Inokashira Park, um dos parques de lazer mais populares de Tóquio


Inokashira Park, Kichijoji, Tokyo, Japan

O Parque Inokashira, em Kichijoji, foi planejado e desenvolvido no início do período Taisho (1912 a 1926) como o primeiro parque suburbano do Japão. Saiba mais!

Nos fins de semana, um dos lugares mais populares para ir em Tóquio é o Parque Inokashira, situado em Kichijoji. Não é como os famosos jardins do período Edo da cidade, onde você vai passear e admirar. Este é um parque para pessoas ativas usarem e desfrutarem.

É um local amplo com um grande lago central que pode ser atravessado por pontes. Muitas árvores oferecem sombra, ótimo para os meses quentes de verão. Alguns grandes espaços abertos estão lá para piqueniques. Você até encontrará alguns restaurantes. Existem barcos a remo para alugar. É um lugar agradável para descansar ao longo de um dia inteiro.

Outros parques, por exemplo, Kiyosumi e Shiba Rikyu, têm laços muito claros com o período Edo. Eles mostras culturais da rica história de Tóquio. São locais bonitos e tranquilos. Alguns, como o Shinjuku Gyoen, são jardins mais modernos e formais, onde as pessoas vão para apreciar flores, caminhos arborizados ou jardins cuidadosamente cuidados.

Mas o parque Inokashira é diferente, é um parque para todos se divertirem e relaxarem. Nos dias de sol, as pessoas fazem piqueniques; praticam exercícios, passeiam com seus cães; alugam barcos; visitam um dos seus zoológicos, etc. As pessoas fazem coisas lá! Foi feito para desfrutar. Não é de se admirar que seja tão popular entre os moradores de Tóquio.

E as estações realmente ajudam. Todos eles têm algo diferente. A primavera tem suas flores de cerejeira e o outono tem koyo (a mudança das cores das folhas). O verão realça o verde do parque e as pessoas vêm para aproveitar a sombra e descansar do calor da estação.

Portanto, se você está procurando um grande parque para relaxar, não procure mais do que o Parque Inokashira. É realmente um dos lugares mais populares de Tóquio. Eu recomendo.

Uma breve história do Inokashira Park

Construído como o primeiro parque suburbano do Japão, Inokashira oferece uma variedade de atrações para um passeio divertido em família ou com amigos, incluindo a Lagoa Inokashira, Gotenyama, instalações esportivas, além de toda natureza que circunda o parque.

Uma curiosidade sobre a Lagoa Inokashira é que quando Ieyasu Tokugawa veio para Edo (Antiga Tóquio), seu castelo não tinha uma fonte adequada de água doce. Ele encarregou seu filho, Hidetada, de providenciar e a Lagoa Inokashira tinha o que eles precisavam.

Foi então que um novo rio, o Kanda foi criado. Trata-se de um canal de água que flui da lagoa Inokashira até Iidabashi (literalmente, Ponte Iida), desaguando no fosso externo (sotobori) do Castelo de Edo. Hoje, você ainda pode ver onde o rio e o parque se juntam.

No período Meiji, o governo da cidade comprou o terreno do parque e o colocou sob o controle do Ministério da Casa Imperial. Foi dado a Tóquio em 1913 e em 1º de maio de 1917 recebeu o nome de Inokashira Onshi Kōen (Inokashira Imperial Grant Park).

Inokashira Park, Kichijoji, Tokyo, Japan

Características do Inokashira Park

O Parque tem quatro áreas distintas: a área do Lago Inokashira, as colinas de Gotenyama com o Inokashira Park Zoo e um bosque, o parque Nishi-en com instalações esportivas incluindo campos de atletismo e beisebol e quadras de tênis, e o segundo parque Daini-koen.

Barcos de aluguel para aluguel estão disponíveis para passear na lagoa. Você pode ver quinhentas cerejeiras (variedades Somei Yoshino e Yamazakura) em flor na primavera e a folhagem colorida de bordo japonês, cerejeira, ginkgo e zelkova no outono.

O templo do parque é dedicado à deusa Benzaiten. Rumores dizem que ela é uma divindade amaldiçoada que tem o poder de separar os casais que naveguem nos pedalinhos de cisne do lago. Parece superstição, mas muitas pessoas acreditam. Será verdade?

Se você quiser experimentar uma nova experiência culinária, há uma máquina de venda automática incomum no parque. Vende gafanhotos enlatados e larvas de abelha!

O Parque Inokashira é um ótimo lugar para fotografar ou relaxar. Além disso, os arredores da estação Kichijoji é um ótimo lugar para explorar. Nas proximidades você encontrará o famoso Museu Ghibli, sem contar as muitas e populares lojas e restaurantes de Kichijoji.

Como chegar lá

Endereço: 1 Chome-18-31 Gotenyama, Musashino-shi, Tokyo 180-0005, Japão
Acesso: Fica a 5 minutos a pé da Estação Kichijoji na Linha JR Chuo ou da Linha Keio Inokashira e a um minuto a pé da Estação Inokashira-koen na Linha Keio Inokashira.
* O parque fica aberto 24 horas e a entrada é gratuita.

Vídeo do Inokashira Park


Link do vídeo (YouTube)

Fontes: livejapan.com, tokyo-in-pics.com Imagens: Creative Commons

1 Comentário

  1. Pingback: Tokugawa Ieyasu e a Fundação do Xogunato | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *