Yozakura: A visão noturna das flores de cerejeira em Tóquio

yozakura

As flores de cerejeira, conhecidas no Japão como sakura, são belíssimas a qualquer hora do dia, mas a visão delas a noite recebe até um nome especial: Yozakura (夜桜). Iluminadas por lanternas, as flores de cerejeira ganham um brilho nostálgico e fascinante.

Muitas pessoas aproveitam a noite para praticar o Hanami (apreciação das flores de cerejeira) e fazem piqueniques sob as árvores. Entre o final de março e começo de abril é comum haver festivais com barracas de comida trazendo uma atmosfera festiva aos locais.

Muitas pessoas aproveitam essa atmosfera mágica para capturar fotos de tirar o fôlego das flores de cerejeiras iluminadas. Trata-se de um evento noturno muito tradicional para o povo japonês. A beleza é tanta, que muitas vezes, ficamos sem palavras para descrevê-la.

Que tal chamar seus amigos e curtir as flores de cerejeira a noite? Confira abaixo alguns dos melhores lugares em Tóquio para apreciar a beleza das cerejeiras iluminadas neste ano.

1. Meguro e Nakameguro

beautiful sakura night

Mais de 800 cerejeiras crescem ao longo de um trecho de 4 km do Rio Meguro. Durante a noite lanternas de papel iluminam a área. A área mais famosa, no entanto, são as margens dos rios perto de Nakameguro, onde as cerejeiras são iluminadas aproximadamente de 1 a 10 de abril.

Simplesmente dê um passeio e veja o belíssimo cenário, e aproveite para tirar algumas fotos na arte mais estreita do canal ou ao longo da tradicional ponte vermelha que atravessa o rio. Outra boa experiência é fazer um cruzeiro noturno e romântico pelo Rio Meguro.

Datas: 23 de março a 10 de abril (17h às 21h)
Acesso: Estação Ikejiri-Ohashi, Meguro ou Nakameguro

2. Chidorigafuchi Park

Chidorigafuchi é conhecido como um dos melhores locais para ver cerejeiras em Tóquio. Quando as cerejeiras de Yoshino estão em plena floração ao longo do grande fosso, muitas pessoas aparecem para ver o espetáculo, seja nos dias úteis ou finais de semana.

No local existem cerca de 260 cerejeiras e é possível alugar um barco e navegar ao longo do fosso enquanto admira o despertar da primavera. Este é um dos pontos mais populares do yozakura, então lembre-se que o local costuma ficar lotado nessa época.

Datas: 27 de março a 7 de abril (18h às 22h)
Acesso: Estação Kudanshita

3. Rikugien Garden

Rikugien Garden é conhecido por suas shidare-zakuras, ou cerejeiras chorões. Descrita como mágica e mística, a iluminação noturna faz as cerejeiras parecerem estar flutuando no escuro. É claro que o parque também está aberto durante o dia, a partir das 9:00.

Uma dica é vistar o local antes do pôr do sol se quiser admirar as cerejeiras durante o dia e a noite. Rikugien Garden é um exemplo típico de um jardim do período Edo. Há uma casa de chá no jardim, onde os visitantes podem desfrutar do tradicional chá e wagashi. A entrada no parque Rikugien Garden custa 300 ienes e fica a 7 minutos a pé da Estação Komagome.

Datas: 21 de março – 3 de abril (9h às 21h)
Acesso: Estação Komagome

4. Asakusa: Sumida Park

Asakusa é um bairro histórico de Tóquio, um lugar que não pode ficar fora da lista de quem está de passagem pela capital japonesa. Nas proximidades encontramos o Sumida Park e a icônica Tokyo Skytree, a torre mais alta do Japão. Ao longo do Rio Sumida, centenas de cerejeiras oferecem uma vista majestosa não só durante o dia como durante a noite também.

O Rio Sumida tem sido um famoso local de festival de flores de cerejeira há séculos, com mais de 600 cerejeiras. Além disso, você tem a oportunidade de fazer um passeio em algum dos barcos tradicionais chamado “yakatabune” antes de começar as iluminações noturnas.

Datas: 21 de março a 7 de abril (17h às 22h)
Acesso: Estação Asakusa

5. Toshimaen

Toshimaen é um parque de diversões old-school, que possui mais de 500 cerejeiras, que se iluminam depois que o sol se põe entre 21 de março e 6 de abril. Se entrar no parque após as 15:00, você paga metade do preço de entrada do parque (entrada padrão ¥ 1.000) ou espere por 5 ou 6 de abril para entrar de graça (também depois das 3 da tarde).

Há um passeio especial à noite que engloba todas as atrações incluindo Yozakura custando 1.600 ienes para adultos e 1.300 ienes para crianças. É uma boa maneira de conciliar diversão em diversos brinquedos com um belo cenário noturno das flores de cerejeiras.

Datas: 21 de março – 7 de abril
Acesso: Estação Toshimaen

6. Roppongi: Tokyo Midtown


A área de Roppongi está repleta de locais para apreciar as flores de cerejeiras. Ao lado do Roppongi Hills, por exemplo, há uma encosta repleta de cerejeiras, chamada de Sakurazaka. Nas proximidades também encontramos o sofisticado complexo Tokyo Midtown, que nessa época conta com um evento chamado “Midtown Blossom”.

No local há uma avenida com cerca de 150 cerejeiras que ficam maravilhosamente iluminadas a noite. Tokyo Midtown conta com shopping center, escritórios, hotéis, restaurantes, residências e muito mais. Você pode aproveitar para fazer compras ou comer durante o passeio.

Datas: 15 de março a 14 de abril (17h às 23h)
Acesso: Estação de Roppongi

7. Ueno Park

Considerado um dos mais famosos pontos de hanami de Tóquio, o Parque Ueno possui cerca de 1.200 cerejeiras, metade das quais são cerejeiras Yoshino. Durante a floração, as barracas são montadas ao longo dos principais trechos vendendo comidas típicas.

Embora a iluminação não seja nada espetacular em comparação a outros lugares de Tóquio, sua fama e reputação o tornam o local ideal para um piquenique noturno. Se é muito difícil fazer um piquenique durante o dia, você pode ter um pouco mais de sorte à noite.

Datas: Final de março – início de abril
Acesso: Estação de Ueno

Bom, esses são alguns lugares de Tóquio para quem quiser ter uma experiência Yozakura. Claro que existem muitos lugares fora da capital japonesa com cenários noturnos deslumbrantes das cerejeiras, mas esses ficarão para um outro artigo.

Já tinha ouvido falar sobre Yozakura? Já teve a oportunidade de passar por essa experiência? Prefere apreciar as flores de cerejeira durante o dia ou noite? Compartilhe conosco sua opinião e se gostou do artigo, não deixe de compartilha-lo com seus amigos 🙂

Fonte: tokyocheapo.com, moshimoshi-nippon.jp

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Pingback: 5 Festivais de Cerejeiras em Tóquio | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *