Hana Yori Dango – Melhor Dango do que Flores

hana-yori-dango-manga

Hana Yori Dango – Melhor Dango do que Flores
Hana Yori Dango (花より男子), que leva a tradução em português como “Melhor dango do que flores”, é uma série de mangá do Gênero Shoujo de muito sucesso criado pela mangaká Yoko Kamio e publicado entre os anos de 1992 e 2003. É considerado o mangá shoujo (para meninas) mais vendido no Japão.

O nome da série de mangá “Hana Yori Dango” tem origem em um provérbio japonês, que significa entre outras palavras, que devemos prezar coisas importantes (neste caso, o dango que é um doce japonês, se refere à comida de modo geral), do que flores, no sentido de apenas valorizar a aparência ou coisas fúteis.

Pode ser entendido também como uma crítica às pessoas que dão muita importância ao dinheiro e também às meninas que desejam ter um namorado rico somente pelo status, como acontece com as meninas patricinhas que estudam na escola Eitoku Gakuen em relação aos 4 membros do F4. A história é escrita em cima de grandes contrastes de valores como riqueza x pobreza, soberba x humildade.

O mangá fez tanto sucesso que foi adaptado para o anime em 1996, com 51 capítulos, um dorama em 2006 com duas temporadas e um filme final. Além disso, há várias versões estrangeiras do dorama, como podemos ver na imagem abaixo:

Hana Yori Dango - Versões estrangeiras

Sinopse de Hana Yori Dango

Makino Tsukushi, personagem principal, é uma garota de uma família pobre que, apesar das dificuldades financeiras, conseguiu ser admitida em uma escola de alto padrão. Para que ela possa estudar, sua família passa, com orgulho, por muitas privações, na esperança de que a filha consiga conquistar um herdeiro milionário.

No Eitoku Gakuen, os alunos são riquíssimos e adoram ostentar roupas e acessórios de marca, porém, os que mais se destacam são um famoso grupo de quatro rapazes chamado de Flower Four, ou F4 (flores no sentido de preciosos), que são os herdeiros das mais poderosas famílias do Japão. Os membros do F4 são:

hana yori dango 2

● Soujirou Nishikado, herdeiro da maior escola de cerimônia do chá do país;
● Tsukasa Doumyouji, o líder, herdeiro de uma grande corporação internacional;
● Rui Hanazawa, herdeiro de um grande empresário;
● Akira Mimasaka, o herdeiro da mais poderosa máfia japonesa;

Pelo poder financeiro dos seus nomes, eles ditam as regras na escola, passando por cima até mesmo dos professores e diretores. Quem ousasse ir contra algum deles, recebia um papel vermelho, e isto era a mesma coisa que receber uma sentença de morte, pois significava ser desprezado e maltratado por toda a escola.

Nesse cenário de ostentação, tudo o que Makino Tsukushi deseja é se formar tranquilamente, sem se envolver com os outros alunos. Porém, depois de um incidente, onde ela não pôde ficar calada diante da injustiça do líder do F4, ela recebe a Tarja Vermelha. A partir daí, sua vida nunca mais foi a mesma.

hana yori dango

Tsukushi significa erva-daninha e é assim que a protagonista gosta de se referir a si mesma para mostrar que pode vencer o F4. Porém, ela acaba se apaixonando pelo gentil Hanazawa Rui, um dos membros do F4.

Contudo, em uma ocasião onde sofre ijime, ela dá um tapa em Domyouji, que inconscientemente passa a gostar dela.

Afinal, Domyouji jamais tinha tido a experiência de ser confrontado, especialmente por uma menina. Ele estava acostumado a todos obedecendo suas ordens e o tapa de Makino fez com que ele percebesse que nem tudo poderia ser comprado com dinheiro e talvez por isso que ele tenha se apaixonado por ela.

Acaba-se criando uma espécie de triângulo amoroso entre os três e percebemos durante toda a trama que Tsukushi tem seus sentimentos bastante confusos em relação aos dois membros do F4. Apesar disso, é inevitável não torcer para que Makino fique com o Domyouji, embora existam grandes diferenças entre eles.

Hana Yori Dango - Melhor dango do que flores

Confesso que no primeiro capitulo fiquei na dúvida se iria gostar pois dava raiva ver a atitude covarde dos membros do F4 em relação aos outros alunos. Mas a história acaba nos absorvendo de tal maneira que torna-se impossível não gostar da série. Acredito que a sensação deve ter sido a mesma para quem ler o mangá.

Uma coisa a se observar é o papel secundário a que foi submetido os personagens Nishikado e Mimasaka. Eu acho que seria interessante se os dois tivessem tido mais espaço dentro da trama. Mas fazer o que né!! Você já assistiu o anime/drama ou já leu o mangá de Hana Yori Dango? Gostou? Qual a sua opinião sobre ele?

Confira o 1° capítulo de Hana Yori Dango

Veja outros episódios aqui.

Hana Yori Dango – Versão Anime – Veja os episódios legendados

Confira o filme final de Hana Yori Dango

Quer Aprender Japonês?

20 Comentários

  1. Jéssica Viana

    Por seu meu j-drama favorito, sou suspeita de falar. Entretanto, tenho certeza que quem assistiu tem o mesmo pensamento, além disso nenhuma outra versão conseguiu superar a original, nem mesmo a coreana tendo o divo insuperável do Lee Minho no papel do Doumyouji (acho que é pq ele tem cara de bonzinho xD). Enfim, Hanadan é simplesmente o melhor dorama japonês que existe, não só pelas personagens, mas tbm pela história que te prende do começo ao fim, tanto que vc não quer tirar os olhos da tela para não perder um único segundo de toda a história…
    Gostei tanto que fiquei com depressão pós-dorama kkkkk Só os fortes (e viciados em doramas) entenderão… Bom, essa é minha “humilde” opinião kkkkk

    E como elogio ao site, acompanho todas as postagens e acho muito interessante a forma com que vocês abordam cada tema aqui, dou meu total apoio! Espero que vocês tragam mais postagens a respeito de doramas… Japão em foco, gambattê né õ/

  2. Japão em Foco

    Oi Jéssica!
    Que bom que você gostou da postagem! Confesso que até o momento, assisti poucos dramas e Hana Yori Dango foi uma delas. Gostei muito da história. Só o filme final que achei algumas partes sem noção, mas tirando isso gostei muito da série. Pretendo fazer mais postagens sobre sugestões de dramas, filmes e animes japoneses pois vi que há muitas pessoas que assistem e gostam. Seria interessante se você postasse uma lista com alguns dramas que assistiu e que você recomendaria! Abraços! 😉

  3. Jéssica Viana

    Sim, amei a postagem! ^^

    Quanto aos dramas, nossa, já vi muuuitos, e claro nem todos foram tão bons quanto Hanadan xD

    Mas vamos lá, os meus preferidos são:

    Secret Garden (k-drama), My Girlfriend is a Gumiho (k-drama), My Girl (k-drama), Ouran High School (j-drama), Kimi ni Todoke (perfeito demais, anime e j-movie), Kaichou wa Maid-Sama (anime), Death Note (anime), Rooftop Prince (k-drama), I Miss You (k-drama), Love Rain (k-drama), Skip Beat (anime e tw-drama), Coffee Prince (k-drama), Personal Taste (k-drama), City Hunter (mangá, anime e k-drama), enfim.. são muitos xD

    Pega a sinopse deles nos fansubs e vê quais são os mais interessantes, mas de todos esse não pode faltar Secret Garden (supremo favorito ^^)… Fighting õ/

  4. silvia sato

    Natsukashii sugiru!!! Amava esse anime que assisti na década de 90… me amarrei de verdade e nos kiukeis do kaisha sempre debatíamos entre as colegas!! Cheguei a ficar apaixonada pelo Hanazawa Rui!!!!! Assistiria mil vezes mais!!!!

  5. Japão em Foco

    Oi Jéssica!
    Obrigada pelas indicações, apesar da maioria serem dramas coreanos né! rs Mas vou dar uma olhada nas sinopses e quem sabe baixar para assisti-los. Sempre que tiver sugestões pode postar aqui nos comentários ok Valeu! Abraços! 😉

  6. Japão em Foco

    Oi Silvia!
    Então, aproveite para assistir ao drama. Tenho certeza que também vai gostar muito! 😉 Abraços!

  7. sei la

    eu amoo essa série,conheci ela por causa do japao em foco!walew ai!!!!é uma das minhas serie favo! na verdade,é minha favo!

  8. Emanuela

    Puxaa Vida eu estou tão apaixonada por essa história que nem consigo fazer nada além de assistir. Quando acabou a primeira temporada, já senti aquela pontinha de tristeza por saber que vai acabar ><.
    Enfim, ainda não terminei de assistir e aparentemente não vou ter vida própria até que isso aconteça. <3

    Obrigada a você do Japão em Foco que está sempre dando sugestões bacanas de j-dramas *————–*, só pra constar, estou assistindo tudo o que você sugere, mas esse é espetaculaar!!!

  9. Japão em Foco

    Oi Sei Lá e Emanuella!
    Que bom que vocês gostaram da série! Quando assisti o primeiro capítulo pensei que não iria gostar, mas me enganei! Fiquei apaixonada pelo dorama. Vocês ainda tem a opção de assistir a versão coreana, que dizem ser muito boa também ou ler o mangá. Ah, e pode deixar que sempre que eu puder, estarei postando sugestões sobre filmes, animes e dramas. Abraços! 😉

  10. Pingback: Filme Meu Namorado é Estrangeiro | Curiosidades do Japão

  11. Pingback: 20 homens considerados bonitos no Japão | Curiosidades do Japão

  12. Valeria

    Hana Yori Dango ,é um ótimo J-drama, amo essa história! conheci primeiro a versão K-drama Boys before Flowers ,a qual vi muitas vezes, depois vi quase que simultaneamente o anime e a versão Japonesa e não teve outra me apaixonei ainda mais! 😛 Espero depois poder conhecer as outras versões
    Parabéns pelo site,amo tudo oque encontro aqui, foi aqui também que vi que a atriz que faz a Makino fez um filme Meu namorado é um Estrangeiro ,assisti e também amei! kissus :-*

  13. Bem legal,vou acompanhar 😮

  14. Jean Christian

    Sou viciado em Doramas srsrsrs, apesar de ser homem eu tenho que concordar que o Hanadan é excelente, nota 10, foi o primeiro Dorama que assisti, eu estava na casa de uma garota que namorei a 6 anos atrás e vi a prima dela assistindo, dai ela me convidou para assistir também, eu recusei dizendo que não iria assistir este chiquitias oriental, do nada a garota que eu namorava começou a ver também, logo mais a irmã e o irmão dela começam a assistir também, eu pensei….”poxa, todo mundo assistindo, não deve ser tão ruim assim, vou ver também”, dai lascou, comecei a assistir e não queria mais para de ver, tanto que quando terminei de ver a série bateu até uma tristeza 🙁
    Mas enfim, outro dorama que eu recomendo é o Sekai no Chuushin, é o melhor que eu já vi 😉

  15. #dramalover

    amoo essa série!Ja vi até a versão coreana!Kyaaah!Makino e Tsukasa S2
    SE BEM Q EU PREFERIA ELA COM O HANAZAWA RUI!!>W<

  16. Anna Karine

    Olha eu aqui lendo a postagem, tipo, mais de 1 ano depois… kkkkkk Mas como terminei de assistir o anime a pouco tempo, fiquei emocionada com esta postagem.
    Sem dúvida nenhuma, foi o melhor anime romântico que assisti até hoje (melhor ainda que Inuyasha xD). Também fiquei com depressão pós-dorama, e quando me lembro dos episódios meu coração dói… Em várias partes eu não sabia se torcia para Tsukasa ou para Rui… Mas Tsukasa conquistou meu coração! Makino é simplismente maravilhosa, e a sinceridade dos sentimentos dela é intensa, tornando ela verdadeira até mesmo quando erra. Anime M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O!!! >.<

  17. Jussara i

    Ai meu deus..também to meio atrasada na postagem..mas assisti Hana Yori Dango em 2006..li o mangá, o anime e quando descobri o dorama quase morri =X
    Acompanhei tudo..e nossa..até hoje quando ouço a música Planetarium da Ai Otsuka eu choro..
    Não superei minha depressão pós-dorama ainda!Acho q vou assistir de novo..kkkkk

  18. thais carla

    muito bom esse j-drama amei demais chorei ,sorri
    bom quem não assisti tem que assistir.
    TSUKASA<3 !!!!!!!

  19. Virna Chamy

    Ainda não assisti, mas tô ansiosa! Assisti Boys over flowers … E simplesmente me apaixonei Jun Pyo e Jan-Di amooooo

  20. Você fez ɑlguns boa aponta lá. Eu olhou na net para descobrir
    mɑіs sobre a questãⲟ e encontrado а mɑioria doѕ indivíduos ѵai
    junto com seus pontos de vista este site .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *