mas, para cidadania japonesa o tempo muda. É menor, claro. Acho mais proveitoso que apenas a residência permanente. Uma vez que estás garantindo todos os direitos que um nativo tempo, claro os deveres também.

  12. Alline

    Muito interessante a matéria!
    Pretendo ir fazer bolsa de faculdade e depois tirar visto para morar lá. :3
    Sou yonsei,mas quando fizer + de 18 anos,teria que morar quantos anos lá para tirar o visto sem responsavel,poderia me dizer? Bjs adoro os posts aqui do blog ^.~

  13. Graziele Murakami

    Ola , sou Graziele sou sansei meu marido não e descendente e minha filha e quarta geração ! Ela tem 12 anos . E tive uma informação de que minha filha não conseguiria o visto permanente , pois ela não estuda em escola japonesa ! Disseram pra mim que pra ela conseguir o visto permanente teria que estar em escola japonesa ! Gostaria de saber se isso e verdade !! Onegai !!

  14. Juliana

    Ola, tenho um amigo sansei que ja teve problema com a justica do japao, mas ele ja cumpriu todo o seu dever, isso ja tem quase uns 10 anos e ele consegue tirar visto normal de 3 anos, ele pretende tirar permanente sera que ele consegue? E a esposa dela tambem nao e descente mas nunca teve problema na justica ela consegue tirar?

  15. Marquês

    oi,eu gostaria de saber se posso ter um visto permanente sem for casado com alguma decendente do japão? pretendo viver la(ou tentar rsrs)depois do terminar a faculdade de psicologia

  16. anonimo

    Ola,

    Sou casado com uma sansei.
    Se eu me separar dela perco meu visto imediatamente?

  17. Japão em Foco

    Se você tiver o visto permanente não perderá o visto não… 🙂
    Abraços

  18. Andreza

    Olá, adorei o post. Gostei muito, achei bem explicativo. Só fiquei com uma dúvida. Eu não sou casada com descendentes e nem nada, mas pretendo fazer o MEXT para poder ir estudar e morar no Japão.
    Se eu conseguir o visto de emprego, mesmo não sendo casada, depois de 3 anos, consigo visto de permanência?
    E não sei se já falou aqui no site, mas gostaria de saber como se obtem o visto de trabalho sem ser descentende. (Vou dar uma olhada no site para saber.)
    Obrigada. Seu site é maravilhoso, você sempre me conecta um pouco mais com o Japão que é um país que eu amo absurdamente!

  19. Andreza

    Descendente* escrevi errado. ^^”

  20. Marco Hosaka

    Tirei o meu visto permanente, mas foi pedido:
    – Comprovante de pagamento do imposto residencial (nouzei shoumeisho)
    – Certidão de renda (shotoku shoumeisho) dos últimos três anos
    Isso foi em Saitama… #ficaadica

  21. Rosangela De Ramirez

    Tirei o reentre em 2012 ja tirei ate 2017 agora vi que tem que voltar em 3 anos entao qual e o sentido de 5 anos por favor responde tambem estive em 2013 pretendo ir este ano tenho o permanente tenho permissao para retornar ate 2017 agora sao 5 anos antes era 3 anos preciso de resposta um grande abraco !!!

  22. Sérgio Yukio yoshizaki

    Eu tirei o reentry e ele vale por 5 anos!

  23. Sérgio Yukio yoshizaki

    Meu visto é permanente e tirei reentry,aqui ta falando que vale 5 anos

  24. Keli

    ola sou yonsei maior de idade e já moro no Japão a mais de dez anos, queria saber se posso tirar o visto permanente? Já ouvi falar q não vou conseguir por ser quarta geração

  25. Celso Nakamura

    Olá! Vcs dizem que é necessário passaporte válido e gaijin toroku.
    Mas fiquei sabendo q o visto não é mais colocado no passaporte e sim registrado no zairyu card, confere? Obrigado

  26. Por favor nao entendí tirei meu reentre em 9 de julho de 2012 me caribarao para retornar ate 2017 total 5 anos agora vi que nao pode ficar mas de 3 anos qual o sentido desde 5 anos me deixou preocupada me responda porque desta nota alias retornei em 2013 de visita so como eu estou co o selo de múltiplo posso ir e voltar varias vezes assim me explicarao na imigracao preciso de resposta urgente !!!

  27. Porque em 2012 entrou outra lei de reentre de 5 anos e so pode ficar 3 anos de verdade me preocupou e muito meu reentre foi tirado 9 de julho de 2012 ate 2017 selo múltiplo e voltei de visita 2013 fiquei 25 días com o mesmo reentre pois nao perco e múltiplo posso entrar e sair ate a validade do reentre assim me diserao na imigracao ja nao entendo mas nada !!!

  28. Japão em Foco

    Oi Rosângela e Sérgio
    Não sei se mudou, mas até onde sei só pode ficar fora do Japão por três anos. O reentry pode até ter validade de 5 anos, mas você tem que voltar até três anos e se quiser poderá sai do Japão sem o reentry (caso esteja dentro da validade). Isso é uma suposição, por isso sugiro que entre em contato com o Departamento de vistos do Consulado Geral do Japão para tirar as dúvidas. O email de contato é: cgjvisto2@sp.mofa.go.jp
    Abraços

  29. luiz shimada

    quem se naturaliza no japão sendo brasileiro não perde a nacionalidade brasileira.fui conversar no órgão que cuida de naturalização e me disseram que perde a brasileira,mas todos que conheço que fizeram a naturalização não perderam;pela lei brasileira perde,pois não sendo obrigado se naturalizar para permanecer no país estrangeiro,alei é bem específica que perde a nacionalidade quem não quer a brasileira mas o que acontece é o contrário,pois o consulado do Brasil diz que tem que ser por escrito que não quer a nacionalidade brasileira;mas um dos requisitos para obtenção da nacionalidade japonesa é que diga que não quer a brasileira,mas o que acontece é o contrário.O órgão que cuida da naturalização que é o homunkyoku diz que uma vez naturalizado,perderá.conheço japoneses que foram para o Brasil e se naturalizaram e perderam a brasileira.Não entendo mais nada(conversei com o funcionário do órgão e disseram que perde).Acho o que você diz é verdade que perde quem naturaliza,mas quando os que naturalizam fazem um requerimento que não quer a nacionalidade brasileira mais(o consulado do brasil recebe mas não age assim.Não entendo mais nada…

  30. Agora a permanência fora do país com as novas mudanças foram prorrogadas para 05 (cinco) anos… certo?

  31. Samir

    Sobre o reembolso da aposentadoria pra quem já tem visto permanente, isso é mito?

  32. Obrigado melhor ir ate ai para nao perder o visto permanente e muito obrigado !!!

  33. Tenho o visto permanente posso dar o visto para meu esposo nao sou desedente !!!

  34. Nelson

    Meu Reentry vence em 5 anos, sera que meu visto permanente nao venceria de Acordo com re-entry?
    E mais, para nao perder visto permanente, eu poderia ir no japao ficar uma semana e voltar para o Brasil, e comecaria tudo de novo? Qual tempo minimo para ficar no japao para nao perder esse visto?

  35. Andreia

    Olá
    Gostaria informacao tenho visto permanente e me separei do meu ex marido .
    Meu ex. Marido e o descendente…gostaria saber Se posso ir na prefeitura pedir minha mudança de endereço pois mudarei para outra cidade , sem ter nenhum problema com visto
    Obrigada

  36. Paola

    Olá! Gostaria de saber se os documentos necessários que pega na prefeitura tem validade tbm de 3 meses..? Eu tirei,mas não utilizei
    Já fez 3 meses,no caso teria que pedir tudo novamente ..?

  37. Tatiane Ido

    Bom dia,  meu esposo tem visto permanente e reentry não estamos conseguindo encontrar o passaporte dele se ele precisar fazer outro passaporte ele perde o reentry e o visto permanente?! Aguardo resposta!!  Grata

  38. Silvia

    Gostaria de saber quais as justificativas mais usadas na carta em japonês do pedido do visto permanente.

  39. Vania miguel

    Mnha mae ja morou no Japão mais de 10 anos agr se separou do meu pai ela pode entrar no japao? Ela nao tirou visto permanente, sera possivel pedir visto trabalho

  40. Nathalia

    Olá, eu gostaria de saber umas coisas. Sou yonsei e já morei no Japão durante 6 anos junto com meus pais. Vim embora com 14 anos mas agora queria voltar pro Japão pra morar e trabalhar lá. Agora tenho 19 anos. Eu sei que yonsei só consegue se for acompanhado pelos pais e se for menor de 20 anos. Mas por eu ter estudado em escola japonesa, ter conhecimento sobre a cultura de lá e saber muito bem o japonês, será que consigo voltar pra morar e trabalhar sem os meus pais?

  41. Japão em Foco

    Oi Nathalia
    Seria interessante você consultar a imigração japonesa no Brasil, mas acho que não exista brechas nessa lei. Mas é melhor buscar informações à respeito para ter certeza ok. Um abraço

  42. Eunice Ishida

    Olá, sou casada com nissei, mas tenho uma filha de dez anos, no caso ela é enteada de nissei. ela pode residir no Japão?

  43. Bea Nakamoto

    Olá.

    Tenho 17 anos e morei junto com os meus pais no Nihon durante 8 anos. Hoje meus pais são separados, e minha mãe e e estávamos pretendendo voltar para o Nihon, mas ficamos sabendo que existe uma dificuldade, já que eles dão uma certa preferencia para as famílias que vão “completas”(Pai, mãe, filho(a) ) e não apenas mãe e filha. Acabo de saber também que o fato de eu ser uma yonsei de 17 anos dificulta mais as coisas. Sei que depois dos meus 18 anos será praticamente impossível voltar para o Japão com o objetivo de morar lá e ter o visto permanente, então eu gostaria de saber o que eu devo fazer para conseguir o meu visto e ir trabalhar lá com a minha mãe.

  44. Flavia

    Para sansei O tempo de 5 anos devem ser interruptos?
    Fiquei 5 anos, voltei para o brasil onde fiquei cerca de 10 meses e retornei para o japão, usando o mesmo visto.
    Será que consigo dar entrada no permanente ou terei que esperar mais 5 anos ?
    Desde já agradeço . 🙂

  45. natasha

    O visto permanente para yonsei ainda não tem previsão para ser liberado?

  46. joao henrique dos reis

    sou brasileiro e gostaria de saber se posso tirar um visto permanente pra mim minha esposa e meu filho pois quero morar no Japão ou se posso adquirir dupla cidadania não tenho parentesco e nem sou casado com um japonesa tem como muito obrigado aguardo resposta

  47. Adriana

    Estou pensando em tirar o visto permanente. É necessário ter fiador japonês? Estou trabalhando e tenho comprovante de imposto. Ainda sim é preciso fiador?

  48. Jadison Silva

    mas e eu que não sou nem da primeira e nem da segunda e de nenhuma geração ?? kkkk

  49. Rad Player

    se não tiver família ou cônjuge Nisseis nem sanseis, ai só pelo trabalho mesmo. é mais difícil pq vc terá que ter um belo curriculum para uma empresa japonesa querer contratar estrangeiro brasileiro para trabalhar lá em detrimento do cidadão japonês. eu só tenho notícia de um brasileiro que conseguiu isso. Ele trabalha fazendo mangás no japão.

  50. JoaoHigor

    É possivel ir mesmo tendo reprovado dois anos na escola???
    Eu nao tinha muito entertesse nisso antigamente so que agora eu quero isso quero ir pra la para fazer a coisa que eu sempre sonhei so que nao sei se vo conseguir porcausa disso agora to dedicando muito nos estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *