História da Yakult e seu criador Dr. Minoru Shirota


Minoru Shirota Yakult

História da Yakult e seu criador Dr. Minoru Shirota

Uma das invenções japonesas no ramo alimentício que na minha opinião merece destaque é a bebida fermentada, composta por lactobacilos vivos que todos conhecem como Yakult.

A bebida foi criada em 1930, pelo grande cientista japonês Dr. Minoru Shirota, que na época conduzia uma pesquisa em um laboratório de microbiologia da Universidade de Medicina de Kyoto, no Japão.

O Dr. Minoru Shirota entrou para a Universidade de Medicina em 1921 e se especializou em medicina preventiva. Acabou tornando-se a primeira pessoa no mundo a ter sucesso na cultura de bactérias lácticas benéficas para a saúde humana. Esta bactéria foi batizada de “Lactobacillus casei Shirota”.

Naquela época, o Japão não era uma nação rica e havia um alto índice de mortalidade infantil provocado por doenças infecciosas e desnutrição. Preocupado com a saúde dessas crianças, Dr. Shirota decidiu concentrar seus esforços em Medicina Preventiva e voltou sua atenção para o estudo de microorganismos.

O Yakult foi introduzido no mercado em 1935 e após 20 anos nascia a Yakult Honsha Co., Ltd, a primeira empresa do mundo a comercializar o “Lactobacillus Casei”. Tudo isso, graças à dedicação do Dr. Shirota, que incansavelmente, lutou até o fim da sua vida em prol da qualidade de vida e saúde das crianças e pessoas em geral.

O Dr. Shirota faleceu no dia 10 de março de 1982 aos 82 anos e deixou como herança uma nova visão em relação à medicina preventiva, mostrando que a prevenção é tão importante quanto o tratamento das doenças. Sem contar que o Leite Fermentado Yakult tornou-se um dos alimentos mais consumidos no século 20.

A marca Yakult já tem quase 80 anos de existência e se tornou líder global no mercado de bebidas probióticas com uma vasta gama de produtos, onde são usados bactérias benéficas em sua composição. A empresa está presente em 32 países ao redor do mundo e é consumido diariamente por mais de 28 milhões de pessoas.

Produtos Yakult Japão

Quantas bactérias contem um frasco de Yakult?

Um frasco de 80g de Yakult tem mais de 16 bilhões de Lactobacillus casei Shirota, enquanto que o Yakult 40, tem 40 bilhões. Os seus benefícios para a saúde são comprovados cientificamente, como proteger a saúde e melhorar as funções do intestino, combater infecções e ajudar a aumentar a imunidade do organismo.

Uma das filosofias da empresa Yakult é o velho ditado: Melhor prevenir do que remediar – A ênfase deve ser colocada sobre a prevenção ao invés da cura.

Além disso, a empresa enfatiza que quem tem um intestino forte e saudável tem uma vida mais longa, pois os nutrientes são absorvidos através do seu intestino.

Outra coisa importante que a empresa sempre se preocupou é em tornar o produto acessível à todas as pessoas, através de um preço baixo para que assim qualquer pessoa pudesse pagar.

O objetivo era alcançar o maior número possível de pessoas para que todos pudessem se beneficiar com os Lactobacillus casei Shirota. Sua filosofia ganhou até um nome exclusivo: “Shirota-ismo”.

Yakult, a primeira empresa a vender lactobacilos vivos

Yakult Ladies – Yakult Obaasan

Para que o produto estivesse facilmente disponível para o maior número de pessoas, na década de 1960 foi adotado o sistema de entrega domiciliar, na qual a empresa contratou um exército de senhoras que entregavam a bebida diretamente nas casas das pessoas e usavam bicicletas como meio de transporte.

Essas mulheres eram chamadas de “Yakult Obaasan” (Tias Yakult) e seria o que no Brasil chamamos de C.As (Comerciantes Ambulantes Autônomas). E esse sistema de entrega à domicílio ainda é usado, não só no Japão, como em outros países, embora hoje em dia, as mulheres utilizem motocicletas para fazer a entrega.

Com isso, o Dr. Minori Shirota acabou dando oportunidades de emprego para milhares de mulheres, justo em uma época onde elas ainda lutavam para conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Portanto, a empresa Yakult ajudou e ainda ajuda muitas mulheres a conquistarem sua independência financeira.

Estima-se que existam no Japão cerca de 53 mil “Yakult Ladies”, além de 33 mil espalhadas em outros 11 países nos 5 continentes. No Brasil, por exemplo, são 6,5 mil comerciantes autônomas, que representam 60% das vendas da empresa.

Yakult Obaasan

Curiosidades sobre o Yakult

* Em 1938, Yakult foi registrada como marca e o leite fermentado passou a ser produzido em massa na cidade de Fukuoka. O nome Yakult deriva da palavra Jahurto, antiga forma de Jogurto, palavra em Esperanto que significa iogurte.

* Em 1940, a Fundação do Instituto de Pesquisas Yakult, é criada em Kyoto e em 1967 é a inauguração do Instituto Central de Pesquisas em Microbiologia da YAKULT na cidade de Kunitachi, nos arredores de Tóquio.

* O Brasil foi o primeiro país ocidental a produzir o Yakult, graças à população japonesa no Brasil, que ajudou a introduzir a marca. A primeira fábrica da Yakult abriu em 1966 em São Bernardo do Campo, no ABC paulista e em 1999, inaugurou a fábrica em Lorena, onde são produzidos os leites fermentados Yakult e Yakult 40, Tonyu, bebida láctea fermentada Yodel e Suco de Maçã.

Fábrica da Yakult em Lorena, interior de São Paulo
Fábrica da Yakult em Lorena, Vale do Paraíba, Interior de São Paulo, produz em média de 2,1 milhões de frascos de leite fermentado YAKULT diariamente

* A aceitação do produto foi difícil no Brasil e ganhou bastante resistência por parte dos consumidores pois muitas pessoas associavam as bactérias com enfermidades. Com o tempo, a bebida passou a ser valorizada e reconhecida como um alimento funcional que traz uma série de benefícios para a saúde e intestino.

* A marca Yakult é muito forte no Japão e hoje em dia, além do tradicional leite fermentado com Lactobacilos vivos, a marca produz uma série de outras bebidas, como suco de frutas e leite de soja. Além disso, a Yakult continua focada em pesquisa, o que mostra que a empresa não perdeu seu propósito original.

* Inicialmente, Yakult não era uma empresa de iogurte, e sim uma empresa de bactérias, onde pesquisadores trabalhavam para encontrar novas aplicações e bactérias e assim comercializar suas descobertas em forma de bebidas, cosméticos e medicamentos, como cápsulas Biolactis e o medicamento de quimioterapia Campto.

Yakult, uma invenção japonesa

* A empresa é dona de uma das maiores franquias de beisebol do Japão, o Tokyo Yakult Swallows. Yakult também é um parceiro oficial dos Broncos Saitama, um clube de basquetebol profissional, e tem sido uma das empresas parceiras do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos da FINA, desde 2005.

* Em 1968, a bebida fermentada deixou de ser vendida em garrafinhas de vidro, passando a partir de então a ser comercializada em recipientes de plástico, semelhante ao que existe ainda nos dias de hoje.

* Em 1961 é lançado o Yakult Cosmetics. Tudo começou quando ainda se usava garrafinhas de vidro. As operárias japonesas responsáveis por lavar essas embalagens ficavam com as mãos extremamente macias. Por meio de suas pesquisas, o Dr. Shirota descobriu o Complexo S.E. (Shirota Essence), um componente obtido através da fermentação láctea, que hidrata e promove o rejuvenescimento da pele.

yakult products

Espero que tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre a história da Yakult, e do seu criador o Dr. Minoru Shirota. E vocês? O que acham da filosofia por trás da Yakult e dos seus produtos? 🙂 Aproveitem também para conhecerem a História do Macarrão Instantâneo (Miojo) e seu criador Momofuku Ando.

Fontes de Pesquisa: Kirainet, Mundo das Marcas, Milknet

Quer Aprender Japonês?

19 Comentários

  1. o yakult e iogurte?

  2. Rodrigo

    Muito legal a iniciativa de trazer uma saúde melhor a todos através do Yakult!
    Sem contar que gerou milhares de empregos, no Japão e no mundo

  3. André Alves

    Muito legal a história do Yakult! Gosto muito de aprender as curiosidades do Japão aqui no site de vcs! Muito bom xD

  4. Japão em Foco

    Oi Pessoal!
    Que bom que gostaram!!! 😉
    Abraços!

  5. Maria de Lourdes R.de Almeida

    USO YAKULT A MAIS DE 20 ANOS,,RESULTADOS ///EXELENTES
    REALMENTE MUITO BOM…GRACIAS ,E MEUS CUMPRIMENTOS
    Dr: MINORO SHIROTA PELA INVENÇÃO DO YAKULT ❗

  6. vera lucis

    A yakult e um empreza que realmente se preocupando com a saúde e bem-estar da população. Tenho orgulho de trabalhor nesta empresa!

  7. Japão em Foco

    Oi Vera Lucis!
    Que legal saber que você trabalha na empresa Yakult. Deve ser muito bom né?! Abraços!

  8. Japão em Foco

    Oi Maria de Lourdes!
    Realmente uma belíssima invenção criada em prol da saúde das pessoas né? Não tenho costume de tomar Yakult, mas depois que fiz essa matéria, passei a comprar de vez em quando pra dar uma cuidada da flora intestinal rs! Abraços! 😉

  9. Viviane Dorneles

    Nossa! Que história interessante, não sabia da importância dessa bebida e o quanto o Shirota tinha ajudado a humanidade com sua criação. Obrigada pela matéria!

  10. Edna Maria Miranda S Santos

    Amei este informativo sobre o Yakult. Muito interessante, vou passar a usar a tomar essa bebida tão beneficente para a nossa saúde.
    I❤️ Japón. Tudo!!!! Povo inteligente e educado.

  11. Igor Nascimento

    Minha mãe é uma dessas “obaasan”, no caso, aqui é a “tia” do Yakult.
    Como estou desempregado, muitas vezes ajudo ela nos finais de semana a fazer vender Yakult. Não é pq é minha mãe, mas quem vende Yakult aqui é uma GUERREIRA!
    Imagina carregar um carrinho lotado com produtos, pesando mais de 40kg em lugares estreitos, ladeiras e calçadas esburacadas? Esses são alguns dos obstáculos que enfrentamos.
    É bom ver que Shirota-san passou a vida toda lutando pra melhorar a vida do povo dele. E é triste ver os que aqui podem fazer algo, não estão nem aí pra vc e só pensam em aumentar impostos.
    Eis a diferença gritante desses dois povos. =(

  12. Marli takahashe

    Gostaria de saber como comprar o yakult 40 da tampa verde ,bom no Brasil ele é assim,sei que ele é concentrado usado inclusive para quem tem problemas com tumores na bexiga,aqui no Japão não consigo saber qual é

  13. Parabéns pelo trabalho, Silvia Kawanami. Seu texto voltou a circular em novembro de 2018 diante de um post no Facebook da página Jornal Nippak/Nikkey Shimbun (https://www.facebook.com/Nippak.Nikkey/posts/2033252483405410). Yakult para mim traz boas lembranças da infância, pois o produto era muito popular no Brasil nas décadas de 1970/80 e meus pais sempre que podiam compravam para mim. Anos depois, no fim dos anos 1990, quando trabalhei por algum tempo para um jornal voltado para a comunidade nipo-brasileira, tive a oportunidade de acompanhar a inauguração da nova fábrica da empresa em Lorena (Vale do Paraíba, SP). Me recordo de que o mestre de cerimônias foi o jornalista Renato Machado, que àquela época era apresentador do Bom Dia Brasil da TV Globo.

  14. Yochiyuki Hamazaki

    Com meus oitenta e um anos, estou tomando esse produtos estou muito sastifeito e sinto me muito , bem e gostei da Historia da Yakult do inventor, muito obrigado.

  15. Wilson silva

    Os produtos yakult são de excelente qualidade.

  16. Maurício

    Trabalhei muitos anos na empresa
    Sinto saudades , ótimos produtos
    Entrei 1988 saí em 2005

  17. Selma

    Uau! Fiquei encantada com a história da Yakult. o Japão é um lugar de pessoas realmente incríveis.

  18. Geny Rosa de Oliveira Gomes

    Trabalhei na Yakult quando começou no Bairro de Santa Terezinha, em São Paulo. Ficava na Avenida Dom Henrique Mourão. Na década de 60. Os funcionários eram tratados com o maior carinho. Conheci a fabrica e a historia. Diziam na época que o leite fermentado Yakult deveria ser consumido apenas um frasco por dia e tinha que ser fresco. A entrega era feita dia sim dia não. e só deixavam dois frascos por pessoa. Amei trabalhar lá. Eu era secretária, recepcionista. Saudades. Abraços a todos

  19. Luciana Carvalho Pereira

    Gostaria de conhecer a fabrica amo yakult sempre tomo ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *