Japão: Onde a tradição se encontra com o futuro


Japão - Onde a tradição se encontra com o futuro

Confira a nova campanha intitulada “Japão – Onde a tradição se encontra com o futuro” promovida pela Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO)!

Para promover o turismo europeu no país, a Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO) criou um site interativo com informações detalhadas sobre 45 pontos turísticos do Japão, disponível em cinco idiomas: Inglês, Francês, Alemão, Italiano e Espanhol. Também foi lançado um filme de 3 minutos, intitulado como “JAPAN – Where tradition meets the future”.

O vídeo que em tradução livre significa “Japão – Onde a tradição se encontra com o futuro” tem o objetivo de mostrar as atrações turísticas relacionadas à cultura tradicional, tecnologia e natureza. Você pode conferir o vídeo no site oficial ou no canal da JNTO no youtube.


Link do vídeo (YouTube)

No site encontramos muitas informações surpreendentes sobre a cultura japonesa. Abaixo, descreverei brevemente sobre duas atrações turísticas de cada um dos três principais temas que definem o Japão como um todo: Tradição, Modernidade e Natureza.

Cultura tradicional Japonesa

Maiko 舞子 / Gueixa 芸者

As maikos e gueixas (cortesãs japonesas) estão intrinsecamente ligadas à história e cultura tradicional do Japão. Sua maquiagem peculiar, seus lábios vermelhos em forma de coração e sua pele pele branca carregam mistérios que até hoje fascinam muitas pessoas ao redor do mundo. Sua postura é elegante, passiva e recatada, mas ao mesmo tempo sedutora.

Maiko é a aprendiz de gueixa, cujo treinamento começa a partir dos 16 anos. Até se tornar gueixa, leva-se em torno de 5 anos, onde ela terá um treinamento duro para aprender as etiquetas sociais e ganhar habilidades artísticas de música, canto e dança. Seus trajes são diferentes das gueixas e geikos. Além de usarem quimonos com cores mais vivas, o colarinho geralmente é vermelho, enquanto que as gueixas usam cores claras e colarinho branco.

Zazen 坐禅

Zazen 坐禅 é a base da prática Zen Budista, que se caracteriza pela prática da meditação. O objetivo do zazen é “apenas sentar”, com a mente aberta, sem apegar-se aos pensamentos que fluem livremente.

É basicamente realizada por estar com a postura correta e meditar enquanto controla a respiração, acalmando a mente e o espírito até atingir a iluminação (satori).

O Zen budismo chegou ao Japão no período Kamakura (séculos 12 a 14) e se fortaleceu durante o período Muromachi (séculos 14-16th) sob a proteção do xogunato. Esta filosofia espalhou-se entre os samurais e pessoas comuns e muitos templos Zen foram construídos em várias partes do Japão. Vale a pena visitar um templo e passar por essa experiência.

O Japão Moderno e Contemporâneo

Shibuya 渋谷区

Shibuya, um dos bairros centrais de Tóquio é conhecido por ser uma grande referência cultural e tecnológica. Palco de movimentos culturais desde 1970, Shibuya está totalmente imerso na música, moda de rua, além de muitas atrações voltadas especialmente aos mais jovens.

Em Shibuya também está o cruzamento transversal mais famoso do Japão, onde cerca de 500.000 pedestres atravessam diariamente. Nas horas de pico, cerca de 3.000 pessoas atravessam o cruzamento simultaneamente. É nesse bairro que também se encontra a famosa estátua de Hachiko, o cão fiel que inspirou o filme americano “Pra sempre ao seu lado”.


Cruzamento de Shibuya [Livecam/YouTube]

Games Centers ゲームセンター

O Japão é um prato cheio para os amantes de jogos de videogames. Em toda parte encontramos Game Centers, instalações onde qualquer pessoa pode desfrutar de uma grande variedade de jogos arcade. E é possível se divertir nesses estabelecimentos sem gastar muito.

Em Tóquio, muitos desses locais tornaram-se pontos de encontros da garotada e também de adultos. Alguns dos locais em Tóquio com grande número de Game Centers são Shinjuku, Shibuya, Ikebukuro e Akihabara, considerada a meca da cultura geek/otaku do Japão.

Natureza do Japão

Floresta de Bambu, em Kyoto

Arashiyama está situada a cerca de 10 quilômetros a oeste de cidade de Kyoto. Além de uma beleza natural exuberante, nesta área encontra-se várias atrações gastronômicas, históricas e culturais, como restaurantes, templos e passeios de barco. Próximo dali, em uma área menos turística e mais rural, encontra-se a famosa floresta de bambu Sagano.

A floresta fica ao norte da ponte Togetsukyo e muitos turistas se deslocam até lá para fazer uma caminhada e apreciar a paisagem natural típica do Japão. O bambu tem uma grande importância para o país, não só pelo fato de ser usado na fabricação de muitos produtos como cestas e esteiras como também por representar sorte, força e resistência.

Doro-Kyo Valley

Considerada uma das áreas mais belas do Japão, Doro-Kyo é um grande vale que se espalha através das províncias de Mie, Nara e Wakayama no Parque Nacional Yoshino-Kumano. O vale que se estende por mais de 31 quilômetros ao longo do rio Kitayama-gawa, se caracteriza por ter exuberantes penhascos e formações rochosas, além de muitas cachoeiras.

Passeios de barco é uma das maneiras mais divertidas de explorar local, além de ser adrenalina pura. As cores das florestas exuberantes ao longo do caminho que mudam a cada mudança de estação nos fazem mergulhar ainda nos encantos do local.

2 Comentários

  1. _KJ

    Vídeo e campanha muito legal!
    Bem dinâmico, imersivo e mostrando a quantidade de coisas bacanas existente no país e cultura, além de ter a explicação/origem para cada um delas.

  2. Nondemiro

    Quem for ao Japão, logo perceberá que o país foi literalmente invadido por chineses. Turistas, é claro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *