Em seu aniversário, o imperador japonês espera um futuro brilhante em meio à pandemia


Em seu aniversário, o imperador japonês espera um futuro brilhante em meio à pandemia

No discurso do seu 61º aniversário, o imperador Naruhito citou que o país enfrentou muitas dificuldades em sua história e que espera um “futuro brilhante”.

O Japão realizou um evento para comemorar o 61º aniversário do Imperador Naruhito na manhã de terça-feira, embora tenha sido reduzido em meio à nova epidemia de coronavírus.

No Palácio Imperial, o Imperador recebeu os parabéns do Príncipe Herdeiro Akishino e da Princesa Kiko, bem como dos líderes dos ramos executivo, legislativo e judiciário, incluindo o Primeiro Ministro Yoshihide Suga, que assumiu o cargo em 2020.

O evento, que contou também com a presença da Imperatriz Masako, teve um número menor de participantes do que o normal por causa da pandemia. Neste ano, não houve almoço com convidados nem festa do chá com embaixadores estrangeiros.

No aniversário do imperador, os visitantes costumam vir ao palácio imperial para oferecer bons votos e assinar um livro de visitas – uma prática que data de 1948. O imperador também aparece na varanda do palácio com outros membros da família imperial para falar aos visitantes.

No entanto, esse evento em que o público em geral visita os jardins do palácio para comemorar o aniversário do imperador foi cancelado pelo segundo ano consecutivo. A aparição pública de ano novo de Naruhito no mês passado também foi substituída por uma mensagem de vídeo.

Em seu aniversário, o imperador japonês espera um futuro brilhante em meio à pandemia* Foto divulgada pela Agência Doméstica Imperial do Japão via REUTERS

Mo evento restrito realizado para marcar o seu 61° aniversário, o imperador passou a maior parte da sessão de 40 minutos falando sobre a pandemia, expressando sua gratidão pelos esforços feitos por cada trabalhador da área médica e pelo público em geral. Ele disse que o Japão enfrentou muitas dificuldades em sua história devido a catástrofes naturais e pragas.

Referindo-se ao Imperador Shomu, que construiu a enorme estátua de Buda de Nara no século VIII para desejar o fim de uma crise nacional, e ao Imperador Saga, que transcreveu o Sutra do Coração, um texto sagrado budista, na esperança de acabar com uma praga no século IX, o imperador Naruhito disse que as pessoas que vivem na era atual podem aprender com seu espírito.

Felizmente, o número de novas infecções parece estar diminuindo em todo o país. Além disso, as vacinações contra o coronavírus começaram ”, disse Naruhito, falando aos repórteres no palácio imperial por trás de uma grande divisória transparente.

Estou ansioso por um futuro brilhante, à medida que nosso povo supera a crise do coronavírus compartilhando a dor e ajudando uns aos outros”, disse Naruhito.

A vacinação COVID-19 do Japão começou este mês, mas uma das sociedades que envelhecem mais rapidamente enfrenta desafios com o programa. Haverá um fornecimento limitado de doses de vacina para os primeiros meses do lançamento e as vacinas para os idosos serão distribuídas gradualmente, disse o chefe de vacinação na segunda-feira.

Naruhito, é neto do imperador Hirohito em cujo nome as tropas imperiais lutaram na Segunda Guerra Mundial. É também o primeiro monarca do Japão nascido após a guerra. Ele subiu ao trono em 2019 depois que seu pai, Akihito, abdicou, dando início a nova Era Reiwa.

Fonte: nippon.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *