Conheça as 10 regiões mais “brasileiras” do Japão


love japan

As 10 províncias japonesas com maior número de brasileiros
Com a “Lei de Controle de Imigração” emitida 25 anos atrás, iniciou-se a Era Dekassegui. Descendentes de japoneses passaram a ter a oportunidade de viajar ao Japão para trabalhar. Com isso, muitas pessoas e famílias inteiras foram beneficiadas já que o Japão proporcionou empregos bem remunerados e uma qualidade de vida que muitos não tinham em terras tupiniquins.

A Era Dekassegui chegou ao fim, segundo a Declaração de Yokohama, um documento aprovado pelo Conselho de Cidadãos de Tóquio. Isso significa que os “nikkeis” (descendentes de japoneses) e seus conjuges tem cada vez mais optado em viver no Japão de forma permamente.

O Japão deixou de ser um lar temporário para se tornar o lar definitivo. E tudo isso graças à estabilidade financeira e outras comodidades obtidas ao longo dos anos na Terra do Sol Nascente. O fato de morar em um país desenvolvido que oferece condições totalmente fora dos padrões que estamos acostumados tem contribuído para que muitos tenham essa tomada de decisão.

casa própria no Japão

Infelizmente, o Brasil vive uma grande crise política e econômica, com sérios problemas nas mais variadas esferas. Vivemos à mercê do fantasma do desemprego ou somos obrigados a trabalhar em troca de uma péssima remuneração. Sem contar o coração sempre aos saltos por causa da violência e falta de segurança. Tudo isso traz um sentimento de insatisfação e desesperança a muitas pessoas.

Após a crise de 2008 e o tsunami de 2011, muitos brasileiros resolveram retornar ao Brasil, e o número de brasileiros no Japão caiu quase pela metade.

No entanto, atualmente muitos estão retornando ao Japão, provavelmente pelos motivos citados acima e pela difícil adaptação no Brasil.

Mas em que regiões do Japão se encontra o maior número de brasileiros? Quais os critérios usados na hora de escolher um lugar no Japão para morar? Normalmente, os lugares escolhidos são aqueles com maiores ofertas de empregos, ou seja em locais com maior concentração de indústrias.

Fizemos uma relação daquelas que podem ser consideradas as regiões mais “brasileiras” do país. Além dos nomes, colocamos algumas curiosidades a respeito delas.

Se você está interessado em partir nessa empreitada para alguma delas e quer optar por uma que lhe seja familiar, confira.

Lista das 10 regiões mais “brasileiras” do Japão

Cidade de Nagoya, província de Aichi

1. Aichi – Aichi é uma das grandes responsáveis pela confortável situação que hoje se encontra a economia japonesa. Com grande força no setor automobilístico, já que Toyota, Mitsubishi, Daimler Chrysler e Volkswagen se encontram lá, possui quase 55 mil brasileiros em seu território, com uma população total estimada em 7,4 milhões. A cidade com maior número de brasileiros é Toyota.

Cidade de Hamamatsu, província de Shizuoka

2. Shizuoka – Trata-se do ponto mais alto do país. Possui força nas fábricas de autopeças e também é a maior produtora de chá-verde do Japão. Ao todo são 33,5 mil brasileiros para uma população de 3,7 milhões de habitantes. A cidade com maior número de brasileiros é Hamamatsu.

Cidade de Ise, província de Mie

3. Mie – Província com muitas cachoeiras e belezas naturais, além de muitos templos com mais de 2 mil anos. Tem população total de 1,8 milhão, sendo quase 15 mil brasileiros. A cidade de Mie com maior concentração de brasileiros é Iga, seguida de Tsu, Yokkaichi, Ise e Suzuka.

Cidade de Ogaki, província de Gifu

4. Gifu – Gifu conta com aproximadamente 13,3 mil brasileiros e uma população total de mais de 2 milhões. Nela, podem ser encontradas montanhas, resorts, artes em cerâmica e produção de saquê. As cidades com maior concentração de brasileiros são Minokamo, Ogaki e Kani.

Cidade de Oizumi – Província de Gunma

5. Gunma – Sua força está na natureza exuberante. Seu símbolo é o monte Akagi, a maior montanha da região. Aproximadamente 13 mil brasileiros são contemplados com isso, num total de 2 milhões de habitantes. A cidade de Gunma com maior concentração de brasileiros é Oizumi.

Cidade de Yokohama, província de Kanagawa

6. Kanagawa – Região muito apreciada pelas belezas mais modernas e arquitetônicas, onde também pode ser encontrado o principal porto japonês, que serve de entrada e saída para embarcações internacionais. Tem população de quase 9 milhões de pessoas, sendo 10 mil brasileiros. As cidades com maiores concentrações de brasileiros são Yokohama, Kawasaki e Hiratsuka.

Cidade de Gyoda, província de Saitama

7. Saitama – São mais de 9 mil brasileiros em uma cidade com 7 milhões de habitantes. É chamada Província do Esplendor por sua vegetação exuberante e por conter montanhas que ocupam pelo menos 1/3 da província. A cidade com maior concentração de brasileiros é Honjo.

Lago Biwa, província de Shiga

8. Shiga – Possui o maior lago do país, uma população total de 1,3 milhão de habitantes, sendo 8,7 mil brasileiros. As cidades com maiores concentrações de brasileiros são Nagahama, Higashiomi e Koka.

Cidade de Mastumoto, província de Nagano

9. Nagano – Famosa pelos Alpes com mais de 3 mil metros de altura. Tem cerca de 7,5 mil brasileiros para uma população total de 2,2 milhões de habitantes. As cidades da província de Nagano com maiores concentrações de brasileiros são Ueda, Ina, Matsumoto e Iida.

Cidade de Mito, província de Ibaraki

10. IbarakiLindas praias e paisagens paradisíacas. São 7,5 mil brasileiros para quase 3 milhões de habitantes. As cidades com maiores concentrações de brasileiros são Joso, Tsuchiura e Ushiku.

E você? 🙂 Qual cidade japonesa você gostaria de morar? O que você acha sobre morar em cidades com grande número de brasileiros? Acha bom ou ruim? Deixe sua opinião! 🙂

Quer Aprender Japonês?

29 Comentários

  1. Cadê Tokyo ficou de fora dessa lista ?

  2. Só tenho medo de duas coisas no japão tsunami e terremoto ,porque o resto e perfeito é pretendo ir morar lá quando eu me formar.

    Alguem sabé qual cidade do Japão que e bom pra um engenheiro civil e arquiteto ?

  3. Ivam Nozaki

    tokyo tem uma comunidade significativa mas nao tao grande como em outras regioes. a comunidade brasileira esta concentrada nas regioes industriais citadas na materia.

  4. Ivam Nozaki

    se pretende tentar trabalho na sua area no japao, por mais que fale um ingles impecavel, estude japones e deixe seu nivel tao impecavel quanto o ingles. do contrario sera muito dificil encontrar algo. nao eh impossivel, mas sera uma barreira a mais para conseguir um bom emprego.

  5. Giovanka Rocha

    Hum..
    Interessante como esses lugares encantam o meu coração.
    Meu sonho é conhecer o Japão e morar na cidade de Nagoya!
    Lindas imagens.

  6. Muito boa esta lista. Interessante conhecer estas curiosidades de cada região e onde estão a maior parte dos brasileiros no Japão.
    Eu provavelmente moraria em alguma cidade litoranea ou alguma muito próxima à Tokyo.
    O que será que o Japão teria de bom para um mero professor de Geografia que trabalha com pesquisas?

  7. Vinhesse aqui também ,como conheceu o site ?

  8. Aichi ,Nagano e Shizuoka seria uma boa opção para ti.

  9. Yukio Saito

    Olá, parei no 4o ano de Engenharia Civil, mas é o suficiente para poder dizer que aqui no Japão as construções não têm nada a ver com o que aprendemos no Brasil. Quase não se usa estruturas de concreto armado, os edifícios são todos em estrutura metálica. Você terá que fazer algum curso de especialização sobre construção no Japão, pois até a arquitetura é particular por aqui. Existe muita padronização de estilos atualmente, e pelo que observo a liberdade de criação arquitetônica converge para esses padrões.

  10. Yukio Saito

    Olá, moro a apenas dez quilômetros de Nagoya, é uma cidade grande e ao mesmo tempo bem tranquila. Para alguém como eu, que nasci e gosto da cidade de São Paulo, Nagoya tem um jeito de cidade grande mas sem a neura de Tókio e sem os perigos de São Paulo.
    Você vai gostar muito.

  11. Giovanka Rocha

    😀 Entendo …. Sei que vou gostar 🙂

  12. Marcelo Moura

    Bem, à principio eu gostaria de visitar e conhecer o Japão no período das próximas olimpíadas, em 2020. Pesquiso sobre a cidade, procuro conhecer um pouco mais do idioma entre outras coisas. Ou seja, passarei quase 20 dias na cidade de Tóquio e gostaria de um auxílio.
    Já verifiquei hotéis próximo do local onde ocorrerá os principais jogos olímpicos. Um dica sempre é bem vindo! Agradeço desde já. Um grande abraço.

  13. Angelo Kaoru

    Será que engenheiros se dão bem no Japão? Penso muito em mudar para lá, mas gostaria de continuar a exercer minha profissão

  14. Juliana dos Santos

    Olá, quais as fontes dessas informações/números?

  15. Clebson Vieira

    seria bom a um adolescente começar um projeto de morar no Japão assim quando terminar a faculdade?

  16. Gustavo

    Como sera a vida em numazu , tenho amigos que morar por la a pouco tempo mas queroa saber se é bom para um brasileiro recem chegado

  17. Jesse Calazans

    Nagasaki é o melhor lugar para se viver. A probabilidade de encontrar um brasileiro é quase zero…

  18. avelino do nascimento

    Ola acho isso tudo uma matavilha impecavel linda cidade e fixo ainda mais feliz em saber que numa cidade tão diferente do nosso habitar há pessoal de expresão Portuguesa isso ê nota mil vivo os brasileiros. Eu quero poder ir ao japão mais nao tenho nunguem gostava de saber se tem um guia na cidade de Saitama que fala português. Por favor ne contactam meu email

  19. Rian tales

    olá, sou apaixonado pelo japão,sou cantor sertanejo, será que consigo fazer musicas no japão ???

  20. Ivair Slompo

    Olá galera!
    Vou ao Japão pela primeira vez no dia 25/06/17 e ficar por um mês à trabalho…
    Vou para a província de Kanagawa e tabalhar na província de Zama
    Algumas dicas, como:
    #lugares para sair a noite
    #lugares para comprar eletrônicos com preço bom (Iphone 6 ou 7; play 4; gopro; etc)
    #jogar um futebol hahaha se possível
    #quero subir o monte fuji
    #visitar o Estádio Internacional de Yokohama
    #aonde trocar dólar por Iene? no aeroporto é uma boa? irei desembarcar no Tokyo Haneda Airport

    Desde já agradeço!
    😉

  21. Já morei em Aichi, Gifu, Mie…mas a cidade que mas gostei foi Sendai em Miyagui-ken…muitas prais boas para prática do surf…

  22. Marcia Sachiko Yamamoto

    Oi! Gente, na minha opinião Tókio e uma cidade muito moderna e muito atrativa. Nunca morei mas sei que o custo de vida lá e muito alto, seria legal apenas para conhecer, se divertir e fazer compras. Mas se vc prefere cidades menos movimentos e com mais Brasileiros que residam melhor são essas cidades citadas em cima!!!

  23. Vitorio Cleiton De Lima

    Oi , eu Pretendo ir Para Aichi para conseguir um emprego,também quero entrar para um curso de Nihongo e conseguir passar nos exames do JLPT (N5 e N4) e no futuro pretendo fazer uma Graduação ou uma Pós-graduação, viver no Japão, sempre vai ser um dos meus sonhos,que vou me esforçar para realizar!

  24. daniel

    Ola meu nome e Daniel e gostaria de saber, em empresas automobilisticas é dificil conseguir emprego??????e qual a melhor com mais chances de viver bem e com salario bom?????

  25. Yoshiaki Takeda

    Para quem quiser uma profissão reconhecida a nível nacional, em qualquer área, geralmente necessita de uma qualificação nacional, que se consegue mediante um exame (kokka shiken). Existe vários níveis. Para um arquiteto, por exemplo, a qualificação é “kenchikushi”, e existe 2kyu e 1kyu. Não basta apenas ter o curso superior. Aliás, se não me engano, mesmo tendo apenas o curso primário, mas se passar no kokka shiken, pode ser engenheiro. Acho que a única profissão que requer o curso superior para exercer a profissão deve ser médico.

  26. Yoshiaki Takeda

    Para trabalhar como engenheiro civil no Japão é preciso a qualificação de doboku seko kanri gishi (土木施工管理技士). Existe os niveis 2kyu (二級)e o 1kyu(一級). Tal como outras qualificações japonesas, não é preciso ter formação em escola superior, bastando passar no exame para a qualificação em questão.

  27. Olá! Boa Tarde! Gostaria, de saber, se brasileiros sem descendencia nenhuma com o povo japonês, tem permissão, p/ trabalhar no País,,??

  28. Marcelo

    Prezados,
    Trabalho na área educacional. Vi que existem algumas escolas de Educação Básica brasileiras no Japão, contudo me parece que a demanda não é atendida em algumas localidades. Vocês acham que estou certo e que, portanto, uma escola de boa qualidade nos moldes brasileiros teria uma grande procura se aberta no local certo?

  29. Adriana Alves P

    Olá,gostei muito das informações sobre este país,tanto que fiquei muito interessada em ir conhece ele. Sou Pedagoga e faço outras atividades também; não conheço ninguém que mora no Japão, mais que muito conhece e até mesmo ir morar um dia.

    Muito obrigada pelas informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *