Curiosidades sobre o Manji, a suástica budista


Suástica budista em templos no Japão- fotos

Curiosidades sobre o manji, a suástica budista

Confesso que me assustei quando cheguei ao Japão e vi este símbolo em alguns templos no Japão. Logo pensei, será o Japão, uma nação nazista? Também pudera, a semelhança entre as suásticas budista e nazista surpreende principalmente os mais desavisados. Porém, existem grandes diferenças entre elas.

A suástica budista, chamado no Japão de Manji (万字) e é considerado o primeiro símbolo significativo da raça humana, além de ser um dos símbolos religiosos mais antigos que existem. Este símbolo é reconhecido em diversas culturas e religiões em todo o mundo como Hinduísmo, Budismo, Jainismo, Sikhismo e Taoismo.

Diferenças entre o manji budista e a suástica nazista

Ao considerar o símbolo Manji em si, a “suástica” é composta de vários elementos:
* Um eixo vertical que representa a conexão do Céu e da Terra
* Um eixo horizontal que representa a conexão de Yin e Yang
* 4 braços ligados a estes eixos para representar o movimento, a Força girando criado pela interação desses elementos. Eles também apontam 4 direções, que representam as quatro vedas, as quatro escrituras sagradas mais antigas da história na qual ensinam a filosofia da vida ensinada por Deus.

Omote Manji e Ura Manji

O símbolo Manji, quando virado para a esquerda Omote (frente), representa amor e misericórdia. quando virado para a direita Ura (parte traseira) representa força e inteligência.

Estes símbolos são muito usados no Shorinji Kempo, uma filosofia incorporada ao budismo, devido à sua eficiência na unificação do corpo e mente. Sua forma geométrica representa a natureza imutável, direcional e infinita de Deus.

Ou seja, o verdadeiro significado da suástica budista faz parte de uma filosofia religiosa que acabou tornando-se internacionalmente um símbolo de paz, sorte e amor.

Porém, a partir da 2ª Guerra Mundial, a suástica passou a ser usada para representar o oposto disso tudo como ódio, destruição e racismo.

suastica buda

Portanto, não foi Adolf Hitler que projetou a suástica nazista. Ele simplesmente se apropriou deste símbolo para representar o seu partido, o NSDAP (Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores), também conhecido como Nazi (Comunidade Nacional Socialista) e aniquilou o verdadeiro significado deste símbolo.

Hoje em dia é difícil não ver a suástica nazista e não se lembrar dos horrores da Segunda Guerra Mundial. Infelizmente, um símbolo que representava a paz, sorte e fortuna foi transformado em um símbolo que nos traz repúdio por causa de tantas mortes, destruições e atrocidades cometidas por Adolf Hilter e seu partido nazista.

Manji em mapas representa os templos no Japão

A Suástica migrou em muitas culturas, raças e religiões e tornou-se o símbolo universal. No Japão e em outros países do extremo oriente, a suástica (卍 manji) é usada para representar templos e santuários em mapas, como podemos ver na imagem acima.

É uma pena que o mal uso feito por Hitler tenha manchado o significado original da suástica, mas acho importante divulgar e esclarecer as pessoas para que possam entender as verdadeiras diferenças entre as duas suásticas.

Suástica budista em templos no Japão- fotos

Fontes de Pesquisa: Ivarta, DPI, Wikipédia

Quer Aprender Japonês?

22 Comentários

  1. NOSSA nem eu sabia desa eu não tinha reparado muito nisso quando fui ao japão isso me esprecionouu muito se eu tivesse percebido taria com trauma agra pois o meu qrido buda era nazista vlw japão em foco por não fazer eu destruir um templo budista ao ver isoo

  2. Rodrigo

    É uma pena que um símbolo tão importante e cheio de significado positivo, tenha tido sua imagem usada em algo tão negativo como o nazismo.
    Acho o Manji e seus significados muito interessantes, foi mto bom aprender mais sobre ele com o post, obrigado até!

  3. Japão em Foco

    Oi Katsuya e Rodrigo!
    Que bom que vocês gostaram do post!
    Abraços!

  4. Douglas Bezerra

    Já havia notado isso nos templos quando via filmes ou imagens do Japão, no começo do ano uma professora de história pediu um trabalho sobre símbolos usados durante a segunda guerra, a suástica era um deles, no qual pude perceber a diferença entre eles, o mais interessante é que esse símbolo também é adoto por outras culturas que não tiveram contato entre si.
    Abraços!

  5. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    É verdade, este símbolo já foi usado por muitas civilizações antigas, como os incas e os maias. É interessante saber que um símbolo como esse tem ou teve um grande significado para diversos povos que não tinham nenhuma relação entre si. Abraços!

  6. Tais

    😯 Tenho uma puseira japonesa com esse simbolo, todos ficaram chocados, até parei de usar! Bom saber…!

  7. Japão em Foco

    Oi Taís!
    Muitas pessoas confundem os dois símbolos pois são bem parecidos na verdade. A maior diferença é que a suástica nazista é inclinada em 45°. Mas agora você poderá explicar as diferenças para as pessoas que não souberem ;). Abraços!

  8. Débora da Silva

    Nunca iria saber disso, muito interessante! 😯

  9. Japão em Foco

    Oi Débora!
    Viu só como este blog é informativo?! 😉
    Que bom que gostou! Abraços!

  10. Cathy

    Quanta baboseira Katsuya …Desde quando Buda seria nazista? Mesmo sem ler a informação do post é só pensar um pouquinho….afinal, quem veio antes? Buda Gautama ou Hitler??? Afff… Não precisa ser muito inteligente para saber que foi Hitler que usou de forma totalmente equivocada a suástica budista para representar o nazismo. E para mim, foi difícil colocar duas pessoas tão opostas uma da outra no mesmo comentário. Chega a ser um insulto para Buda.

  11. Purii

    apenas umas correções : a soastica não foi “inventada” por Hitler ele a escolheu propositalmente com a finalinade de proteger e guiar seus homens no caminho da vitória uma vez q a suástica já foi símbolo de muitas culturas antigas que ele costumava cultuar.
    e a suástica não está invertida para o nazismo e sim inclinada ao norte, fazendo uma referencia a filosofia de progresso q Hitler pregava.
    A proposito, muito bacana o post apesar que eu já sabia disso , fico feliz de ver esses esclarecimentos aqui … Parabéns!!!

  12. Richard

    A maioria destes símbolos que hoje em dia possuem uma temática pejorativa, têm origem no oráculo mais antigo do mundo, o I Ching. Muitas pessoas pensam que o pentagrama simboliza o Satanás cristão ou algo do tipo, mas este símbolo possui suas origens ligadas a fisiologia energética chinesa, assim como o próprio hexagrama, que nada tem a ver com Davi ou Salomão, mas sim com o próprio I Ching e o símbolo da flor de Lótus. Mas vai tentar explicar isso para os “saxões”, rsrsrsrsrs’.

  13. Fábia

    Como em tudo, Hitler era uma fralde em tudo que fazia, sua vida foi uma grande mentira, com os desajustes familiares, um grande ladrão, assassino, invejoso. É interessante que reproduzamos mais essa informação a respeito do símbolo budista manji até para que não haja represálias descabidas.

  14. Sandra Katiuska Correia

    So vi este simbolo da ultima vez que estive no Nihon.
    Ainda bem que u estava acompanhada de alguem que ja conhecia o simbolo…
    Lembro de um cara no big brother que tinha uma tatuagem com este simbolo…

  15. kimi

    Tenho orgulho de usar a suástica, mas é realmente lamentável ela ser mais conhecida por causa do nazismo.

  16. Essa matéria veio para ficar. Eu não sabia disso!!
    Então esse é o verdadeiro significado, da verdadeira suástica.

  17. Edson Sampaio

    Sobre Hitler tu não sabe muita coisa, a não ser o que o “império” ganhador da guerra filtrou. Hitler não era nenhum santo mas de longe naquela guerra terrível êle era o único que não a queria e tentou diversos tratados antes de invadir a polônia em legítima defesa, antes que invadissem o que tinha restado da Alemanha.

  18. Sergio Rainor

    Invadir a Polônia em legítima defesa?!?!?!! Pare de falar asneiras. Chegaram até a inventar um ataque a uma rádio para ter a desculpa de invadir a Polônia que não tinha condições militares de resistir. E o único tratado que tinham era com a União Soviética (que depois Hitler rompeu) e isto causou mais mortes ainda na Polônia, pois aquele país foi invadido pelos dois lados, pela Alemanha nazista e pela União Soviética (que cometeram um massacre horrível (massacre de Katyn) onde 22 mil prisioneiros foram executados pelos russos. Hitler era um psicopata, assim como quem o defende.

  19. Nádia Gomes

    Podíamos esquecer o uso politico que a suástica teve, e usa-la novamente com o sentido original, o preconceito contra a suástica só existe porque os ocidentais não se decidem a ultrapassar isso e continuam a perpetuar o sentido nazi da suástica, criando assim ignorância e discriminações contra o símbolo sagrado original.

  20. Paulo Soares

    A grande diferença é que a suástica Manji está no sentido horário, que além de todos os significados tem o movimento de evolução, já a nazista tem o sentido anti-horário significando o oposto, ou seja, para involução. Além de ser inclinada 45 graus.

  21. will

    Isso é porque vocs nunca souberam oq os comunistas fizeram é ainda fazem em nosso,mundo. Pra ser claro,se n fosse o nazismo n iriamos ter tantas tecnologias é avanços na medicina !!!!

  22. paulo

    Hitler quando usou a suástica, se enterrou, condenou-se ao insucesso e acabou se matando, a suástica tem dono, quem é talvez seja um mistério, simbolo geométrico propriedade de um povo, Hitler tentou usar o poder da suástica para ter sucesso, mas o que aconteceu e acontece que ela tem destino próprio, finalidade própria, vida própria e quem quer que a use ou dela tente lhe destinar outros fins e finalidades com certeza acabará se destruindo. Mal usada ou usada levianamente, dá azar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *